domingo, 21 de agosto de 2016

VALE A PENA ANDAR PELO VALE


Texto Bíblico (Salmo 84:4-7) Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente.   
5 Bem-aventurados os homens cuja força está em ti, em cujo coração os caminhos altos.   
6 Passando pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; e a primeira chuva o cobre de bênçãos.   
7 Vão sempre aumentando de força; cada um deles aparece perante Deus em Sião. 

Introdução

Estudar o relevo da terra é interessante, pois nos faz ter a percepção da topografia como ela é ou como passou a ser. Os antigos eram peritos nisso, pois viviam em confronto com essas variações da terra. Relevo é o estudo das variações que a terra nos apresenta em sua camada superficial. São áreas com diferentes fisionomias e características. São montanhas, planícies, depressões etc.
Um relevo muito citado na bíblia era o Vale. Vale é uma planície ou depressão situada na base, entre montes. Cada lugar desse era local de experiências das mais variadas e os vales produziam as piores experiências da vida; algumas muito dolorosas. Por isso que cada relevo passou a ser representante do relevo de nossa existência.  Apesar disso, foi um ambiente de inúmeras experiências bíblicas que fogem o escopo dessa mensagem. No entanto, aprendemos pela Palavra de Deus alguns pontos característicos do Vale. E quais são estes pontos característicos do vale? Veremos nesta mensagem quais são estes pontos característico do vale.

Primeiro Ponto

O VALE É APENAS PARA PASSAGEM

O verso afirma isso. Ele diz “passando”. É algo passageiro. É o que Davi havia dito, em outras palavras, no famoso (Salmo 23. 4) “Ainda que eu andasse...”, ou seja, não é local de estadia e nem de correria ou de fuga. O Vale não é local de destino ou desembarque. O Vale mencionado nesse verso é o “Vale de Baca” (choro). Era um local de passagem obrigatória para quem fazia as peregrinações da Palestina até Sião ou Jerusalém, ao tabernáculo de Deus. Era a viagem mais prazerosa para os hebreus. Mas, no caminho havia o Vale de Baca que era conhecido também como “Vale das Lamentações”, “Vale das Lágrimas etc.” O solo era muito árido, pedregoso. Era um caminho arriscado, difícil, extenso e muito escuro. Não havia possibilidade de vida. Nem os animais suportariam uma vez que não havia sinal de água. Somente em época de chuva que os buracos feitos e poços construídos pelos antepassados ficavam cheios.

Aplicação Pessoal
Comentário: Pastor Josias Silva

Para chegar na bênção será necessário passar pelo “VALE DE BACA” ("VALE DE LÁGRIMAS"). No vale, nós aprendemos a sobreviver as mais duras provas, as mais duras, terríveis, e difíceis  situações que a vida nos impõe.

Quando entremos no vale, entramos sozinhos, e não encontramos ninguém para nos ajudar nesta dura travessia... "É SÓ VOCÊ E DEUS".

Vale é lugar de: “Dor, sofrimento, angustia, lágrimas, pranto, e de muitas dificuldades.” Quando estamos passando pelo vale, parece que esta travessia não vai acabar nunca! As lutas, e as provações, são tão grandes que chega a doer no fundo da alma, e a momentos que nos sentimos sufocados.

“[...] O vale de Baca, ou vale de lágrimas, refere-se às diversas dificuldades que encontramos em nossa peregrinação pela terra. O peregrino pode, no entanto, descobrir que o vale, anteriormente assolado, tem agora fonte, chuva e tanques cheios... São sinais das bênçãos de Deus na vida daquele que está passando pelo vale.
Neste Salmos, quanto mais a pessoa se aproxima do templo, mais toleráveis se tornam os rigores da viagem, porque a alegria da aproximação fortalece a alma.” [...] Comentário: O Novo comentário Bíblico Antigo Testamento.

Você não está sozinho neste vale! “JESUS” está contigo, este vale vai passar, Deus está preparando a sua bênção, e no final dessa travessia você vai receber a sua bênção, você vai receber a sua vitória. Aguente firme, não desista, vai em frente, a sua vitória está te esperando no final desse vale.

Uma coisa que você deve saber e ter conhecimento é que: O vale não vai durar para sempre em sua vida... Uma hora ele vai passar.” E o mais importe de tudo isso é que: “Mesmo estando no vale o Senhor nos prepara escape nos dando fontes, chuvas e tanques cheios para aguentarmos passar por toda extensão desse vale.” Vai em frente, não olhe para trás, saiba que este momento vai passar... O Senhor Jesus não vai deixar você "PERECER" neste vale. "O dia da sua vitória está chegando!" Tome posse dessa Palavra e seja abençoado. O seu milagre esta chegando, o seu dia está chegando. Aleluia!

 Segundo Ponto

O VALE LEVA AO MELHOR DESTINO

É impressionante como o texto lido reflete diferenças de transeuntes, isto é, a postura de um será diferente a de outro. Se colocarmos duas pessoas numa situação idêntica, seja em uma tragédia ou crise, uma delas será devastada pela situação; outra, no entanto será fortalecida por causa da fé. Por isso, que o versículo diz “aquele”. Nem todos são assim. A diferença está no caminho interior, na subjetividade.

Aplicação Pessoal
Comentário: Pastor Josias Silva

No vale mesmos sendo um lugar de dor terrível, nos diz a Palavra de Deus neste Salmo que você é um “Bem-aventurado” ou seja, você é uma pessoa “FELIZ”. Ah! Que grande felicidade é sabemos que no vale nós não estamos sozinhos... “Este vale vai passar”. Passe pela prova cantando louvores! O melhor de DEUS está reservado para você no final desse vale. O vale é apenas o meio ou o veículo que te levará para o melhor destino que o Senhor Jesus já tem reservado para você. “Vele   é o lugar de conquistarmos grandes vitórias”.

No vale o inimigo quer te ver com medo, porque ele sabe, que este vale vai te levar para um caminho bem melhor do que este momento que você está vivendo. No vale o inimigo que tiver com muito medo, ele quer te ver assustado, ele quer te ver acuado, ele quer te ver imobilizado, ele quer te ver sem ação.

Povo de Deus, saiba de uma coisa: Por maiores que sejam as suas lutas, os problemas, as angústias, nada poderá te vencer neste vale, porque o Deus todo poderoso está contigo neste vale que você está vivendo. Ele vai te livrar, creia a vitória já está garantida, a vitória é tua. Você vai ver, você vai contemplar, este vale vai passar, este vale vai te levar, para a melhor parte da história da sua vida que você vai viver... O anjo do Senhor te conduzirá por toda extensão de vale. Enfrente este vale, enfrente todas as dificuldades da vida crendo que Deus a qualquer momento vai de dar a vitória.

Terceiro Ponto

O VALE PODE SER CONVERTIDO

Fazer de um vale árido com impossibilidade de vida, em um manancial, ou seja, transformá-lo em algo improvável e oposto à sua realidade, é um grande desafio! É sobrenatural! Dependendo do relevo interior, o exterior pode se transformar em bênção. Isto é, querendo nós ou não, aquilo que é realidade no meu subjetivo é que vai determinar a realidade objetiva; a realidade como ela é. De certa forma, podemos cooperar e muito para mudar tal realidade.

É o que verseto em destaque diz. Mas como? É o caminho de dentro que muda o caminho de fora. O caminho exterior pode ser um vale perigoso, mas se o caminho interior for um caminho aplainado, a realidade será outra. Infelizmente o que tem acontecido é o inverso.

O que nos molda é o externo. É fato que viver é inevitável e passar pelos vales é inevitável também. No entanto, se no coração ou interior estiver um caminho aplainado, o exterior será convertido. O problema é o vale no coração. Se no coração estiver um Vale, você, no seu contato exterior pode viver em um palácio; pode ir à Disneylândia; pode viver na ilha da fantasia.

As angústias não vão passar; as agonias, as desilusões estarão sempre presentes. E quando tal pessoa passar por esse vale, vai sucumbir.

Aplicação Pessoal
Comentário: Pastor Josias Silva

No vale, como enfrentar as dificuldades da Vida e vence-las? Para você vencer no "[VALE DE BACA]” você vai precisar:

- Crer que as dificuldades por maiores que sejam, não terá poder para destruir com a sua vida, pois aquele que luta por você no “VALE” é poderoso para te dar a vitória.

- Confiar plenamente em Deus, pois quando confiamos, acreditamos que nada poderá nos vencer, porque Deus estará com você neste “VALE” te guiando pelo piores lugares neste vale para te livrar dos perigos do vale e principalmente, na sua frente ELE está para te garantir a vitória.

- No vale, não olhe apenas para o problema, e nem para o obstáculo que está na sua frente, mais creia nas promessas do Senhor, Deus não te escolheu para você ser derrotado no vale, mais Ele, te escolheu para fazer de você um vencedor.

- Quando você estiver passando pelo "vale de baca", tenha uma vida de oração! Porque a oração move o coração de Deus, a oração é a chave para alcançarmos o sucesso em todas as áreas da nossa vida, nela está o segredo para conquistarmos as vitórias.

- Enfrente o “VALE” e todos os problemas que você vai encontrar neste vale. Encare eles de frente, não abaixa a cabeça não! Não se conforme com a situação, mais creia que os braços do Senhor estão se movendo a teu favor neste vale para te dar a sua vitória. É o Senhor quem vai pelejar por você, “NÃO TEMAS!” creia tão somente, hoje será o dia que você vai ver o grande livramento que o Senhor vosso Deus fará em sua vida.

Enfrente os problemas, não desista, não se entregue, creia no poder libertador do seu Deus, o Senhor te estende as mãos agora, segure bem firme na mãos de JESUS e vai enfrente nesta a travessia. 
                 
Conclusão

Por pior que seja o cenário externo, se no coração estão caminhos aplainados pela presença de Deus, se a fé está firmada, se há presença da força da eternidade, tal caminho passará. Todas as coisas externas serão passageiras e todas vão desaparecer! Perseverar no caminho interior com fé no coração, você mesmo verá o pior sendo transformado em bênção.

Não seja moldado por imaginações, não se sinta fragilizado, não desenvolva paranoia. O externo é assim mesmo, mas o que importa é o que se carrega dentro de você. Não fique impressionado com as dificuldades. Manter o coração no caminho plano converterá o vale em manancial.

Comentários da Aplicação Pessoal
Pastor Josias Silva
Fonte de pesquisa:http://goo.gl/6NSBRK




15 comentários:

  1. Graça e paz Deus continue abençoando sua vida,pois essa palavra foi direto ao meu coração.bom dia

    ResponderExcluir
  2. A Paz Pastor Josias mensagem poderosa falou muito em meu coração que o Altíssimo continue abençoando a sua vida,do seu ministério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente
      Pastor Josias Silva

      Excluir
    2. A paz estudando a palavra de Deus estou sendo abençoada por Deus.

      Excluir
    3. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente Pastor Josias Silva

      Excluir
  3. A Paz do Senhor Pastor Josias mensagem poderosa que falou muito em meu coração,que o Altíssimo continue abençoando a sua vida e o seu ministério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente
      Pastor Josias Silva

      Excluir
  4. Recebi na igreja a qual eu frequento no dia 17/11/2020 a profecia que eu iria passar pelo vale e no dia 02/12/2020 eu iniciei a minha "dolorosa" travessia e fui buscar entender o que era o vale e busquei muitos estudos e aqui encontrei o mais completo e edificante sobre o assunto e a cada dia vejo que as analises aqui postadas são genuínas ao tema em questão e de muita valia aquém busca entender o que estais vivendo.
    Glória a Deus!
    Grato pela sua vida pastor Josias Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Deus é contigo! Este vale vai passar... Deus está cuidando de tudo de cada detalhe para te abençoar.

      Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente Pastor Josias Silva

      Excluir
  5. Muito edificante essa palavra.
    Que Deus abençoe grademente sua vida Pastor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente Pastor Josias Silva

      Excluir
  6. Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente Pastor Josias Silva

      Excluir
  7. lindas as mensagens continue assim

    ResponderExcluir