sábado, 27 de setembro de 2014

O QUE NOS DA ESPERANÇA (PARTE I)

Esboço de Pregação

Texto (Lm. 3:21-26) Torno a trazer isso à mente, portanto tenho esperança.   
22 A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim;   
23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.   
24 A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele.   
25 Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.   
26 Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.   
Introdução
Introdução
Como pode uma pessoa não ter esperança? Pois bem, nesta mensagem quero falar sobre como é bom termos esperança. A esperança ela é como um combustível na vida de uma pessoa. Aquele que tem esperança, ele ou ela, acredita que tudo vai dar certo. A esperança juntamente com a fé, faz com que, as promessas do Senhor se mantêm bem vivas em nosso ser. É bom termos esperança! Veremos algumas verdades bíblicas, e usaremos a palavra de Deus que é o nosso manual de instruções.
Primeiro O Que Nos Da Esperança?
É SABERMOS QUE AS MISERICÓRDIAS DO SENHOR SÃO INFINDÁVEIS.
(Lm. 3:22) As misericórdias do Senhor são as causa de não sermos consumidos. Porque as suas misericórdias não têm fim. Qual o significado da palavra misericórdia? Misericórdia significa: Amor leal, amor firme, amor fiel, que é demonstrado em uma posse mútua de duas pessoas envolvidas em um relacionamento de amor. Então você deve observar que neste sentido empregado neste versículo, esta demonstrando o grande amor fiel de Deus para com Seu povo. Não sei o que você já fez, ou o que você já cometeu nesta vida, uma coisa eu sei: Não importa quais foram os teus pecados, ou a vida que você está levando, o que importa, e o que vai fazer a diferença em sua vida é você reconhecer, que você precisa se arrepender dos seus pecados e buscar em Deus as suas misericórdias sobre a sua vida. O Senhor Ele te ama, Ele tem um amor grande, firme é fiel, Ele quer restaurar a sua vida, deixa Jesus entrar no seu coração. Se você estava pensando que não existia mais solução para a sua vida, não pense mais assim, pois é bom muito bom você manter bem firme a sua esperança nas misericórdias do Senhor, você tem que ter esperança, e manter bem viva dentro do teu ser. Não importa, você errou? Creia que o Senhor pode te perdoar. Jesus te ama, e o amor dela para com você é firme e fiel, ainda existe solução para tua vida, e a solução está nas misericórdias do Senhor.
Segundo O Que Nos Da Esperança?
É SABER QUE AS MISERICÓRDIAS DO SENHOR SE RENOVAM A CADA MANHÃ
(Lm. 3:23) renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. Assim como o nosso Deus, também nós devemos ser. A Palavra diz que o Senhor renova a sua esperança a cada manhã. Você tem que ter consciência que Deus pode realizar e fazer muito mais do que nós podemos imaginar. Você que está esperando por algo, e ainda não alcançou, não se desespere creia em Deus, o Senhor tem todo o poder para operar um grande milagre em sua vida. Você Pai, Mãe, que tem lutado para tirar seus filhos das drogas, da prostituição, dos viceis deste mundo, você que tem chorado noite e dia, não perca a sua esperança, peça forçar para o Senhor para ele renovar as suas esperança. Por quê? Se você deixar te ter esperança, você será vencido pelo problema, e o Senhor não te criou para você ser vencido pelo problema, mais para que possamos na força do Senhor vencermos todos os problemas e adversidades. Não é fácil lidar com a situação, muitas vezes você tenta encontra forças para enfrentar o problema, mais devido à gravidade da situação, às vezes você não consegue enfrentar e acaba perdendo a esperança, dando ouvidos as vozes estranhas: Este não tem mais jeito, não adianta, desista desta causa, você está se acabando por causa do seu filhos, deixa viver do jeito que ele quiser. Quero dizer para você que tem enfrentado este tipo de situação, que está vivendo e lidando com problemas deste tipo. Não desista dos seus, tenha esperança, o sucesso do seu filho, ou da sua filha, muitas vezes dependerá de você que está de pé. Pai e Mãe renovem as suas esperanças porque dias melhores o Senhor tem reservado para vocês. (Is. 40:29, 31) Faz forte ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. 31 - Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas coma águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.Renovar a esperança é encontrar forças para acreditar que no amanhã tudo será diferente. Se você está sofrendo, ou teve alguma decepção, ou já está sem forças, Deus multiplicará as suas forças e renovará o seu vigor. Quando você estiver com seu vigor renovado, você terá mais condições de enfrentar o problema sem perder as esperança. Quem não tem esperança já está vencido, mais aquele que tem esperança e coloca em Deus a sua esperança, ele tem certeza que na hora certa o Senhor responderá ao seu clamor, porque o Senhor ouve e responde ao clamor do necessitado. Mantenha bem viva a sua esperança, porque o Senhor te dará vitória na hora certa e no tempo de terminado, não importa se o Senhor está demorando em agir, não desista creia tenha esperança no teu Deus, ele suprirá todas as suas necessidades.
Terceiro - O Que Nos Da Esperança?
É SABER QUE A NOSSA ESPERANÇA ESTA EM DEUS
(Sl. 33:18-22)  Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua benignidade,   
19 para os livrar da morte, e para os conservar vivos na fome.   
20 A nossa alma espera no Senhor; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo.   
21 Pois nele se alegra o nosso coração, porquanto temos confiado no seu santo nome.   
22 Seja a tua benignidade, Senhor, sobre nós, assim como em ti esperamos.
(Sl. 42:11)  Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus. 
(Sl. 71:5-6)   Pois tu és a minha esperança, Senhor Deus; tu és a minha confiança desde a minha mocidade.   
6 Em ti me tenho apoiado desde que nasci; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe. O meu louvor será teu constantemente.
  
Esperança é ter expectativa de um bem que se deseja a esperança é a grande consoladora da nossa alma, Alguma pessoa tem em seus vocabulários uma frase que não correspondem com uma atitude de servos e servas do Deus altíssimo, e vire e mexe dizem que a esperança é a última que morre, mas isto não é a nossa realidade, pois os que são de Cristo nova criaturas são, as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo. (IICo. 5:17) A Nossa esperança não morre, porque a nossa espera é o Senhor, e Ele nunca morrerá, porque Ele vive para todo sempre, sendo assim a tua esperança é viva e jamais morrerá ou acabará. Você deve ter esperança, ou seja: Você deve confiar nos cumprimentos das promessas do Senhor em sua vida, não deixa de ter esperança no teu Deus, se ele te prometeu alguma coisa, saiba que ele vai cumprir tudo o que Ele prometeu. Davi venceu o grande Golias porque ele colocou a sua esperança no Senhor Deus. Ele confiou e acreditou que ele poderia vencer aquele grande guerreiro, tanto é que declarou e confessou com a sua voz, e disse ao grande e temido Golias. (ISm. 17:45-46) Você vem contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça, e os cadáveres do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Você viu o que é uma pessoa ter esperança em Deus. Davi sabia que não poderia lutar e enfrentar Golias com as suas próprias forças, por isso Davi uso esta estratégia, e colocou toda a sua confiança e a sua esperança no Deus de Israel. Talvez você não esta conseguindo ter êxito diante deste problema, porque você esta enfrentando a situação confiando apenas nas estratégias humanas, ou seja: Não força do seu próprio entendimento. Tem horas, que você confia no Senhor, mais durante a peleja as coisas começam a sair fora de controle e a situação que você está enfrentando fica muito difícil, para você enfrentar e suportar, porque o inimigo não dá trégua, fica te afrontando, e te ameaçando, para ver se você fica sem ação, porque ele quer te ver com medo, e sem esperança, não de motivos para o adversário te vencer, mais vença os seus problemas na força do Senhor, confia no Senhor a nossa esperança está em Deus, com Cristo no barco tudo vai muito bem. JESUS É A TUA ESPERANÇA, NELE VOCÊ PODE CONFIAR. Você dever ter paciência para alcançar as promessas do Senhor, Você deve ter muita paciência para aguardar a vitória que o Senhor Deus irá fazer em sua vida. Em (Hb. 6:18-19) Abraão nos deixou um grande legado: DEVEMOS CORRER E NOS REFUGIAR NO SENHOR, E MANTEMOS FIRME A ESPERANÇA QUE É COMO UMA ÂNCORA, A ÂNCORA NOS DA FIRMEZA, E A NOSSA ÂNCORA É JESUS, ELE TE DARÁ FIRMEZA, PARA VOCÊ SUPORTAR AS PROVAS, AS LUTAR, E AS DIFICULDADES DA VIDA. E no livro de (Jó.14.7 a 9)Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e morrer o seu tronco no pó; ao Cheiro das Águas brotará, dará ramos como a planta nova. Assim acontece com todos os que crêem no Senhor, pode até chegar ao fim, mais Deus tem poder para reverter toda a situação, e você voltará a produzir frutos, a sua esperança será renovada, ainda que caia não ficará prostrado, pois do pó da terra o Senhor te levantará ao cheiro das águas brotará, ou seja: O Espírito Santo fará um grande renovo espiritual em sua vida.
Quarto - O Que Nos Da Esperança?
É SABER QUE QUANDO VOCÊ AGUARDA EM SILÊNCIO, DEUS ESTA PELEJANDO POR VOCÊ
(Lm. 3:26) “Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso em silêncio”. Quando Deus está em silêncio, não significa que Ele não está trabalhando. Quando Ele está em silêncio não significa que o Senhor não está se importando com você. Quantas vezes você já falou, ou até pensou que Deus se esqueceu de você? Eu quero te dizer, que Deus não se esquece dos seus não, Ele te tem nas palmas de suas mãos. Deus Ele cuida e zela muito bem do seu povo aqui na terra. (Ex. 14:14) O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis. O alvoroço não resolve nada, a falação, as murmurações são péssimos exemplos de pessoas que não tem esperança e que não confiam no Senhor. Deus falou para Moisés, diz para meu povo se aquietar, e eles verão o grande livramento. Deus está trabalhando no silencio aquele que começou a boa obra, irá até ao fim. A momentos que Deus se cala, mais não é porque Ele está calado, que Ele não está trabalhando. O Senhor é o grande construtor, então tenha esperança no Deus que você serve, Ele jamais te deixará sem resposta, mesmo quando ele estiver em silêncio, Ele está trabalhando. Deixar Deus trabalhar, não impeça, não atrapalha, fecha a sua boca, deixar de murmurar, Deus não tem prazer na vida dos murmurados, quer alcança a vitória; CONFIA NO SENHOR DE TODO O SEU CORAÇÃO, TENHA ESPERANÇA, E AGUARDA EM SILÊNCIO. A VITÓRIA JÁ É SUA, ANTES MESMOS DE VOCÊ ABRIR A SUA BOCA, OU DO SENHOR TE DARÁ A VITÓRIA.Deus livrou o seu posso quando eles ficaram em silencia, diz a palavra de Deus, que o Senhor trabalhou toda a noite até ao romper da manha, e quando o dia começou a clarear, o povo de Israel pode ver com seus olhos, a grande obra que Deus fez para livrar o seu povo das garras do inimigo. É este o Deus que você serve, o Deus que faz coisas grandes. O que Deus tem para você é muito maior, vai muito além do seu pensamento, não murmure, aguarda a vitória do Senhor, coloque a sua esperança em Deus, e aguarde em silêncio o grande livramento que Deus irá fazer em sua vida.
Quinto - O Que Nos Da Esperança?
É TER A CERTEZA E CONVICÇÃO QUE O SENHOR NOS DEU VIDA, E VIDA COM ABUNDÂNCIA
(Jo. 10:10) O ladrão vem somente para roubar, matar, e destruir; Eu vim para que tenha vida e a tenham em abundância. É meu amigo, esta é a grande vitória que todos nos recebemos do Senhor Jesus. Antes nós estávamos destinados a perdição eterna, não tínhamos esperança, mais o grande amor do nosso Deus, do nosso Pai, que olhou para a nossa necessidade, para as nossas aflições e nos libertou da escravidão da morte. O diabo tinha todo o controle de nossas vidas em seu poder, estávamos aprisionados, encarcerados, algemados e acorrentados, tínhamos uma grande dívida que jamais poderíamos pagar, o mundo estava enfermos, doente, mais Jesus restaurou a nossa sorte, e curou as nossas feridas. Estávamos sem esperança, não havia perspectiva de um novo amanhecer. Mais isto é coisa do passado, porque hoje, você tem esperança de um novo amanhecer. Jesus quando morreu na cruz do calvário, ele pagou toda a dívida que o mundo tinha com o inimigo, foi através deste ato de amor, que o Senhor nos deus vida. Estávamos mortos e sem esperança, mais depois que Jesus deu a sua vida por nós, a porta da esperança foi aberta, hoje você pode declarar e confessar, que Jesus Cristo é o autor da vida. Foi Ele quem te deu vida, e vida com abundância, desfrute desta dádiva, desta graça maravilhosa que o nosso Deus deixou para todos que quiserem. A vida está aí, a vida é Jesus, Ele quebrou os grilhões da morte e nos libertou da escravidão, quebrou as algemas e abriu a porta da prisão, e te deu VIDA E VIDA COMO ABUNDÂNCIA, E ISTO NOS DA MUITA ESPERANÇA: É SABERMOS QUE O SENHOR NOS DEU VIDA É HOJE SOMOS LIVRES PARA ADORÁ-LO.
Conclusão
É muito bom termos esperança, mais ter esperança na pessoa certa, e a nossa esperança está somente em JESUS O FILHO DO DEUS ALTÍSSIMO. TENHA ESPERANÇA! O que nos da esperança?
  1. É sabermos que as misericórdias do Senhor são infindáveis.
  2. É saber que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã.
  3. É saber que a nossa esperança esta em Deus.
  4. É saber que quando você aguarda em silêncio, Deus está pelejando por você.
  5. É ter certeza e convicção que o Senhor nos deu vida, e vida com abundância.

Autor: Pastor Josias Silva
Todos direitos reservados
  


Livros de Esboço de Pregação
      Pastor Josias Silva

Clique Aqui http://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss?url=search-alias%3Dstripbooks&field-keywords=Esboço+de+Pregação+Josias+Silva&rh=n%3A283155%2Ck%3AEsboço+de+Pregação+Josias+Silva

    

     Em Todas Livrarias
           "Amazon"           

Nenhum comentário:

Postar um comentário