quinta-feira, 25 de setembro de 2014

COMO SERÁ O SEU FIM?

Esboço de Pregação
Texto: (IPe. 4:17) Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?”.
Introdução
Todas as coisas da vida encontram seu desfecho. Quando planejamos uma viagem, chega o tempo do fim dela. Quando planejamos uma campanha, um projeto, obrigatoriamente encontraremos em sua execução um meio e um final. A vida, que começa hoje, terá um dia o seu final neste mundo. Há finais alegres, festivos e finais repletos de tristeza e dor. Um dia este mundo em que vivemos terá o seu fim. Para alguns, um final feliz e abençoado, enquanto para outros será a concretização de seus piores horrores. Antes mesmo disto, a vida chegará ao seu fim para muitos. De uma forma ou de outra, depende exclusivamente de nós que espécie de fim teremos. Por isso a pergunta de hoje: Como será o seu fim?
Primeiro

ELE ESTÁ LIGADO À SUA ATITUDE 
EM RELAÇÃO AO EVANGELHO


1) Hoje tem se tornado muito comum o termo evangelho, e bem por isso ele sofreu um desgaste muito grande, Expressões como: evangelho social; evangelho segundo Allan Kardec; evangelho dos Testemunhas de Jeová etc. tem desviado de foco o assunto para o qual essa palavra apontava.
2) Evangelho, em si, significa “Boa notícia” e a boa notícia referente ao que Jesus Cristo fez por nós, pois Jesus é “o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”. (Rm. 1:16) “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego”.
3) Foi este o evangelho que Cristo, depois de ressurreto, antes de ser assunto ao Pai, ordenou aos discípulos que o pregassem a todos os povos. (Mt. 16:15) “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”.
4) Desobedecer ao evangelho significa abandonar a fé em Cristo Jesus, deixando de tê-lo como Senhor de sua vida.
5) Desobedecer ao evangelho significa colocar sua esperança de salvação em qualquer outra coisa que não a graça oferecida em Jesus Cristo. Tais como: obras, santos, rituais, nome de igrejas, outras pessoas etc.
6) Não obedecer ao evangelho é o homem brincar, zombar, escarnecer, não levar a sério tudo o que Jesus Cristo fez por nós. Parece-me que hoje se tornou moda se referir ás coisas de Deus em termos irreverentes, desrespeitosos, zombeteiros e jocosos.
Segundo
QUAL SERÁ O FIM DAQUELES QUE NÃO OBEDECEM AO EVANGELHO?
1) Haverá um julgamento para todos, e aqueles que não se sujeitaram ao evangelho serão achados em falta. (Jo. 3:18) “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus”.
2) O fim terrível destes será o banimento eterno da presença de Deus, para um lugar de tormento (Ap. 21:8) “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte”.
3) O fim de uma vida sem Cristo é cheio de terror e desespero. Sua morte via de regra é um momento de grande pavor.
4), todavia, este fim é totalmente desnecessário; há uma solução apresentada na Palavra.
Terceiro
UM FIM DESEJÁVEL PARA A VIDA DE CADA UM
1) O texto que estamos analisando é uma pergunta sobre aqueles que não obedecem ao evangelho. Mas não é preciso que seja assim conosco.
2) O fim de uma vida ou o final dos tempos pode ser para você o tempo de regozijo por um encontro há muito esperado com Deus (IICo. 5:2) “E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu”. (Ap. 21:3) “E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus”.
3) O fim da vida ou o final dos tempos pode ser para você o tempo de receber a recompensa das mãos do Senhor (Cl. 3:23-24) “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis”.
4) O fim da vida ou o final dos tempos pode ser para você o tempo de descansar das lutas e dores deste mundo; para regozijar-se com o seu Criador (Hb. 3:18) “E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes?”. (Hb. 4:1-3) “Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás. Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram. Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso”.
5) Como pode ser lindo, belo, inspirador o seu fim! Para isto basta apenas que você tome uma decisão corajosa ao lado de Jesus.
Conclusão
Como pastor, tenho presenciado tanto o começo (nascimento), como o fim (morte) de várias pessoas. Posso testemunhar que aqueles que obedecem ao evangelho, isto é, que nesta vida receberam e confessaram a Jesus Cristo, têm um final muito bonito. Como você pensa e espera que será o seu fim? Posso assegurar-lhe que esta expressão fim” não significa “extermínio” total e final, muito pelo contrário, é o fim no seu sentido terreno, do material; com Cristo o “fim” significa o “começo”. Amigo, decida agora mesmo por Cristo.
DO PÚLPITO 2
Autor: Messias Anacleto Rosa
Editora Descoberta Ltda.
Londrina - Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário