quinta-feira, 25 de agosto de 2016

A VITÓRIA QUE VENCE O MUNDO, A NOSSA FÉ


Texto: (1 João 5.4-5) porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 
  
5 Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

Introdução

Vivemos em um mundo de incertezas: conflitos sociais, guerras, corrupção de toda espécie, disputa por poder, cercados por ciúmes e inveja, sociedade desestruturada, famílias desestruturadas. Incertezas podem gerar ansiedade. Como ser vitorioso diante de um quadro tão negativo que nos cerca? Através da fé! 

(Hb 11.1,6) Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.  

2 Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho.
   
3 Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê.
   
4 Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala.  

5 Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara; pois antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.
   
6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. A Bíblia nos ensina algumas características da fé que vence o mundo. E quais são estas características?

Primeira Característica Da Fé Que Vence O Mundo

É AQUELA COM A QUAL VOCÊ PASSA A OLHAR
PARA VOCÊ MESMO PELA PERSPECTIVA DE DEUS
E NÃO COM A PERSPECTIVA HUMANA

Ex. Gideão (Jz 6.11-16) Então o anjo do Senhor veio, e sentou-se debaixo do carvalho que estava em Ofra e que pertencia a Joás, abiezrita, cujo filho Gideão estava malhando o trigo no lagar para o esconder dos midianitas. 
  
12 Apareceu-lhe então o anjo do Senhor e lhe disse: O Senhor é contigo, ó homem valoroso.
   
13 Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo nos sobreveio? e onde estão todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Agora, porém, o Senhor nos desamparou, e nos entregou na mão de Midiã.  

14 Virou-se o Senhor para ele e lhe disse: Vai nesta tua força, e livra a Israel da mão de Midiã; porventura não te envio eu?   
15 Replicou-lhe Gideão: Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai. 
  
16 Tornou-lhe o Senhor: Porquanto eu hei de ser contigo, tu
ferirás aos midianitas como a um só homem. 

Comentário: (Jz. 6:1) Midiã estava localizada na península arábica, a sudeste de Israel e a leste da península do Sinai. Os midianitas eram descendentes de Abraão por intermédio de sua esposa, Quetura.

(Gn. 25:1-2) Ora, Abraão tomou outra mulher, que se chamava Quetura. 
  
2 Ela lhe deu à luz a Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e SuáAssim, eles tinham uma relação distante com os israelitas.

- Os midianitas levaram José de seus irmãos. (Gn 37:36). Os midianitas venderam José no Egito a Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda. 

- Foram os midianitas que acolheram Moisés no deserto. (Ex. 2:15) E quando Faraó soube disso, procurou matar a Moisés. Este, porém, fugiu da presença de Faraó, e foi habitar na terra de Midiã. 

- Também, foram os midianitas que contrataram Balaão para amaldiçoar Israel. (Nm 22.7) Foram-se, pois, os anciãos de Moabe e os anciãos de Midiã, com o preço dos encantamentos nas mãos e, chegando a Balaão, referiram-lhe as palavras de Balaque. 

De modo geral, Israel colocava Midiã entre seus inimigos. Nesta passagem, os midianitas ameaçavam Israel, causavam incêndios, saqueavam e deixavam muitos com fome.

(Jz. 6:4-5)   e, acampando-se contra ele, destruíam o produto da terra até chegarem a Gaza, e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. 
  
5 Porque subiam com os seus rebanhos e tendas; vinham em multidão, como gafanhotos; tanto eles como os seus camelos eram inumeráveis; e entravam na terra, para a destruir. 

Segunda Característica Da Fé Que Vence O Mundo

É AQUELA QUE NÃO FICA LAMENTANDO O QUE PASSOU, MAS PROJETA ALCANÇAR O QUE ESTÁ À FRENTE

Quando enfrentamos uma situação difícil só temos duas opções:

Primeira opção: Murmurar, reclamar, se entregar e ter uma visão pessimista e dar lugar incredulidade.

Segunda opção:  Esquecer o que passou, e ir para frente, seguir adiante. É aquela que não fica lamentando o que passou, mas projeta alcançar o que está à frente. 

(Fp 3.13-14) Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, 
  
14 prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. 

Terceira Característica Da Fé Que Vence O Mundo

É AQUELA QUE IDENTIFICA A SITUAÇÃO INDESEJÁVEL, TRAÇA UMA META E TRAÇA UM PLANO
PARA SE ALCANÇAR A META ESTIPULADA

Você deve Identificar o problema; estabelecer um alvo; estabelecer uma estratégia para se alcançar o alvo.

Ex. Fazer uma viagem: Estou cansado; preciso descansar; vou viajar; para tal lugar, por tal caminho, por tantos dias, etc.

Ex. Neemias (Ne 6.15) Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de elul, em cinquenta e dois dias.
Em 52 dias os muros estavam restaurados. A importância de se estabelecer metas, e alvos (podem até não serem alcançados, mas fará com que saiamos do lugar).

Quarta Característica Da Fé Que Vence O Mundo

É AQUELA QUE ENCONTRA OPORTUNIDADES EM MEIO ÀS DIFICULDADES

Davi ao enfrentar Golias – “Que testão!” (1 Sm 17.49):  E Davi, metendo a mão no alforje, tirou dali uma pedra e com a funda lha atirou, ferindo o filisteu na testa; a pedra se lhe cravou na testa, e ele caiu com o rosto em terra. 

Aquela que tem a fé que o faz vencer, nunca deixa de crer mesmo diante de obstáculos demasiadamente difíceis e até impossíveis. Jamais rejeite uma ideia por ser impossível, jamais desista por ter chegado ao fim do caminho. Procure outra estrada e siga adiante!

Quinta Característica Da Fé Que Vence O Mundo

É AQUELA QUE NÃO É PASSIVA, E SIM ATIVA

Podemos dizer que uma pessoa passiva. É aquela que espera que as coisas acontecer, não tem iniciativa, só faz alguma coisa se alguém mandar... Ela não corre atrás! Geralmente, são pessoas acomodadas.

Já a pessoa ativa, ela é esperta, atirada, corre atrás dos seus sonhos, dos seus objetivos. Não fica esperando que alguém faça alguma coisa para lhe ajudar, ao contrário disso, ela vai à luta, persiste até conseguir alcançar o alvo.

Ex. travessia do rio Jordão (Js 3.14-16) Quando, pois, o povo partiu das suas tendas para atravessar o Jordão, levando os sacerdotes a arca do pacto adiante do povo, 
  
15 e quando os que levavam a arca chegaram ao Jordão, e os seus pés se mergulharam na beira das águas (porque o Jordão transbordava todas as suas ribanceiras durante todos os dias da sega),
   
16 as águas que vinham de cima, parando, levantaram-se num montão, mui longe, à altura de Adã, cidade que está junto a Zaretã; e as que desciam ao mar da Arabá, que é o Mar Salgado, foram de todo cortadas. Então o povo passou bem em frente de Jericó.
Não peça para Deus abrir o mar para que você passe. Entre no mar, coloque os pés na água e certamente, Deus abrirá o mar para você! O que temos que fazer, Deus não fará por nós! Deus ressuscita o Lázaro, mas nós temos que remover a pedra.

Sexta Característica Da Fé Que Vence O Mundo

É AQUELE QUE DEPOSITA SUA ESPERANÇA, E A SUA CONFIANÇA NA BENDITA PESSOA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

 (1 João 5.4-5) porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 
  
5 Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

Você pode cumprir todos os pontos anteriores desta mensagem, todavia, sem este último ponto, sua fé será incompleta!

(Jo 14.6) Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.  

(1 Tm 2.5) Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.  

Conclusão

Nesta mensagem aprendemos algumas características da fé que vence o mundo. E quais foram estas características?

1 - É aquela com a qual você passa a olhar para você mesmo pela perspectiva de Deus e não com a perspectiva humana.

2 -  É aquela que não fica lamentando o que passou, mas projeta alcançar o que está à frente.

3 - É aquela que identifica a situação indesejável, traça uma meta e traça um plano para se alcançar a meta estipulada.

 4 - É aquela que encontra oportunidades em meio às dificuldades.

5 - É aquela que não é passiva, e sim ativa.

6 - É aquela que deposita sua esperança e a sua confiança na bendita pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo.

Pessoas podem até mesmo alcançar grandes conquistas, todavia, sem Jesus como Salvador e Senhor, “Jamais haverá verdadeira vitória”.

Pr. Ronaldo Guedes Beserra


Nenhum comentário:

Postar um comentário