quarta-feira, 20 de maio de 2015

TRÊS MOTIVOS QUE LEVAM UMA PESSOA A DESISTIR




Texto. (Nm.13:31) "Porém os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos atacar aquele povo: é mais forte do que nós".



Introdução

Alguma vez você já pensou em desistir de alguma coisa? Você lembra quais foram os motivos que te levaram a isto? Pois bem, nesta mensagem eu quero falar sobre três motivos que levam uma pessoa a desistir. E quais são estes motivos? Os motivos que levam uma pessoas a desistir são:

Primeiro Motivo 

QUANDO PENSAMOS QUE DEUS 
NÃO NOS OUVE MAIS

Quando achamos que Deus não nos ouve mais, é um motivo que pode levar uma pessoa a desistir de tudo. Os dias vão se passando e você percebe que nada está acontecendo. Você clama, roga e suplica pelas misericórdias do Senhor, e a resposta de Deus não vem, é como se Deus não tivesse te ouvindo, e como se Deus tivesse virado as costa para você.

Nada por mais simples que seja está acontece em sua vida, as coisas não andam, parece que tudo está estacionado, tudo está parado, nada sai do lugar, e para completar, te bate aquele desânimo... Logo vem à sua mente: “Eu estou me esforçando, estou buscando, tenho feito de tudo e nada está acontecendo... Parece que Deus se esqueceu de mim! Será que Deus está me ouvindo? Quanto tempo já se passaram e tudo está do mesmo jeito...” E aos poucos você percebe que suas força estão sendo consumidas, estão minguando e desaparecendo pelo passar dos dias.

Quando você chega neste estágio, o inimigo se aproveita dessa situação, deste momento de fraqueza espiritual e física, porque nesse momento você está muito vulnerável, fraco e desprovido daquela fé que te faz romper com barreiras.

O inimigo é muito esperto, ele percebe que agora é um momento oportuno para te atacar, ele enxergar uma grande oportunidade para tentar te atingir... Sabe o que ele está vendo? Ele conseguiu enxergar uma brecha em você, uma fenda, uma porta aberta para ele lançar as suas setas diabólicas, para ele tentar te ferir e colocar na sua mente, colocar em seus pensamentos que realmente Deus não está nem aí para os seus problemas, que Deus não se preocupa com a sua vida e não está nenhum pouco interessa na sua vitória, porque se Deus se preocupasse como você, você não estaria passando por tudo isto, você não estaria sofrendo desse jeito. Aí ele começa a falar em seus pensamentos: “Está vendo como Deus te ama? Se Ele te amasse, certamente, Ele responderia a sua oração! Quanto tempo faz que você serve a este teu Deus? Neste tempo todo o seu Deus nada fez por você, e tem mais... Ele não tem tempo para você, porque se Ele tivesse tempo para você, você não estaria passando por tudo isso”.

Algumas pessoas acabam dando ouvidos a essas vozes estranhas, e chegam à uma conclusão que tudo isso é verdade... E acabam cedendo e desistem dos seus objetivos, dos seus alvos, dos seus sonhos, achando que verdadeiramente Deus não está nem aí para os seus problemas e para a sua vida.

No livro de Juízes, no capítulo de número seis, a nação de Israel estava nesta situação, achando que Deus havia lhes abandonado, porque tudo que eles plantavam, e semeavam em suas terras, vinha os midianitas e devastavam com as suas plantações, com os seus rebanhos e com o produto da sua terra. Assim Israel se enfraqueceu com a presença dos midianitas.

Uma coisa me chamou a atenção neste trecho público: “Foi o próprio Senhor Deus quem deixou que os inimigos sobressaíssem sobre o seu povo”. Será que Deus não estava se importando com o seu povo? Será que Deus não estava vendo a opressa do inimigo? Por que que o Senhor Deus permitiu tudo isto? Mesmo diante de grandes perseguições o povo de Deus não desistiu... Anos após anos, eles continuaram clamando a Deus, os tempos foram se passando e nada de Deus responder ao clamor do seu povo. “O Senhor trabalha de formas que muitas vezes não entendemos e nem compreendemos, mais são meios eficazes que Ele usa para garantir à nossa vitória”. O povo de Deus não desistiu, a nação de Israel continuou clamando e buscando em Deus o recurso e o livramento para que o Senhor pudesse lhes dar a vitória sobre os midianitas.

Vários anos haviam se passados, e o povo de Deus, permaneceram firmes e confiando e não se deram por vencidos e continuaram clamado a Deus, crendo que um dia Deus haveria de responder ao seu clamor.

Um certo, dia estava Gideão malhando o trigo, quando o Senhor falou com ele: (Jz 6:12,14) "Gideão o Senhor é contigo, homem valente. Vai nesta tua força e livra Israel das mãos dos midianitas. 

Você é um escolhido de Deus, e através de você, grandes vitórias virão, porque o Senhor te ungiu, e colocou sobre a sua vida a unção que faz a diferença. Se o tempo estiver fechado sobre a vossa vida,  e grandes nuvens pesadas e negras têm te cercado, e os ventos estão soprando muito forte sobre você, e as ondas de problemas, de angústias e de adversidades querem destruir-te neste mar bravio, saibas que o Senhor Deus está com você, Ele vai te usar como instrumento de valor, de fé, de coragem de ousadia e Ele te escolheu, porque você é um valente... E Ele te diz: “Vai nesta tua força, não desista, não pare, confia, está difícil mais eu o Senhor teu Deus estou no controle de tudo, eu tenho ouvindo o seu clamor, e vou na sua frente para destruir com todos os planos diabólico e maléficos do inimigo, eu sou o teu Deus e vitórias te daria para todo o sempre”.

Não de ouvidos para vozes estranha, para vozes que dizem que o Senhor não está nenhum pouco interessado pelos seu problemas, isto não é verdade... Deus tanto está preocupado com você, com a sua vitória, com o seu bem estar, que Ele enviou o seu filho Jesus Cristo para morrer em uma cruz pelos nos pecados e através deste sacrifício de amor, hoje você é uma pessoa livre! Não se preocupe a vitória é sua em nome de Jesus... Espere, tenha paciência, Deus vai te abençoar, a sua vitória Ele vai colocar em suas mãos.

Segundo Motivo 

QUANDO PENSAMOS QUE NÃO TEMOS FORÇAS 
DIANTE DO INIMIGO

(ISm.17) Golias, era um guerreiro forte, valente, corajoso que dificilmente perderia uma batalha. Devido a sua estatura, ele era considerado um gigante, com os seus quase três metros de altura. Este guerreiro um dia foi se meter com um povo que servia a um Deus poderoso, ao Senhor da guerra. Golias, durante 40 dias, pela manhã e à tarde se apresentava para desafiar, intimidar e provocar o exército do rei Saul. Golias confiava em seu próprio poder. Então este guerreiro toma uma decisão e desafia o exército do rei Saul, ele disse: "Escolha um homem do seu exército para lutar comigo, só eu e ele". Quando todos os homens de guerra do exército de Israel ouviram as palavras que saíram da boca deste guerreiro matador, ficaram apavorados, com muito medo, e mesmo diante da oferta que o rei ofereceu para o homem que lutasse com Golias e o matasse, o rei daria a sua filho em casamento, e ainda o cumularia de bens e grandes riquezas e ausentaria a caso do pai de impostos, nenhum do soldados de Israel se voluntário para lutar contra Golias. Mais ao contrário, quando Golias se apresentava todos os dias pela manhã e à tarde e desafiava o exército de Israel, todas corriam com medo e não enfrentavam o temido Golias.

Quando pensamos que não temos forças diante do inimigo é natural que uma pessoa venha a ter medo. O medo nos leva a uma situação de derrota, pois quando temos medo automaticamente não encaramos o problema de frente, Satanás, ele fará de tudo para te isolar, para deixar você acuado e é assim, que o inimigo que tiver, acuado e com medo.

O profeta Elias era um grande profeta de Deus, também teve medo, e diante da fúria de uma mulher, fugiu e foi se esconder dentro de uma caverna. Deus está falando com você agora que Ele não quer te ver assim... Escondido dentro de uma caverna, pois lá não é o seu lugar... Abençoado, sai dessa caverna agora em nome de JESUS.

Quando o tempo se fechar, e as lutas te cercarem, a tendência é você se afastar da situação, se isolar e fugir. O Senhor fala com você, que Ele não te criou para você viver se escondendo ou fugindo, ao contrário disso, o Senhor quer que você tome uma posição, e a posição é para você confiar na força do seu poder, assim como Davi confiou inteiramente no Senhor.

Davi ao ver as afrontas que Golias estava destilando contra o povo de Deus, ele não aceito. Davi se colocou na posição de um verdadeiro servo que confia no Deus a qual ele serve. Davi não baixou a cabeça, Davi não recuou diante dos insultos e das provocações daquele guerreiro valente e temido por todos, mais Davi, ele se colocou na posição e enfrentou o problema, ele enfrentou a dificuldade, enfrentou o medo, e mesmo sabendo que ele não teria nenhuma chance diante daquele terrível e assustador guerreiro, pois a sua força não era nada diante do grande e temido Golias.

Golias não teria nenhuma dificuldade para vencer a peleja, ao contrário do seu oponente, que tinha certeza, que a sua força não era competitiva, mais Davi não confio na sua força, ele confiou na força do Senhor.

Diante de situações adversar, e impossíveis para nós, não adianta confiar na sua sabedoria, na sua inteligência, na sua força física, você só irá vencer, quando confiar inteiramente no Senhor e deixar que o Senhor guie os seus passos e os seus pensamentos, por isso, Davi disse: "Eu vou contra ti, em nome do Senhor dos exército". "Se te mostrares frouxo diante do inimigo, sua força será pequena". Mais se você encarar o problema e não fugir da situação, e colocar a sua confiança no Senhor, é Ele quem vai pelejar por você... O Senhor te fará uma vencedor, e este problema, esta dificuldade, e as lutas, não serão motivos para impedir a sua vitória.

Senhor meu Deus, libera um autoridade e a unção que fará toda a diferença na vida dessa pessoa, uma unção que fará essa pessoa vencer qualquer obstáculo, qualquer dificuldade, uma unção de vencedor. O Senhor está te capacitando para fazer de você um soldado, um guerreiro valente que não tem medo de enfrentar o temido e terrível Golias.

O inimigo pode lançar e colocar qualquer tipo de dificuldade diante de você, mais se você confiar no teu Senhor e deixar que o Senhor Jesus lute por você as lutas e as pelejas que não depende das suas forças, mais sim das forças do seus Deus, a vitória já é sua... Não tem como você perder, pois é o Senhor quem estará lutando as pelejas impossíveis da sua vida. Nada prevalecerá diante de você, o Senhor é contigo.

Terceiro Motivo 

QUANDO PENSAMOS QUE NÃO EXISTE MAIS SAÍDA 
PARA OS NOSSOS PROBLEMAS

Quando o Senhor libertou o seu povo da escravidão do Egito, Deus conduziu e guiou toda nação para um beco sem saída. Lá estava a nação de Israel diante de um obstáculo enorme. E agora... O que eles iriam fazer? Na frente estava o mar vermelho, e dos lados, montanhas enormes... E atrás estava um exército furioso! Não existia nenhuma possibilidade, não havia nenhuma condição para o povo de fugir. Se eles tentassem escalar as montanhas, certamente, o exército do rei Faraó iria alcança-los e o povo de Deus seriam destruídos.

Neste momento o povo temeu, tiveram medo, ficaram apavorados! Quando eles perceberam que não conseguiriam escapar, todos começaram a clamar, entraram em pânico, e desejaram voltar e continuar servindo ao rei do Egito. Eles não confiaram e nem creram que Deus poderia livrá-los daquela situação.

Se você estiver diante de uma situação que não tem saída, não tem para onde ir, você olha para todos os lados e não consegue enxergar uma solução, não se desespere! Você tem um Deus que está acima de qualquer problema por mais grave e difícil que possa ser Ele sempre terá uma saída para você.   

Qual o tipo de problema que você está enfrentado? Não importa o tamanho da sua dificuldade, não importa o tamanho do seu problema, quando se tem um Deus como o nosso Deus, nada tem o poder de tirar a nossa paz ou de nos fazer medo, pois a confiança que você tem no seu Deus, e a sua fé é capaz de vencer e superar com os problemas mais difíceis que você está passando.

Deus falou para Moisés, Estenda a sua mão sobre o mar e diga para o meu povo marchar... Mais marchar para onde? O povo de Israel estava cercado! Quando Deus quer operar não existe problema que possa impedir. A ordem que Deus te dá é para marchar... O que você têm nas mãos? Você têm a chave da vitória, você têm a unção de Deus em sua vida, Jesus te dará vitória... Você vai clamar sobre este mar e o mar vai se abrir, este mar de problemas, este mar financeiro, este mar emocional, este mar sentimental, este mar espiritual vai se abrir diante da autoridade do nome de Jesus.

Clame por Ele, chame por Ele, não desista, ainda que você esteja diante de um beco sem saída, eu declaro na autoridade do poder que há no nome de Jesus que as portas vão se abrir diante de você e você vai contemplar o anjo da vitória trazendo a sua bênção e colocando em suas mãos. O impossível Deus fará por você! Este mar vai se abrir diante de você.

CONCLUSÃO

Acabamos de ver através desta mensagem três motivos que levam uma pessoa a desistir. E quais são os três motivos que levam uma pessoa a desistir? Os três motivos que levam uma pessoa a desistir são:

1)  - Quando pensamos que Deus não nos ouve mais

2)  - Quando pensamos que não temos forças diante do inimigo.

3)  - Quando pensamos que não existe mais saída para os nossos problemas.

Deus está com você, não se preocupe, entrega os seus caminhos ao Senhor e descansa nele, pois tudo Ele fará por você. Sempre haverá uma saída para aqueles que servem a Deus. “Não desista, não pare de lutar, o teu Deus está vivo! E a sua vitória, Ele vai te dar”.


Autor. Pastor Josias Silva
  Todos os direitos reservados 






Nenhum comentário:

Postar um comentário