segunda-feira, 29 de setembro de 2014

SAIA DO TANQUE DE BETESDA

Esboço de Pregação

Texto (Jo.5:1-14) Depois disso havia uma festa dos judeus; e Jesus subiu a Jerusalém.   
2 Ora, em Jerusalém, próximo à porta das ovelhas, há um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco alpendres.   
3 Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados [esperando o movimento da água.]   
4 [Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; então o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.]   
5 Achava-se ali um homem que, havia trinta e oito anos, estava enfermo.   
6 Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe: Queres ficar são?   
7 Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque; assim, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.   
8 Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.   
9 Imediatamente o homem ficou são; e, tomando o seu leito, começou a andar. Ora, aquele dia era sábado.   
10 Pelo que disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito.   
11 Ele, porém, lhes respondeu: Aquele que me curou, esse mesmo me disse: Toma o teu leito e anda.   
12 Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda?   
13 Mas o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se retirara, por haver muita gente naquele lugar.   
14 Depois Jesus o encontrou no templo, e disse-lhe: Olha, já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.
   
INTRODUÇÃO
Como na época em que aconteceu a cura do paralítico que se encontrava no tanque de Betesda, hoje existem dois tipos distintos de pessoas que buscam alguma benção de Deus:
MULTIDÃO DO TANQUE DE BETESDA
O Tanque de Betesda simboliza o formalismo religioso onde uma multidão aguarda que um dia aconteça alguma coisa que os tire da situação em que se encontram.Este grupo é levado pela superstição e pelo ritualismo. No Tanque de  Betesda encontramos os seguintes pavilhões:
O PAVILHÃO DO EGOÍSMO
"O primeiro que entrasse no tanque ERA CURADO…" 
(João 5.4) [Esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse] 
  • Em Betesda, a benção era somente para o primeiro, com Cristo a benção é para todos.

O PAVILHÃO DO COMODISMO
"Nele jazia grande multidão… esperando o movimento…"
(João 5.3) “Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos”. 
Aquelas pessoas estavam em total inatividade e indiferença. As escrituras nos incentivam sempre a buscar e lutar pelo que precisamos, e não ficar esperando algum movimento acontecer. 
Deus logo após a morte de Moisés, disse a Josué: 
" Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou…". (Js.1:6-7a)
O PAVILHÃO DO FAVORITISMO
"Não tenho ninguém que me ponha no tanque"(João 5.7). 
Os doentes ricos, pagavam turnos de empregados para os lançarem na água quando ela fosse agitada, aquele coxo, porém, não possuía condições para tal. Jesus nunca observou posição social para abençoar alguém! Aleluia!
O PAVILHÃO DA FRUSTRAÇÃO
"Enquanto estou tentando entrar, desce outro antes de mim" (João 5.7). 
Aquele homem estava sofrendo a 38 anos em volta de uma esperança vazia "o tanque", que nunca o pode ajudar, em contrapartida, os evangelhos nos mostram que todos aqueles que foram sinceramente a Jesus, receberam a sua benção!
O PAVILHÃO DA CEGUEIRA ESPIRITUAL
"… Senhor, não tenho ninguém que me ponha no Tanque…" (João 5.6,7). 
Ele não conseguia enxergar quem lhe falava! A pergunta de Jesus era simples e objetiva, mas aquele paralítico estava preso ao ritualismo do Tanque! Os rituais desprovidos de sinceridade e de poder de Deus, assim como as superstições religiosas afastam o homem de Cristo e da simplicidade do seu evangelho!
MULTIDÃO QUE SEGUE JESUS
A palavra de Deus em Romanos 12.2 nos recomenda a não nos conformarmos com este século, mas que renovemos nossas mentes, para experimentarmos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.Mas para isso temos que ter maturidade espiritual, só assim ouvimos a voz do Espírito Santo mostrando em nós o que é bom ou ruim. Por isso precisamos ser humildes para reconhecer que somos pecadores e dependentes 100% de Deus. Deus opera milagres, faz maravilhas, atende orações, age poderosamente em favor dos homens, mas, qual o propósito dos milagres? Por que Deus os realiza? O propósito dos feitos de Deus é revelar o caminho. Deus nos atrai mediante seus feitos, e quando chegamos a Ele, nos mostra o seu caminho.No ministério de Jesus vemos isto acontecendo. Seus milagres atraiam a multidão, e então Jesus ensinava a esta multidão os caminhos de Deus 
(Salmos 67:1-2) Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, e faça resplandecer sobre nós o rosto; 2-para que se conheça na terra o teu caminho e, em todas as nações, a tua salvação.
Quando Jesus curou aquele paralítico, não só lhe concedeu um privilégio, mas colocou-o debaixo de responsabilidade. Ele teria que corresponder com Deus num novo nível. E isto foi identificado na mensagem que acompanhou o milagre: "Mais tarde Jesus o encontrou no tempo e lhe disse: 
Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior"(João 5:14)
E Jesus lhe pergunta: "Queres ser curado?" Você se importa com o seu problema o suficiente para fazer alguma coisa a respeito, mesmo que isso exija alguma ação, esforço, sacrifício ou até sofrimento da sua parte? Jesus espera de nossa parte o compromisso de segui-lo. Seguir a Jesus nos leva a fazer uma escolha:
a) negar o nosso próprio desejo e segui-lo;
b) Ou manter o nosso próprio desejo e ficarmos sozinhos. 
(Mateus 16:24). Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.
Diferentemente das pessoas que estavam no Tanque de Betesda que esperavam a cura de tempos em tempos, temos que buscar nosso crescimento espiritual diariamente. Devemos buscar através da leitura e meditação da palavra de Deus nosso alimento espiritual: 
"O pão nosso de cada dia dá-nos hoje…" (Mateus 9.11)". 
Em Josué 1:8 Deus falou: "Não cesses de falar deste livro da lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido". 
Queres ter sucesso na vida? Se alimente primeiramente do Reino de Deus e as demais coisas lhe serão acrescentadas.O  grande desafio de Deus para nós é nos mantermos na presença Dele. A presença de Deus, ela dever ser primeira desfrutada por cada um de nós. Mas o grande propósito de Deus de querer nos encharcar da presença Dele é que nós possamos transbordar isso nas vidas das pessoas.Deus é um Pai amoroso. Ele conhece os nossos desejos, até os ocultos como Ele conhecia o daquele homem… Ele ignora a nossa choradeira e nos coloca a prova: Levante-se, diz Ele. Peque o seu problema e vá embora, não espere que os outros sintam pena de você, levante-se.Quando Deus vê que somos obedientes a sua vontade e que estamos dispostos a fazer o que for necessário para ficarmos curados, Ele nos envia socorro de Jesus por meio de uma pessoa, de um versículo da Palavra ou de um pensamento que ele coloca em nossa mente.Devemos seguir a orientação de Deus, pois ele nos criou e sabe exatamente o que precisa ser feito para nos curar. Que Deus te abençoe!
Autor: Pr. Vivaldo Pinto
Fonte de Pesquisa. Blog Palavra Fiel

77 comentários:

  1. Amei esse estudo, muito profundo mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado Pra Eliane por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te Abençoe!!! Que as mais ricas e selecionadas bênçãos dos céus sejam derramada em todas as áreas da sua vida. Tenha um ótimo dia.

      A Paz do Senhor

      Pastor. Josias Silva

      Excluir
    2. Amém glória a Deus a palavra de Deuse ela e viva e eficaz para nossas para nossas vidas e penetra até a medula da alma 🙌🙌🙌🙌🙌🙌

      Excluir
    3. Amém! Obrigado Rutilene Paiva. Deus te abençoe!
      A Paz do Senhor
      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
    4. Agraça e paz obrigada pastor Josias Deus abençoe sua vida poderosamente em nome de Jesus

      Excluir
    5. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente
      Pastor Josias Silva

      Excluir
    6. Sabe oque vejo nessa história do tangue esse alegado Jesus todo ano subia para Jerusalém na festa acho que era festa da Páscoa então Jesus sabia dele ué estava nessa situação assim que Jesus começou seu ministério foi e curou ele na última viaje dele até Jerusalém amém

      Excluir
  2. Amei esse estudo, muito profundo mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Muito obrigado Pra Eliane Barbosa, Tenha um excelente dia e uma semana abençoada de grandes vitórias e conquistas.

      A Paz do Senhor JESUS

      Pastor Josias Silva

      Excluir
    2. Mt bom pastor fui abençoado!

      Excluir
    3. Amém! Obrigado IsaKzarro Brito, Tenha um ótimo final de semana abençoado de grandes vitórias e conquistas.

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
    4. Me ajudou muito gostei que Deus te abençoe cada dia mais

      Excluir
    5. Amém! Obrigado Mauricio Ramos, por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te Abençoe!

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  3. Amém que Deus abençoe.
    Com esses estudos ficam mais fácil compreender o texto.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado Rogério Silva, por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te Abençoe!

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  4. Amém que Deus abençoe.
    Com esses estudos ficam mais fácil compreender o texto.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Vim buscar aprender mais a respeito desse capitulo e Deus falou tremendamente comigo. DEUS LHE ABENCOE PASTOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado Alexandre Batista, por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te Abençoe!

      Tenha uma ótima semana abençoada de grandes vitórias e conquistas.

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
    2. DEUS CONTINUE ABENÇOANDO O SEU MINISTÉRIO,ESSE ESTUDO E MUITO BOM PROFUNDO,APREENDE E VOU PASSAR PRA OUTROS

      Excluir
    3. Amém! Deus te abençoe!. Obrigado Synhoddeus por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  6. Que maravilha de Deus. Olá eu estava vendo esse estudo e gostei bastante, sempre estou lendo estudos dessa passagem, pois o Senhor falou tremendamente comigo a respeito disso. O estudo que tu fizeste está bem claro e bem profundo. Eu não podia deixar de da os meus agradecimentos ao Senhor Jesus pela tua vida. Que Deus te abençõe Pastor e que a cada dia Ele te dê mais sabedoria para continuar passando a sua palavra a frente e que o Senhor se faça mais conhecido por todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Deus te abençoe!. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  7. A paz meu querido irmão, Pr Josias Silva, eu não poderia somente ler e não deixar meus parabéns pelo seu tão belo e abençoado trabalho! Eu só cantava, "eu acho que sei cantar e os outros fingem que gostam" aí fica tudo bem! Brincadeira!rsrs Então irmão, tenho sentido vontade de falar de Deus também sem ser por melodias, pregando a Palavra de Deus, ministrando entre os louvores, estou imprimindo este esboço para estudo pois sei que ele me ajudará muito! Deus o abençoe e continue sendo este instrumento nas mãos de Deus. Fique na paz do Senhor, amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado. Deus te abençoe!
      A Paz do Senhor
      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  8. amei ...gravei um louvor q diz sobre o tanque vai me ajudar muito no meu ministerio ....palavra do céu....Deus abençoe pastor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
    2. Amém! Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  9. Palavra de poder instruções gostei muito Deus abençoe ricamente
    PB.Djalma santos de Azevedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado PB. Djalma Azevedo, por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  10. Que Deus o abençoe. Estudo abençoado. Estou preparando uma pregação e Deus falou muito comigo neste texto bíblico e seu estudo me acrescentou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado Simoni Capozi, por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  11. Que Deus o abençoe. Estudo abençoado. Estou preparando uma pregação e Deus falou muito comigo neste texto bíblico e seu estudo me acrescentou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado Simoni Capozi, por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  12. paz do senhor irmao mim ajudou muito, eu quero q vc manda alguma coisa sobre Ezequiel 37 vale de ossos secos PR. ANTONIO RIBEIRO um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado Pr. Antônio Ribeiro, por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  13. Amem linda mensagem pastor deus abençoe....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado Kelly Oliveira. Deus te abençoe!
      A Paz do Senhor
      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  14. Pz do senhor Deus continue te abencoado abrindo mentes e e derubando incredulidadw do coracao dos homems.. Bencao pura e sem mistura...amem coninue sendo vaso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado Ozmar Andrade. Deus te abençoe!
      A Paz do Senhor
      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  15. a paz do Senhor. gostei muito desse esboço pastor que Deus te abençoe poderosamente e que te conseda o desejo do teu coraçao. pastor gostaria de saber na integra como fazer um sermao abençoado para poder pregar no ministerio a o qual eu faco parte.gostaria de aprender um esboço rico em detalhes. como e que eu faço um desses o senhor poderia me ajudar em nome de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado Ricardo Oliveira. Deus te abençoe!Respondendo a sua pergunta. Na página de abertura do meu blog no canto superior direito, tem um curso que fala sobre isso. é só você acessar o link Ricardo e terá toda informação necessário.
      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  16. Muinto bom mesmo Deus abençoe a sua vida pastor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado Cristiano. Deus te abençoe!
      A Paz do Senhor
      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  17. Muinto bom mesmo Deus abençoe a sua vida pastor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado Cristiano, por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe.

      A Paz do Senhor

      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  18. Muito bom o estudo
    Deus abençoe
    Recebi de Deus ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado Edson Andrade. Deus te abençoe!
      A Paz do Senhor
      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  19. Pastor Estou fazendo meu primeiro esboço para pregar a primeira vez baseado no Tanque de Betesda Que Deus ilumine os seus caminhos. A PAZ DO SENHOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      A Paz do Senhor
      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  20. Esse texto se indetifica com a minha...faz mais de 20 anos que ela está com depressão e já ñ tem mais forças pra ir á igreja...so pede que ore por ela..Mas
    eu falo com ela que ela mesma tem quer fazer forças e buscar a palavra de Deus pq ele tbm quer ver a nossa parte..É mto triste ver a minha mãe sofrendo assim..

    ResponderExcluir
  21. Esse texto se indetifica com a minha...faz mais de 20 anos que ela está com depressão e já ñ tem mais forças pra orar..ñ quer ir mais https://www.facebook.com/mirian.oliveira.5648137/posts/384266212089798 igreja...so pede que ore por ela..Mas
    eu falo com ela que ela mesma tem quer fazer forças e buscar a palavra de Deus pq ele tbm quer ver a nossa parte..É mto triste ver a minha mãe sofrendo assim..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Muito obrigado Lucimar por você ter acessado o meu blog e por ter deixado registrado o seu comentário. Estarei orando por sua mãe. Creia no poder de Deus... Ele pode mudar a história de vida de sua mãe. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor
      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  22. Deus fala no profundo,abriu verdadeiramente minha visão...que Deus possa lhe devolver em dobro Tudo o que tem nos oferecido ..conhecimento sabedoria e entendimento da palavra de Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      A Paz do Senhor

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  23. Respostas
    1. Amém! Obrigado Nelson Marcos, por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
    2. Esses esboço tirou algumas dúvidas que eu tinha muito obrigado fica na paz do Senhor

      Excluir
    3. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te Abençoe!

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  24. Mais ele não estava no lugar certo? Sendo que recebeu o que tanto queria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te Abençoe!

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  25. Amei demais peço a Deus que mim capacite para que eu tenha esta unção de compreender a palavra de Deus,maravilhosa pregação.

    ResponderExcluir
  26. Muito bom estudo, Deus continue te abençoando pastor. Enriqueceu o meu intendimento.

    ResponderExcluir
  27. Muito bom esse estudo está de parabéns que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado Lenilton Gomes, por acessar o meu blog e por deixar registrado seu comentário. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor

      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  28. Muito bom esse estudo está de parabéns que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado seu comentário. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor

      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  29. Muito bom esse estudo está de parabéns que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado seu comentário. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor

      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  30. Boa tarde
    A paz do Senhor
    Muito forte e profundo esse estudo.
    Abriu minha mente , Deus abençoe a vida,a família e o Ministério do Pastor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente
      Pastor Josias Silva

      Excluir
  31. Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente Pastor Josias Silva

      Excluir
  32. Respostas
    1. Amém! Muito Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor

      Att: Pastor Josias Silva

      Excluir