sexta-feira, 26 de setembro de 2014

COMO VENCER UMA CAUSA PERDIDA

Esboço de Pregação

Texto: (Is. 38:1-6) Naqueles dias Ezequias adoeceu e esteve à morte. E veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.   
2 Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor,   
3 e disse: Lembra-te agora, ó Senhor, peço-te, de que modo tenho andado diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e tenho feito o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias amargamente.   
4 Então veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo:   
5 Vai e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos.   
6 Livrar-te-ei das mãos do rei da Assíria, a ti, e a esta cidade; eu defenderei esta cidade.
   
Introdução
Ezequias era servo de Deus e rei de Judá. Um dia ele recebeu a notícia de que estava com uma enfermidade mortal. O próprio Senhor mandou o profeta Isaías dizer que ele morreria (Is 38:1). Entretanto, este homem conseguiu mudar sua própria história, convencendo Deus a fazer outra coisa.Vamos aprender a vencer desafios e conquistar as “causas perdidas” com Ezequias:
 Primeiro
 EZEQUIAS CREU QUE A ORAÇÃO PODERIA MUDAR AS COISAS
(Is 38:2) "Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao SENHOR".
 1 - Ao virar o rosto para a parede e orar, Ezequias estava deixando claro que não esperava nada dos homens, mas do Senhor. Virar-se para a parede significa deixar de buscar nos homens, para confiar em Deus.
2 - Às vezes é isto que nos falta para conquistar milagres. Mesmo tendo recebido uma palavra de Deus, Ezequias creu que poderia com sua atitude convencer o Senhor a mudar de idéia a seu respeito.
3 - Precisamos crer que a oração não tem limites! (Jo. 14:13) “tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho”. (Jo. 16:23-24) “E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar. Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra”.
 Segundo
EZEQUIAS TINHA COMO ARGUMENTO UMA VIDA SINCERA DIANTE DE DEUS
(Is 38:3a) "E disse: Ah! SENHOR peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito".
 1 - O primeiro argumento que ele usa em sua oração é “andei diante de ti em verdade e com coração perfeito. Isso significa que este homem tinha um compromisso com Deus e era sincero.
2 - Deus não tem prazer em ouvir a oração do homem hipócrita, que o serve só na aparência. Seu favor é para aqueles que andam na verdade e o amam de todo o coração.
3 - Se queremos obter o favor de Deus, precisamos andar em sinceridade. (Rm. 4:8) "Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado". (Fl. 2:15) “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo”.
 Terceiro
 EZEQUIAS TINHA COMO ARGUMENTO UMA VIDA DE OBEDIÊNCIA AO SENHOR
 (Is 38:3b) "E fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo".
 1 - O segundo motivo que ele apresenta para convencer a Deus é: “fiz o que era reto aos teus olhos”. Isso quer dizer que este homem obedecia ao Senhor e andava pela sua Palavra.
2 - Muitas vezes vivemos segundo o que é bom aos nossos olhos.Deus tem aliança com aqueles que fazem o que é reto “aos seus olhos”.
3 - Conhecemos o que é reto aos olhos do Senhor através da Bíblia. (Pv. 21:2-3) "Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações. Fazer justiça e juízo é mais aceitável ao SENHOR do que sacrifício". (Sl. 106:3)"Bem-aventurados os que guardam o juízo, o que pratica justiça em todos os tempos".
 Quarto
 EZEQUIAS BUSCOU A DEUS COM INTENSIDADE E EXPÔS SUAS EMOÇÕES
 (Is 38:3c) “E chorou Ezequias muitíssimo”.
1 - O versículo 3 termina dizendo que Ezequias “chorou muito. Embora fosse um rei, não reteve suas lágrimas e nem deixou de humilhar-se.
2 - Por isto Deus mandou o profeta Isaías lhe dizer: “Ouvi tua oração e vi tuas lágrimas” (leia o vs. 5) Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos”. Isso nos mostra o quanto Deus é comovido quando expomos sinceramente nossos sentimentos.
3 - Há pessoas que não se envolvem sentimentalmente com Deus.Querem servi-lo apenas no nível da razão, como religiosos. Esses não alcançarão milagres. Uma coisa é chorar e outra coisa é chorar diante de Deus.
4 - Há pessoas que choram porque estão sofrendo, mas isto não é suficiente para atrair a benção.
- Precisamos aprender a chorar diante do Senhor, ou seja, humilhar-nos diante d’Ele, buscá-lo intensamente em oração. (Jó. 5:11) “Para pôr aos abatidos num lugar alto; e para que os enlutados se exaltem na salvação”. (Mt. 5:4) Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados”. Busque ao Senhor com intensidade.
Gancho Evangelístico


5 comentários:

  1. Respostas
    1. Amém! Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus
      Deus te abençoe!

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  2. Estudo abençoado, Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  3. Muito aproveitoso esse estudo.

    ResponderExcluir
  4. Amém! Muito obrigado por acessar o meu blog de Esboço de Pregação e por deixar registrado o seu comentário.

    Deus te Abençoe!

    Att: Pastor Josias Silva

    ResponderExcluir