quinta-feira, 3 de setembro de 2015

ICABÔ OU EBENÉZER, QUAL O SEU ESTILO DE VIDA?


Texto (I Sm. 4:20-21) “Mas chamou ao menino Icabô dizendo: Foi-se a glória de Israel, porquanto a arca de Deus foi levada presa” 

INTRODUÇÃO

Qual desses dois nomes você escolheria para definir o seu estilo de vida? Icabô ou Ebenézer? Se você escolher “Icabô”, saiba que esta palavra significa “nenhuma glória, derrota”. Mas se escolher “Ebenézer’ então poderá contar com a “Pedra de Socorro” (Jesus Cristo), que é o que este nome significa no original.

"Icabô é nome dado ao neto do sacerdote Eli, ao filho de Finéias. Icabô significa: foi-se a glória. Esse nome foi dado a esta criança por causa dos acontecimentos que antecederam o seu nascimento: Israel perdeu a Arca da Aliança e o sacerdote Eli morreu ao receber esta notícia. Foi uma das piores épocas da história de Israel".

ATITUDES DE QUEM ESCOLHEU VIVER O ICABÔ 

Primeira Atitude 

PRATICA A MALDADE

As pessoas que praticam a maldade são consideradas na Bíblia como filhas de Belial (1 Samuel 2.12) "Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao Senhor".

Os Habitante de Sodoma e Gomora que cercaram a Casa De Ló. (Gn. 19.4) "E antes que se deitassem, cercaram a casa, os homens daquela cidade, os homens de Sodoma, desde o moço até ao velho; todo o povo de todos os bairros".

E os homens de Gibeá, que abusaram da concubina de um levita (Juízes 19.22-25) Estando eles alegrando o seu coração, eis que os homens daquela cidade (homens que eram filhos de Belial) cercaram a casa, batendo à porta; e falaram ao ancião, senhor da casa, dizendo: Tira para fora o homem que entrou em tua casa, para que o conheçamos.

23 - E o homem, dono da casa, saiu a eles e disse-lhes: Não, irmãos meus, ora não façais semelhante mal; já que este homem entrou em minha casa, não façais tal loucura.

24 - Eis que a minha filha virgem e a concubina dele vo-las tirarei fora; humilhai-as a elas, e fazei delas o que parecer bem aos vossos olhos; porém a este homem não façais essa loucura.

25 - Porém aqueles homens não o quiseram ouvir; então aquele homem pegou da sua concubina, e lha tirou para fora; e eles a conheceram e abusaram dela toda a noite até pela manhã, e, subindo a alva, a deixaram. 

Segunda Atitude 

NÃO CONHECE DEUS

Os filhos do sacerdote Eli não conheciam a Deus (1 Samuel 2.12b) "Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao Senhor".

Muitas pessoas estão frequentando há tantos anos a igreja, os seus nomes constam no rol de membros, participam da Santa Ceia do Senhor todos os meses, porém ainda não conhecem Deus!

Terceira Atitude

ROUBA DE DEUS E TOMA PARA SI

Hofni e Finéias, filhos do sacerdote Eli, costumavam roubar na Casa do Senhor (1 Samuel 2.13-17) Porquanto o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém algum sacrifício, estando-se cozendo a carne, vinha o moço do sacerdote, com um garfo de três dentes em sua mão;

14 - E enfiava-o na caldeira, ou na panela, ou no caldeirão, ou na marmita; e tudo quanto o garfo tirava, o sacerdote tomava para si; assim faziam a todo o Israel que ia ali a Siló.

15 - Também antes de queimarem a gordura vinha o moço do sacerdote, e dizia ao homem que sacrificava: Dá essa carne para assar ao sacerdote; porque não receberá de ti carne cozida, mas crua.

16 - E, dizendo-lhe o homem: Queime-se primeiro a gordura de hoje, e depois toma para ti quanto desejar a tua alma, então ele lhe dizia: Não, agora a hás de dar, e, se não, por força a tomarei.

17 - Era, pois, muito grande o pecado destes moços perante o Senhor, porquanto os homens desprezavam a oferta do Senhor.
 

Quarta Atitude

PROFANA A CASA DE DEUS

O filhos de Eli se deitavam com as mulheres à porta da tenda da congregação (1 Samuel 2.22) Era, porém, Eli já muito velho, e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação. 

Quinta Atitude

DÁ MAU EXEMPLO

1 - Devido às suas atitudes maléficas, os filhos de Eli não tinham boa fama entre o povo de Israel. (ISm. 2.24) Não, filhos meus, porque não é boa esta fama que ouço; fazeis transgredir o povo do Senhor.

2 - Não dão ouvidos à voz do Senhor: Hofni e Finéias não ouviram a voz do seu pai. Eles estavam com o coração endurecido, não obedeciam aos conselhos nem devam ouvidos à voz do Senhor (ISm. 2.25) Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o Senhor, quem rogará por ele? Mas não ouviram a voz de seu pai, porque o Senhor os queria matar. 

QUATRO CONSEQUÊNCIAS  PARA AS PESSOAS 
QUE VIVEM O ICABÔ 

Primeira Consequência 

SERÃO DESPREZADAS POR DEUS

(ISm. 2:30b) Os que honram o Senhor serão honrados, porém os que o desprezam serão desprezados 

Segunda Consequência

PERDEM A AUTORIDADE ESPIRITUAL

(ISm. 2:31) Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais ancião algum em tua casa.

O sacerdote Eli perdeu a autoridade sobre a sua casa, por isso o Senhor cortou o seu braço e o braço de sua casa.

Terceira Consequência

PASSARÃO NECESSIDADES POR 
CAUSA DA DESOBEDIÊNCIA.

Por causa da desobediência, a casa de Eli passaria necessidades. (ISm. 2:32,36) E verás o aperto da morada de Deus, em lugar de todo o bem que houvera de fazer a Israel; nem haverá por todos os dias ancião algum em tua casa.

36 - E será que todo aquele que restar da tua casa virá a inclinar-se diante dele por uma moeda de prata e por um bocado de pão, e dirá: Rogo-te que me admitas a algum ministério sacerdotal, para que possa comer um pedaço de pão. 

Quarta Consequência

SOFRERÃO PROBLEMAS EMOCIONAIS

(ISm. 2:33) O homem, porém, a quem eu não desarraigar do meu altar será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e toda a multidão da tua casa morrerá quando chegar à idade varonil.

Encontramos expressões, como “consumir os olhos”, “entristecer a alma”. Isto significa problemas emocionais graves. Profunda depressão, angústia e tristeza.

QUEM ESCOLHEU VIVER O EBENÉZER DE DEUS DEVE 

Primeiro

CONVERTER-SE AO SENHOR

Esta primeira condição está declarada em. (ISm. 7:3)  Então falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se com todo o vosso coração vos converterdes ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o vosso coração ao Senhor, e servi a ele só, e vos livrará da mão dos filisteus. 

Segundo

AFASTAR-SE DA IDOLATRIA

Viver o Ebenézer implica fazer o que manda 1 Samuel 7.3b: “... tirai dentre vós os deuses estranhos...” 

Terceiro

PREPARAR O CORAÇÃO AO SENHOR

O coração é a sede do pensamento, da vontade, dos sentimentos. Então deixemos de fazer a nossa vontade, e façamos a vontade de Deus. Não deixemos que os maus sentimentos nos dominem, porém submetemo-nos aos mandamentos de Deus.

Sirvamos somente ao Senhor, conforme diz: (ISm. 7:3) "..Servi a ele só..." 

Quarto

CONFESSAR OS PECADOS

Só pode haver verdadeira conversão se o homem confessar os seus pecados e retirar os deuses estranhos de seu coração. Se agirmos assim, seremos salvos por Jesus (Romanos 10.9) A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 

Quinto

CLAMAR AO SENHOR

Façamos o que está em (ISm. 7.8) “Não cesses de clamar ao Senhor...” 

Sexto

SACRIFICAR AO SENHOR

Em (ISm. 7:9) está escrito: “Então tomou Samuel um cordeiro que ainda mamava e sacrificou-o inteiro em holocausto ao Senhor...” O crente que serve a Deus terá de fazer sacrifícios, não brincar de Igreja.

CONCLUSÃO

Que o Ebenézer de Deus esteja sobre todos os crentes que verdadeiramente servem ao Senhor. Icabô é afastamento de Deus, e Ebenézer, a aproximação de Deus. Façamos a escolha acertada e sejamos vitoriosos.

Fonte de Pesquisa: Site Mefibosete Esboços http://www.mefibosete.com/2012/12/sermao-significado-icabo-ebenezer.html

Autor: Pastor Silas Malafaia
Livro: Pregando poderosamente a palavra de Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário