sábado, 16 de junho de 2012

Lo-Debar Não é o Seu Lugar


Texto (II Samuel.9:1-13) 1 - Perguntou Davi: Resta ainda alguém da casa de Saul, para que eu o trate com bondade por amor de Jônatas? 
2 – Havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba. Chamaram-no que viesse a Davi. Disse o rei: És tu Ziba? Respondeu ele: Teu servo. 
3 – Perguntou o rei: Não há ainda algum da casa de Saul a quem eu possa mostrar a bondade de Deus? Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.
4 – Pergunto o rei: Onde está? Respondeu Ziba ao rei: Está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. 
5 – Assim mandou o rei Davi trazê-lo da casa de Maquir, filho Amiel, em Lo-Debar. 
6 – Vindo Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, prostrou-se com o rosto em terra e se inclinou. Disse-lhe Davi: Mefibosete! Respondeu ele: Teu servo. 
7 – Disse-lhe Davi: Não temas, pois de certo usarei de bondade contigo por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa. 
8 – Mefibosete se inclinou, e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? 
9 – Então o rei chamou a Ziba, servo de Saul, e lhe disse: Tudo o que pertencia a Saul e a toda a sua casa dei ao filho de teu senhor. 
10 –Trabalhar-lhe-ás a terra tu e teus filhos, e teus servos, e rocolhe-rás os frutos, para que o filho de teu senhor tenha pão que coma. E Mefibosete, filho de teu senhor, sempre comerá pão à minha mesa. Tinha Ziba quinze filhos e vinte servos. 
11 –Então disse Ziba ao rei: Conforme tudo o que o meu senhor, o rei manda a seu servo, assim fará ele. Assim Mefibosete comeu à mesa de Davi como um dos filhos do rei. 
12 – Tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica. Todos os que moravam na casa de Ziba era servos de Mefibosete. 
13 – E Mefibosete morava em Jerusalém, porque sempre comia à mesa do rei, e era coxo de ambos os pés.

Introdução

Lo-Debar, era o lugar dos excluídos, dos esquecidos, dos descriminados, dos rejeitados. Lo-Debar, era um lugar de pessoas esquecidas pela sociedade. Era um lugar de viver escondido. Lo-Debar era conhecido como um lugar sem pastos, onde havia sequidão e miséria, e cujos os habitantes eram todos mendigo ou doentes. 

Às vezes, uma pessoa é exposta a sentimentos profundos, e isto, acaba influenciado em toda a sua vida, causando feridas em sua alma e cicatrizes começam a fazer parte da sua vida e às vezes, chegam num estágio quase incurável. Nesta hora, existe um Deus que tudo vê e que tudo sabe, e tem conhecimento de tudo. 

Então, este Deus, Ele te vê em "Lo-Debar" e quando Ele te vê em Lo-Debar, então Ele fala com você: "LO-DEBAR NÃO É O SEU LUGAR". Eu Sou o teu Senhor, e vou te tirar de lá... Vou te tirar de Lo-debar. 

Nesta mensagem quero falar para você que não vale apena viver em Lo-Debar. Mais se você estiver vivendo em Lo-Debar, Deus tem poder de tirar você de Lo-Debar e levá-lo para um "LUGAR DE BÊNÇÃO E DE VITÓRIA".

Primeiro

LO-DEBAR, É UM LUGAR DE SOFRIMENTO PROFUNDO

Você que está vivendo neste lugar tenebroso chamado Lo-Debar. Não perca a sua esperança, pois, o Senhor vai te visitar em Lo-Debar, Ele vai te tirar desse lugar de sofrimento. Olha meu irmão e minha irmã. Muitas vezes o inimigo quer nos calar e nos colocar neste lugar. O inimigo não quer que você fale das grandezas do Senhor, ele quer fechar a sua boca, o inimigo quer te calar. O Senhor fala contigo, não te preocupes, Ele vai te exaltar, o Senhor vai enviar o seu mensageiro, e com braços fortes Ele vai te tirar deste lugar de sofrimento que você está vivendo. 

Quantos servos e servas do Senhor, que antes estavam vivendo debaixo da graça e da presença do Senhor. Que antes estavam morando na casa do pai, mais devido às angustias, as perseguições, as tribulações da vida, foram atingidos pela seta diabólica do inimigo e hoje estão completamente isolados, abatidos, fracos, sem esperança vivendo num lugar que não é o que Deus tem reservado e preparado pra você. 

Talvez, você pode estar pensando que o Senhor se esqueceu de você, que o Senhor não lembra mais de você, que o Senhor se esqueceu das promessas que um dia Ele te fez.

Neste lugar chamado Lo-Debar, você não tem paz em seu coração, é só triste, é só sofrimento, são só angustias e tribulações. Deus não se esqueceu de você não, Ele te fez uma promessa e Ele vai cumprir… Ainda que você não se lembre mais… Deus não se esqueceu de você. 

Mefibosete era filho de Jônatas. Jônatas foi um grande amigo de Davi, que agora era o rei de Israel. Mefibosete estava vivendo neste lugar chamado de Lo-Debar, lugar de tristeza, de solidão, lugar de fracasso, lugar onde ninguém tinha valor algum. 

Mais um dia o rei se lembro da promessa e do pacto que tinha feito com Jônatas seu amigo. E ele perguntou: Será que não existe ninguém da casa de Saul para que eu possa recompensar? Mefibosete estava esquecido, jamais ele pensava que um dia ele iria sair dali com sua vida completamente restaurada. 

Quem sabe você está pensando desta maneira? Quem sabe você está pensando que para você não existe mais jeito?  quem sabe você esta pensando que Deus se esqueceu de você? Não meu amigo, não minha amiga, não igreja do Senhor Jesus. Se você está pensando desse jeito, fica sabendo que isto são as artimanhas do Diabo para te calar, ele quer que você pense que Deus se esqueceu de você. "Lo-Debar era um lugar que as pessoas esquecia do seu passado". O inimigo quer que você se esqueça de quem você era… De como você era usado por Deus… De como você era cheio da unção do Espírito Santo e da presença do Senhor. Olha… Ainda que teu pai ou tua mãe te abandonar ou se esquecer de você. Saiba que nesta hora, você poderá contar com a ajuda do Senhor, porque, ele de ti jamais se esquecerá… O Senhor nunca vai se esquecer de você. O Senhor sempre estará de braços abertos te esperando. Olha o que Ele te diz: "Vem filho meu, vem minha filha…. Eu estou aqui e quero te ajudar". O Senhor não se esquece de nada, Ele tem o controle absoluto em suas mãos. 

Davi quando soube que existia um neto de Saul e que ele ainda esta vivo e que ele era filho de Jônatas seu melhor amigo, ele mandou que fossem atrás de Mefibosete e trouxessem ele para o seu palácio para a casa real. 

É assim que Deus vai fazer contigo. Ele vai te visitar neste lugar… O Senhor vai ao seu encontro, Ele vai te tirar desse lugar que você está vivendo. O Senhor Ele vai sarar as suas feridas... Deus vai te libertar… Ele vai te resgatar dessa vida que você está vivendo. Aceita a ajuda do Senhor, Lo-Debar, não é o seu lugar. 

Mefibosete quando ele soube que o rei estava chamando, ele veio ao encontro do rei. Faça isto você também! Sai do seu lugar, saia desta vida que você esta vivendo, deixa o Senhor te ajudar… Venha ao encontro do Senhor… Não importa, como está a sua vida, não importa o que você fez… Não importa que tipo de vida você está levando. Deus está te chamado, ouça a voz do Espírito Santo falando contigo, Lo-Debar não é o seu lugar. Aceite a ajuda do Senhor, sai de Lo-Debar, e venha tomar posse da sua bênção, venha tomar posse da sua vitória. O Rei está te chamando, Ele quer fazer uma grande restituição em sua vida. Receba esta palavra de bênção e de vitória agora, ai neste lugar aonde você está. Sai de Lo-Debar, e venha tomar posse da bênção e da sua vitória em nome de Jesus.

Segundo

LO-DEBAR LUGAR QUE DEUS NOS SURPREENDE

Mefibosete estava morando neste lugar. Mefibosete estava completamente esquecido. Quantas vezes você já falou: "Senhor onde o Senhor está… Pare que o Senhor não está me vendo? Onde o Senhor está… Oh meu Deus! Até parece que o Senhor não está olhando para o meu sofrimento? Será se o Senhor esta vendo a minha situação? Olha em que estado de vida em cheguei! Senhor , será se o Senhor ainda se lembra de mim? será que eu posso um dia ouvir a sua voz? Senhor, socorre-me! Meu Deus, venha ao meu encontro… E me tira desse lugar… Eu quero sair de Lo-Debar… Ajuda-me Senhor! 

Aí o tempo passa… E passa… E até mesmo você se esquece de alguma coisa que você pediu ao Senhor. Às vezes o seu sofrimento é tanto que você fica completamente sem ação… E quando você tornar a lembrar-se de alguma coisa, você diz que agora já é tarde, que já passou tanto tempo, que até o Senhor já se esqueceu de você. Então, o Tempo passa, e quando você menos esperar, o Senhor envia o seu mensageiro até Lo-Debar para te tirar de lá… 

Meu irmão, você não está no esquecimento não! Deus vai te surpreender em Lo-Debar… Lo-Debar é terra de ninguém, Lo-Debar , é terra dos excluídos. Em Lo-Debar, você está completamente abandonado pelos homens, pelas pessoas, pela sociedade. Mais, por Deus não! O Senhor sabe que você está em Lo-Debar, o Senhor vai te surpreender neste lugar e este problema que você está passando, que você está enfrentando, Deus vai te surpreender e você vai contemplar a presença, e a grandeza do grande amor que o Senhor Deus tem por ti… Você é um príncipe!!! Você é uma princesa!!! e lugar de príncipe e princesa e na casa do Rei e na casa real. 

Sai de Lo-Debar agora, aceite a ajuda do Senhor, Deus vai te surpreender… Ele vai mostrar para você que Ele é Deus em sua vida. Saiba, que do nada, Ele faz grandes coisas… Então, ainda que ninguém esteja te vendo, ainda que ninguém se preocupe com você, existe um Deus que neste exato momento está olhando pra você e ele te diz: "Filho, filha eu te amo tanto!" Sinta a Paz do Senhor, Sinta  a presença do Senhor aí aonde você está. O seu Deus o teu Senhor e rei, não se esqueceu de você não!!! E tem mais…  Se você está preocupado ou preocupada com as pessoas, se elas não estão se importando com você, ainda que ninguém esteja te vendo, que ninguém esteja se importando com a sua dor, com seus sofrimentos, saibas que, o mais importante não são as pessoas… O mais importante é você ter a certeza que o Senhor está se preocupando com você. Somente o Senhor Jesus pode te ajudar... Sim, Somente o Senhor tem poder para mudar a história da sua vida. Deus vai te surpreender… Ele vai te tirar de Lo-Debar… É Ele quem vai exaltar o seu nome para que todos saibam que Ele e Deus em sua vida.

Terceiro

DE LO-DEBAR PARA UM LUGAR UM LUGAR 
DE BÊNÇÃO E VITÓRIA

Quem sabe você está pensado que Deus esqueceu-se de você, só porque você está vivendo em Lo-Debar? Lo-Debar não é lugar para você viver realmente. Lo-Debar é um lugar onde sentimos dor, onde sentimos aflições, onde sentimos que não existe razão para viver.

Lo-Debar é um lugar tenebroso, assombroso, de difícil sobrevivência. Lo-Debar é um lugar de choro, de dor, de pranto, de tristeza, de pobreza, de doença. 

Não sei como está a sua vida neste momento. Mais, Jesus sabe, e neste momento o Senhor Jesus está em viando o seu mensageiro agora aí em Lo-Debar. Olha, creia que Deus tem em suas mãos o poder e a autoridade para tirar você deste lugar, dessa situação que você está vivendo. Assim como o rei da Davi se lembrou do pacto que ele tinha feito com Jônatas seu amigo e enviou o seu servo para ir ao encontro de Mefibosete e resgatá-lo daquela vida pobre e mesquinha que ele estava vivendo, assim o Senhor fará contigo. 

Mesmo Mefibosete, estando calado portanto tempo, sem dizer para ninguém, quem ele era, porque Lo-Debar, era o lugar do esquecimento, lugar que as pessoas queriam esquecer do seu passado, lugar onde as pessoas ficavam de boca fecha. Talvez você esteja vivendo desse jeito, querendo esquecer o seu passado, querendo esquecer quem você foi ou o que você era. Mais tem uma coisa que você jamais vai se esquecer… É quem você foi ou o que você é agora. Olha, chegou a sua hora… chegou o seu momento… Chegou a hora que o Senhor vai te tirar de Lo-Debar, para te colocar em um lugar de bênção e de vitória. Ouça a voz do Senhor te chamado.. Venha de presa para a casa do Pai… O Senhor quer restaurar a sua vida. Ele vai restituir tudo que o inimigo tirou e roubou de você. Lo-Debar não é o seu lugar... 

Você que está afastado da presença do rei, o Senhor te chama, Ele quer te tirar de Lo-Debar. Você que está vivendo uma vida de sofrimento, de tristeza, de angustia, deixa o Senhor te tirar dessa situação… Aceita a ajuda do Senhor… Hoje o Senhor Ele quer te abençoar… Hoje o Senhor quer mudar a sua vida por completo! Sai de Lo-Debar agora, e aceita a ajuda que o Senhor está te oferecendo. O Senhor vai te colocar num lugar de Benção e de vitória…. Creia, e receba a benção do Senhor em sua vida... "Deus vai te dar vitória".

Conclusão

Lo-Debar, não é o seu lugar. Lo-Debar é um lugar de sofrimento profundo. Em Lo-Debar, Deus vai te surpreender, Deus vai te tirar de Lo-Debar, e vai te colocar num lugar de bênção e de vitória.


Autor: Pastor Josias Silva

62 comentários:

  1. palavra maravilhosa que falou profundamente ao meu coração,que Deus continue abençoando cada vez mas,e dando sabedoria dos altos céus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado por você ter acessado e meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
    2. Amém obrigado por essas palavras Deus

      Excluir
  2. PALAVRA ABENÇOADA QUE DEUS POSSA CONTINUAR TE ABENÇOANDO NESSA TERRA E TE USANDO A CADA DIA MAIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!Muito obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te te abençoes!

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
    2. Amem que o Sr restaure minha vida espiritual me enchendo da sua presença

      E que o Sr Deus capacite cada vez mais o irmão

      Excluir
  3. Pastor graça e paz! tenho lido varias vezes essa mensagem abençoada, e todas as vezes que leio tenho apresentado a sua vida e o seu ministério ao DEUS VIVO E VERDADEIRO. Veja esta palavra foi exibidade em 2012, não importa o ano e o dia, a palavra do Senhor se renova a cada dia a cada manhã. Que ELE continue te dando sabedoria e amor pela obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!Muito obrigado Geraldo Ribeiro pelas vossas orações, fico agradecido!Graça e Paz! Tenha um excelente final de semana abençoado de grandes vitórias e conquistas.

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  4. A palavra de Deus é tremenda, e não volta vazia, Deus é bom o tempo todo, muito obrigado pela tua palavra que se renova a cada dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!Obrigado Adriano Miranda, por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      A Paz do Senhor

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  5. Tremendo lobedar não é lugar para o povo de Deus, eis que o rei está chamando o tempo dá humilhação acabou, Deus abençoe pastor o senhor e sua família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!Deus te abençoe! Obrigado por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  6. so vitoria essa mensagem e linda
    a paz do senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Deus te abençoe!. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  7. Não sei porque era terra seca porque o capitulo17 versículo 27,28e29 fala que Maquir deu queijo de vaca ovelha mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Deus te abençoe!. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
    2. Olha minha irmã, a bíblia não menciona, mais creio que quando Mefibosete foi morar em Jerusalém e tomou posse de muitos bens, certamente além de Ziba ele também trouxe em outro momento toda sua parentela os mais próximo é claro. Daí, quando Maqui levou todos aqueles objetos para Davi, ele já estava morando em Jerusalém e provavelmente se encontrava em outra situação financeira, e não mais de miséria!!! Fica com Deus!!

      Excluir
  8. Que palavra abençoada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Deus te abençoe!. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  9. Palavra forte, veio de encontro com meu coração neste dia chamado hoje oh glória DEUS é fiel...Deus abençoe cada dia mais Pr Josias Silva...
    Abraço!
    fica na paz do nosso Senhor e salvador JESUS CIRTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Deus te abençoe!. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
    2. Tremendo essa pregação! !Deus vos abençoes hoje e sempre

      Excluir
    3. Paz do senhor querido! gostei excelente reflexão....

      Excluir
  10. Respostas
    1. Obrigado Menina dos olhos de Deus, por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
    2. Obrigado Menina dos olhos de Deus, por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te Abençoe!

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  11. Tentei lhe encontrar no Facebook o senhor tem algum perfil??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog. Perfil Face. Pastorjosiassilva

      endereço. https://www.facebook.com/PastorJosiasSilva

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
    2. Obricado por esa mensagem eu estava prezisando ol vir iso estou numa situasao igual obricado

      Excluir
    3. Glórias a Deus...Palavra maravilhosa... Deus abençoe

      Excluir
    4. O Senhor DEUS está contigo... Ele te ajudará.

      Excluir
  12. Respostas
    1. Amém! Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado seu comentário. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor

      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  13. Essa palavra nos trás uma reflexão de que não importa o que fizeram com você qual seja a afronta que você sofreu não importa o que importa e que tenhamos nosso coração puro e restaurado Saul por várias vezes tentou matar Davi e isso não ficou o coração de Davi mais sim o pacto que ele tinha feito com Jonatas,e ele pergunta não tem ninguém da casa de Saul para eu recompensar,que gesto de perdão e de fidelidade com a palavra de Deus,perdoe pois o DEUS que está nos céus também te perdoará

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado seu comentário. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor

      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  14. palavra abençoada Deus continue te abençoando grandemente pastor Josias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te Abençoe!

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente
      Pr. Josias Silva

      Excluir
  15. Palavra abençoada Deus te abençoe grandemente pastor Josias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que lindo sermão, Deus abençoe sempre o seu ministério e a sua família past.

      Excluir
  16. Olá meu amigo irmão pastor Josias Silva
    Sou pastor ev.Edmilson sou do ministério da assembleia de Deus em Santo Antônio da serra em xerem Duque de Caxias RJ
    MEU pastor presidente Ari
    Olha! Que bênção de palavra
    Deus é contigo Terra!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente Pastor Josias Silva

      Excluir
  17. que lindo sermão, Deus abençoe sempre o seu ministério e a sua família past.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente Pastor Josias Silva

      Excluir
  18. Respostas
    1. Amém! que Deus cumpra o desejo do seu coração. Em nome de JESUS você vai sair.

      Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente Pastor Josias Silva

      Excluir
  19. Respostas
    1. Amém! Fica firme com Jesus que vc vai chegar lá.

      Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente Pastor Josias Silva

      Excluir
  20. Preciso de uma casa e um carro mais fale que meu nome é Thais vaz de souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! seja abençoado por Deus. Que o Senhor te abençoe com as mais ricas, preciosas e selecionadas bênçãos dos céus. Que Ele derrame abundantemente em todas as áreas das sua vidas.

      Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente Pastor Josias Silva

      Excluir
  21. Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente Pastor Josias Silva

      Excluir
  22. Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente Pastor Josias Silva

      Excluir
  23. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

    A Paz do Senhor Jesus

    Atenciosamente Pastor Josias Silva

    ResponderExcluir
  24. Deus o abençoe Pastor,como faço para ficar recebendo seus esboços por email?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Muito Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe!

      Obs! Como faço para ficar recebendo seus esboços por email?"No momento só acessando o blog"
      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente: Pastor Josias Silva

      Excluir
  25. Que palavra forte e abençoada... obrigado Pastor Josias Silva

    ResponderExcluir
  26. Palavras dê um Deus maravilhoso 💗

    ResponderExcluir