sexta-feira, 26 de agosto de 2016

OS QUATRO CAMINHOS DE PROVÉRBIOS


TEXTO (Provérbios 30.18-19) Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, sim, há quatro que não conheço:   
19 o caminho da águia no ar, o caminho da cobra na penha, o caminho do navio no meio do mar, e o caminho do homem com uma virgem.

INTRODUÇÃO

O capitulo trinta começa apresentando o seu autor Quem foi Agur? Filho de Jaqué, autor de uma coleção de provérbios encontrado na Bíblia, em Provérbios 30. Ele era um célebre professor que se converteu à uma sabedoria maior que a dos homens: A sabedoria de Deus!

De onde era Agur? Agur era um professor árabe de uma tribo ismaelita do norte da Arábia, nomeada Massá. Este escreveu a dois de seus alunos: Itiel e Ucal.

Gostaria de refletir uma passagem pouco conhecida da Sagrada Escritura, mas que contém um ensinamento digno e salutar. É um trecho do Livro dos Provérbios, que ensina aos Jovens como namorar: “Existem três coisas difíceis para mim e a quarta que não compreendo: o caminho da águia no céu, o caminho da serpente nas pedras, o caminho do navio em alto mar e o caminho de um homem junto a uma jovem” (Pv 30,18-19).

Essa passagem é um enigma a ser desvendado, e temos que encontrar uma ligação entre as quatro situações. O homem citado na passagem está noivando com uma jovem. O seu noivado deve ser de dedicação, amor e, sobretudo, de respeito. Nesta mensagem quero falar sobre “OS QUATROS CAMINHOS DE PROVÉRBIOS”. E quais são estes quatros caminhos? Os quatros caminhos são:

PRIMEIRO CAMINHO

O CAMINHO DA ÁGUIA NO AR

O caminho da águia, “CARACTERIZA (VISÃO)”. A águia, no céu, tem visão ampla. Lá de cima ela vê tudo, observa o perigo, é cuidadosa. Não tem olhos apenas para sua presa. Ela dá um voo rasante, ao contrário e se lambuzam na carniça, correndo o risco de serem atacados por outros animais

Os abutres e os urubus distraem-se e só olham para a carne que estão devorando. “Ficam desatentos”.

REFLEXÃO: Ademais, a águia quando está no céu, ela tem uma visão extraordinária, completa de tudo que está ao seu derredor, pois quanto mais alto estamos, mais vemos ao longe, e ainda ela consegue enxergar sete vezes mais do que uma pessoa normal. OU SEJA, “quanto mais perto de Deus, maior será sua visão”. Não tenha visão de galinha! Só vê as coisas terrenas. A galinha só olha para os lados e para baixa, nunca para o alto. O que ela faz é ciscar a terra. “Nós buscamos as coisas que são de cima”.

APLICAÇÃO: No caminho da águia ela tem direção, objetivo e propósito.

1 - Direção; (sabe o que vai fazer e onde está indo).
2 - Objetivo: (trazer alimento).
3 - Seu propósito: (dividir os recursos).
O segredo e ficar perto de Deus (“O MAIS ALTO”) isso aumenta a visão.

SEGUNDO CAMINHO

O CAMINHO DA COBRA NA PENHA – SEM MARCA, MANCHA E RASTRO

A cobra, esse animal peçonhento, ela não possui visão, porem as suas toxinas, a sua habilidade em rastejar, quando passa pela terra, ela facilmente demarca o lugar com seu rastro, e seu cheiro, para que quando ela quiser voltar a aquele mesmo ponto, ela encontre.

1 - É uma vereda sem marcas e sem pegadas... Não há rastros... Não há manchas para trás.

2 - Jesus é a nossa Rocha! Construa sua casa na rocha que é Cristo 
(Mt 7.24-27). Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. 
  
25 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. 

26 Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.   

27 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.  Construa sua história”.

REFLEXÃO: Quando uma pessoa está firme em Cristo Jesus, ela não deixa escândalos, manchas, perigos. Não traz uma história deturpada, ela está na firme na “ROCHA”.

APLICAÇÃO: Cuidado com sua caminhada. Não caia, não falhe, não manche sua história.  A bíblia nos diz: “Aquele, pois, que estar em pé, olhe que não caia”. (1Co10.12)

Cuidado para não dar uma fugidinha! Não saia da rocha! O seu testemunho de vida é muito importante... “Ele pode salvar vidas”.

TERCEIRO CAMINHO

O CAMINHO DO NAVIO NO MEIO DO MAR

Na antiguidade os navios eram guiados pelas  "ESTRELAS", MAPAS E PELO CÉU". [..."Nós somo guiados pelo céu"...], Pelo "ESPÍRITO SANTO". Para traçarmos o caminho do navio no meio do mar, primeiramente devemos dizer que ele nunca sai de um porto, de sua cidade, sem ter um destino e uma rota a seguir, e para esta viagem são necessários alguns itens de auxílio para o capitão, como a vela, um bom vento, os remadores que ficam no convés, e os passageiros. Sim, é caminho que se guia [no passado...] apenas pelos céus, pelos mapas escritos nas estrelas, era assim que se navegavam pelos mares.

REFLEXÃO: É o caminho de quem não se assusta com as vagas, os vagalhões, com as ondas gigantes, com os monstros marinhos, e com o abismo... Você olha para Cristo e não para o homem.

APLICAÇÃO: Somos guiados pelos céus. Andamos na direção de Deus.

QUARTO CAMINHO

O CAMINHO DO HOMEM COM UMA VIRGEM – PUREZA

Esta palavra vem do termo hebraico "rb - bor" e do grego "agneia - hagneia" e tem a ver com "castidade", "inocência", "limpeza".

O texto está abordando assunto de noivado. Isso nos mostra fugir da aparência do mal. Isso nos mostra compromisso. Obrigação imposta, "Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!". (1 Co 9.16) “Isso Nos Mostra Esperança”.

Quando existe a troca de alianças na cerimônia de noivado, surge também a esperança do casamento que fica cada vez mais perto. A partir daquele momento, tanto o noivo, como a noiva começam a se preparar para o grande dia!

CONCLUSÃO

Os Quatro Caminhos De Provérbios

1 - O Caminho da Águias.
2 - O Caminho da Cobra.
3 - O Caminho dos Navios.
4 - O Caminho dos Homens.

O segredo dos caminhos é ter uma boa visão, um bom testemunho de uma vida estruturada, olhe para os céus e seja guiado por Deus, pelo Espírito Santo, pelo nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. "E TENHA UMA VIDA DE SANTIDADE".

Fonte de pesquisa:http://goo.gl/AhmtGA



20 comentários:

  1. Se for trazer essa parte o caminho do homem com uma virgem, podemos dizer a vinda de Cristo a sua imaculada igreja. Sua esposa eleita, pois ele mesmo dizia " filho do homem" e o seu caminho com sua imaculada igreja também é os céus...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

    A Paz do Senhor Jesus

    Atenciosamente
    Pastor Josias Silva

    ResponderExcluir
  3. Impressionada com estudo, obrigada pastor.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário. A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente
      Pastor Josias Silva

      Excluir
  5. Muito interessante Pastor. Tinha estudado também que os 4 caminhos podem fazer referência a mulher adúltera do verso 20, como forma de aviso. visão da águia ( como avistar o homem), sutileza da serpente ( mulher adúltera é sagaz) os caminhos do navio no mar ( tortuosos com as ondas) e tenta esconder a situação como quando o marido tem caso com empregada. O que senhor acha pastor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Muito obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      Que o Senhor te abençoe com as mais ricas, preciosas e selecionadas bênçãos dos céus! E te de um Ano abençoado com grandes conquistas e muitas vitórias.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente
      Pr. Josias Silva

      Excluir
  6. Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente Pastor Josias Silva

      Excluir
  7. Respostas
    1. Amém! Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te Abençoe.

      A Paz do Senhor

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  8. PzdSr. Bénção para um estudo e sermão. Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado Roseliel Lima, por acessaro meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Deus te bençoe!

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  9. Meu pensamento ao ler este texto de provérbios vejo Deus revelando como deve ser o " caminho de um homem com uma donzela ( mulher)".; Pra compreender esse 'caminhar' é preciso entender os outros , o caminho de um homem com uma mulher deve ser sem marcas, sem manchas, sem pegadas, como o caminhar da serpente, não ficar na carniça ou preso nas ' iguarias' terrenas , mas ter visão e força pra estar acima das tempestades como a águia, e por último o 'caminhar' do navio é não ser levado pelas ondas, mas sim a bússola do navegante é a "estrela da manhã, o Sol da Justiça, pra chegar no Porto seguro com sua amada . Que o Senhor nos ajude, Deus abençoe pastor, continue dando lhe sabedoria!!!

    ResponderExcluir
  10. Uma benção! Que o Eterno Deus lhe capacite cada vez mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor. Josias Silva

      Excluir
  11. Boa noite pastor Antônio Silva, hoje ministrei no estudo os três caminhos e o quarto, que o autor de provérbio 30. 18,19. Sou grato a Deus por sua vida. Nem o conheço ainda, mais um poderei o conhecer pessoalmente.
    Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir