quinta-feira, 18 de agosto de 2016

AS PRECIOSAS PROMESSAS DE DEUS

Texto: (II Pedro 1:4) Pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. 

INTRODUÇÃO

De acordo com o Moderno Dicionário da Língua Portuguesa “Promessa” é o ato ou efeito de prometer. Declaração pela qual alguém se obriga, pela fidelidade e pela justiça, a fazer ou deixar de fazer alguma coisa. É uma declaração juridicamente vinculativa que dá à pessoa a quem é feita a promessa o direito de esperar o desempenho ou cumprimento de um ato específico.

Quando se trata das promessas que Deus deu a cada crente, Pedro diz que elas são "mui grandes” – (isto é, elas são mais do que grandes).

Pedro não se contentou apenas em nos fazer saber que as promessas de Deus são muito grandes. Ele também nos diz que elas são de fato "preciosas promessas".

É interessante notar que a palavra grega traduzida por “precioso” que Pedro usa, ele usa apenas três vezes.

           I.            Uma vez na descrição da nossa fé preciosa.
   II.            Uma vez na descrição do precioso sangue de Cristo que foi derramado por nossos pecados.
 III.            E aqui no nosso texto que descreve as preciosas promessas de Deus.

“Precioso” significa: estimado especialmente, caro, de grande valor ou de grande excelência. Precioso é, no entanto, uma palavra subjetiva. Algumas coisas podem ser preciosas para você e não para mim. As coisas variam de valor, dependendo do papel que desempenham e o impacto que podem ter na vida de alguém. Vamos dar uma olhada em algumas das promessas que Deus tem nos dado. Vamos avaliar o impacto que elas têm desempenhado ou podem desempenhar em nossas vidas para determinar se Pedro está correto quando ele chama de "preciosas promessas".

PRIMEIRO

AS PROMESSAS DE DEUS PODEM DESEMPENHAR UM PAPEL IMPORTANTE NO NOSSO FUTURO GLORIOSO.

Está alguém doente e cansado deste velho mundo pecaminoso em que vivemos? Um dia destes as coisas mudarão drasticamente.

Deus nos prometeu que um dia todos os que são seus filhos que fazem a sua vontade, que obedecem a sua Palavra haverão de herdar a vida eterna e assim, morar para todo sempre com Ele no céu. A um paraíso te aguardando, uma vida de gloria para ser desfrutada por você.

(I Tessalonicenses 4:16-17) Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com a voz do arcanjo, e com a trombeta de Deus: e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
Acompanhado a descida de Cristo do céu estará a voz de um arcanjo, talvez Miguel, que é descrito como o líder do exército de Deus.
(Ap. 12:7-9) Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam,   
8 mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu.   

9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. 

Miguel é um arcanjo de Acordo com Daniel, ele é um anjo guardião especial da nação de Israel. Aparentemente, comanda um exército de anjos.

A voz de um arcanjo será de triunfo por causa da grande vitória na vontade de Cristo, chegando ao clímax de milhares de aos de conflito espiritual com Satanás.  O último sinal será a trombeta de Deus. Os três elementos que consistem no alarido do próprio Senhor, na voz de um arcanjo e na trombeta de Deus talvez sejam eventos distintos ocorrendo em rápida sequência.

A Ressurreição é uma doutrina central da fé cristã, incluindo a ressurreição de Cristo e, por fim, a ressurreição de todas as pessoas.
A resposta à pergunta sobre como os mortos pedem ressuscitar quando o corpo deles estiver totalmente deteriorado não é um problema para o Deus sobrenatural que criou o mundo e tudo que nele há.
Evidentemente, a ressurreição trará uma nova realidade à existência humana glorificada, como confirma I Coríntios (15;51-53). Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados,   
52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. 
  
53 Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 

Todos seremos transformados.  Enquanto os mortos em Cristos ressuscitarão primeiro, o cristão vivo será instantaneamente transformado em seu corpo imortal na volta de Jesus.

Os vivos receberão um corpo que não estará sujeito à morte.  O corpo ressurreto dos cristãos será semelhante ao de Cristo ressurreto.

(Jo 20:19-20,25-27). Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco.   
20 Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se, pois, os discípulos ao verem o Senhor.   

25 Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei. 
  
26 Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco. 
  
27 Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente. 

Chegou Jesus, e pôs-se no meio. A aparição de Cristo foi milagrosa, pois as portas estavam cerradas. Jesus, por ser Deus, podia realizar muitos milagres sem ter de mudar como homem. O corpo de Jesus aqui era um corpo físico, o mesmo corpo que experimentara a cruz e o sepulcro. O diferencial, agora, é que o corpo de Jesus assumiu a imortalidade e a incorruptibilidade.

Tomé não estava presente quando Jesus apareceu aos discípulos estando eles escondidos. Quando Jesus apareceu aos outros discípulos, Ele mostrou a eles suas mãos e seu lado, e eles com certeza a contaram isso a Tomé; daí a razão da exigência de Tomé. Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos.

Apesar da desconfiança, Tomé estava com eles. Ele não deixou o grupo nem foi excluído dele. Após Jesus mostrar as marcas dos cravos em suas mãos, Tomé profundamente maravilhado acreditou que Jesus havia ressuscitado dos mortos, como também constatou que a ressurreição provava sua divindade.

Esta promessa é para você... O seu futuro será glorioso... Todos nós receberemos um corpo igual ao de Jesus! “Imortal, ressurreto e Incorruptível”.

Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem haverá mais dor: porque as primeiras coisas são passadas.

Oh glória! “As promessas de Deus põem desempenhar um papel importe no nosso futuro glorioso”. Na eternidade Deus fará nova todas as coisas. 

SEGUNDO

AS PROMESSAS DE DEUS NÃO SÓ AFETAM O NOSSO FUTURO GLORIOSO,
ELAS TAMBÉM SÃO PERTINENTES PARA O NOSSO PRESENTE CONTURBADO

Está alguém enfrentando dificuldades diárias? Você está coberto pelas promessas de Deus.

(Isaías 59:19) Quando o inimigo vier como uma enchente, o Espírito do Senhor levantará um estandarte contra ele.

O inimigo pode até se levantar contra você, Ele pode armar emboscadas para te destruir, como está escrito neste versículo: “UMA ENCHENTE” isto significa, que ele virá com muitas e muitas ciladas, muitas armadilhas, muito furioso para acabar com sua vida, para acabar com seus sonhos, destruir seus projetos e tudo que ele puder fazer para te atingir ele o fará.

Eu quero falar para você na unção, e no poder e na autoridade do Senhor Jesus que todos os planos que o inimigo planejou contra a sua vida, sua família, seu ministério, não prosperará... Deus destruirá e derrubará por terra e você não serás atingido.

A tua casa DEUS “guardará”, a tua família DEUS “guardará”, a sua vida DEUS “guardará”, o seu ministério DEUS “guardará”, e será próspero e abençoado, porque o teu Senhor, o seu Deus está contigo. “Ele guardará a tua entrada e a tua saída” O Espírito Santo levantará um estandarte contra ele, e nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará na casa, porque o Senhor dos exércitos está contigo.

Tome posse dessa palavra e seja abençoado! Deus te guardará e te livrará da fúria do inimigo. A Vitória já é sua em o nome do Senhor Jesus.

(Isaías 54:17) Toda arma forjada contra ti não prosperará, e toda língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás. Esta é a herança dos servos do Senhor.

Fique tranquilo! Se alguém se levantou contra você para denegrir a sua reputação, dizendo palavras mentirosas a seu respeito, e isto tem tirado a sua paz, não fique preocupado... O Senhor te conhece, ele sabe quem é você, ele conhece os seus caminhos, e contra os escolhidos do Senhor o inimigo não pode tocar... Sei que você está sofrendo, sei que você está gemendo, está doendo, você tem passado noites em claro, você tem chorado aos pés do Senhor.

Olha, Deus está te contemplando agora, ele é o teu advogado fiel e justo! Não se desespero... confia em Deus... Ele está trabalhando a seu favor e no tempo certo, ele esclarecerá toda a verdade.

O seu inimigo será envergonhado! Sabe por que? Porque o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó está contigo... Ele pelejará por você... Aguarde o “LIVRAMENTO” que o Senhor teu Deus fará na sua vida. Toda arma forjada contra ti não prosperará, e toda língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás. Esta é a herança dos servos do Senhor.

Deus está no controle de tudo! E se ele está no controle de tudo não perturbe o seu coração... Crede no livramento do Senhor.

(Salmo 23:4) Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Vale da sombra da morte: Pode significar qualquer situação de aflição em nossa vida. A consciência de nossa própria mortalidade costuma se destacar quando da doença, provação ou dificuldade. Mas o Senhor é o nosso protetor, ele pode nos guiar em meio a esses vales sinistros e complexos até a vida eterna junto a Ele. Não há porque temer o poder da morte.

Tu estás comigo: O Bom Pastor está conosco mesmo nas situações que pareçam mais complicadas e angustiantes.

A tua vara e o teu cajado: Os pastores da Antiguidade usavam a vara e o cajado para resgatar, proteger e guiar as ovelhas. Assim, se tornaram símbolos do amoroso zelo do bom Pastor sobre seu rebanho. As ovelhas não ficam sós; o pastor está constantemente a seu lado, orientando-as para local seguro. Assim também o Senhor paira sempre sobre nós a nos proteger. “Este é o Deus que você serve, Nele você pode confiar”. (comentário: O Novo comentário Bíblico Antigo Testamento).

(Romanos 8:37-39) Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem as potestades, nem coisas presentes, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura, poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Nada poderá separar-nos do amor de nosso Deus. Mas em todas estas coisas já somos mais que vencedores.

Será que a morte e a vida, os anjos, os principados, as potestades, o presente ou o porvir, a altura, a profundidade ou qualquer outra coisa e criatura poderá separar você do amor do seu Deus. Não! Nada tem o poder de separar você do amor do seu Deus. JESUS TE AMA, ele tem um obra maravilhosa para fazer com você. Não deixa que nada neste mundo venha afastar você da presença desse Deus maravilhoso.

Você tem que ter confiança plena de que o propósito eterno de Deus será realizado em sua vida. Sabe por que? “Porque Deus é Deus”.

As provações e as dificuldades listadas neste versículo, não apenas não podem nos separar do amor de Cristo, mas também nos tornam mais do que vencedores, pois elas nos forçam a depender cada vez mais de Deus.

Absolutamente nada poderá separar o cristão do amor de Deus. O apóstolo usa de grande esforço para escolher as palavras que descrevem a certeza absoluta da existência do amor de Deus em favor do cristão. Nada é tão difícil ou perigoso, nem a morte, nem a vida, que possa nos separar de Deus. Se Deus, o único ser não-criado, é por nós, nada neste mundo pode nos separa dele o que torna a nossa segurança nele absoluta.

TERCEIRO

AS PROMESSAS DE DEUS SE REMONTAM AO MAIS PROFUNDO ESCURO DE NOSSAS VIDAS E IMPACTA O NOSSO PASSADO PECAMINOSO

O verdadeiro valor das promessas preciosas de Deus não são realmente encontrados completamente; em como elas afetam o nosso futuro ou até mesmo nosso presente.

Algumas pessoas podem estar dizendo: Estas promessas são para os cristãos, eu sou alguém que tenho uma longa história de uma vida pecaminosa que me impede de lançar a reivindicação de tais promessas.

As preciosas promessas de Deus cuidam de seu passado pecaminoso.

(Salmos 103:12) Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões.

As coisas velhas já passaram eis que tudo se fez novo. Jesus através do seu sangue e do seu sacrifício na cruz do calvário abrir para todos nós uma porta de salvação.

O sangue que ele verteu tem o poder de nos purificar de toda iniquidade. O SANGUE de JESUS tem o poder de perdoar todos os nossos pecados.

Não importa o que você fez, dês do momento que um pecador se aproximar de Jesus com seu coração contrito e se humilhar aos seus pés, confessando o seu pecado e pedir perdão por todos os seus atos pecaminosos, na mesma hora, o sangue de Jesus entra em ação, e Ele perdoa ao pecador arrependido que confessa os seus pecados e não volta a praticá-los novamente. E tem mais! “Jesus além de perdoar os nossos pecados, ele apaga e não se lembra mais”... Louvado seja o nome do Senhor.

(Isaías 1:18) Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve, ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.

(comentário: O Novo comentário Bíblico Antigo Testamento).
Não adianta buscar um meio-termo: o povo precisa concordar com Deus sobre a extensão e gravidade de seu pecado. Deus não inocenta seu povo, mas está disposto a perdoar-lhe, caso se arrependa e volte para Ele. Deus oferece-nos esse mesmo perdão. Ele não nega nossa tendência de pecar, mas oferece a nós o perdão por meio do preço que o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, com suam morte, pagou pela remissão dos pecados da humanidade.

A Expressão diz o Senhor: Sugere um oferta bondosa feita repetidas vezes por uma instância superior. A escarlata evoca a imagem de mãos cheias de sangue. A graça e o poder de Deus podem tornar as manchas de sangue brancas como a neve. As palavras escarlata e branca também sugere a imagem de vestes sujas que na antiguidade, não podiam mais ser limpas. (Quer dizer, até ficarem totalmente brancas). Mas Deus é capaz de nos purificar e, ainda assim, fazer valer sua justiça, porque Jesus morreu pelos pecadores. O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
CONCLUSÃO

As promessas de Deus são para todos aqui presente. Elas prometem um futuro glorioso, preservando o seu presente, apagando seu passado.

Por favor, não permita que as coisas do seu passado o impeça de reivindicar as preciosas promessas que Deus tem para você hoje.

Nesta mensagem aprendemos que:

As preciosas promessas de Deus podem desempenhar um papel importante no nosso futuro glorioso.

As promessas de Deus não só afetam o nosso futuro glorioso, elas também são pertinentes para o nosso presente conturbado.

As promessas de Deus se remontam ao mais profundo escuro de nossas vidas e impacta o nosso passado pecaminoso.

Pastor Josias Silva























Nenhum comentário:

Postar um comentário