sexta-feira, 26 de setembro de 2014

TRANSFORMANDO O ALVOROÇO DA FAMÍLIA EM PAZ

Esboço de Pregação

Texto (Mc. 5.21-24; 35-42) E passando Jesus outra vez num barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão; e ele estava junto do mar. 22 - E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés,23 - E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva. 24 - E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava. 35 - Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre? 36 - E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente. 37 - E não permitiu que alguém o seguisse, a não ser Pedro, Tiago, e João, irmão de Tiago. 38 - E, tendo chegado à casa do principal da sinagoga, viu o alvoroço, e os que choravam muito e pranteavam. 39 - E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme. 40 - E riam-se dele; porém ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele estavam, e entrou onde a menina estava deitada. 41 - E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te. 42 - E logo a menina se levantou, e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto. 43 - E mandou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e disse que lhe dessem de comer.
Introdução
Diga à pessoa ao lado: “Se você está vivendo um alvoroço em casa, Deus vai te surpreender hoje!” Acho que posso resumir todos os conflitos familiares, todos os problemas com filhos, todas as preocupações financeiras, numa palavra que aparece nesse texto: “Alvoroço”. E acredito que em certa medida, cada um de nós, tem experimentado vez e outra, de um alvoroço em sua família. Como aconteceu a Jairo.Neste texto a palavra “Alvoroço” aparece muito forte. Está no (v.38)Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço…” (a NTLH diz: “Jesus encontrou ali uma confusão geral”; No (v.39) diz: “Ao entrar, lhes disse: “Por que estais em alvoroço…?Jesus perguntou: “por que tanta confusão?”. Quando o problema em casa é complicado, a situação difícil demais, ela gera um alvoroço, uma confusão, uma agitação, e a preocupação toma conta de nossos sentimentos e mente. Um alvoroço deixa nosso espírito sufocado pela ansiedade. Num alvoroço há uma grande confusão, todos querem encontrar a solução: o homem e a mulher dão palpite, o cunhado entra com o dele, a sogra também entra no assunto… todos falam e gritam ao mesmo tempo. Este texto fala de um alvoroço na casa de um homem: Jairo. Quem era Jairo? (V.22) Um líder da sinagoga judaica (sinagoga era uma espécie de mini-templos que havia em Jerusalém para leitura da Lei e para oração - em cada sinagoga havia um administrador, um líder, que geralmente era homem religioso e de moral elevada). Jairo era assim: um líder religioso, que vivia uma vida correta, mas que estava vivendo um problema em casa, porque no (v.38) lemos isto: "Chegando Jesus à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço" – havia uma confusão geral em sua casa.Então veja: problema não respeita ninguém, entra pela porta de qualquer casa.Veja Jairo, apesar de sua crença em Deus, de sua posição de destaque como líder religioso, sofria uma crise, uma confusão - na sua casa havia um tremendo alvoroço porque sua filha estava à beira da morte... Porém, aquele alvoroço foi transformado em uma paz abundante! Aleluia! Irmãos vamos aprender com Jairo como transformar o ALVOROÇO da nossa casa em Paz também. Algumas providências devem ser tomadas, e as providências são as seguintes:
Primeiro - Para Transformar O Alvoroço Em Paz

COLOQUE A SUA FÉ NO LUGAR CERTO


(v.22) E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés”. Naquele momento difícil, Jairo estava recebendo conforto de seus amigos, mas algo aconteceu: Jesus chegou na hora do alvoroço (v.38) “Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito”. Antes disso, porém, Jairo já havia colocado a sua fé em Jesus Cristo. No (v.22 e 23) lemos isto: “Eis que se chegou a Ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés e insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá" Normalmente um judeu jamais se prostraria diante de outra pessoa, principalmente Jairo - religioso. Mas ele compreendeu que Jesus não era qualquer pessoa, nem qualquer homem. Jairo reconheceu Jesus como o bendito Filho de Deus! Muitos casais têm fé, mas a colocam no lugar errado. Jairo se prostrou diante do Senhor Jesus, admitindo ser Ele o Cristo, reconhecendo Sua superioridade a qualquer homem, sua graça salvadora e reveladora de Deus! O alvoroço leva ao desespero, e é o desespero que faz com que as pessoas coloquem a fé no lugar errado: prostram-se diante de bruxos, de santos, de feiticeiros, de benzedeiros, de ídolos… abrindo espaços para ministrações de morte (os demônios estão por trás dessas coisas)Amados, chefes de família. "Onde está a sua fé?" JAIRO SE PROSTROU AOS PÉS DE JESUS (v.22) E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés”.
As pessoas se prostram diante de Jesus em duas situações. 
Amor ou Dor
  • Na primeira: Reconhecem que Ele morreu na cruz, amou, salvou e assim o aceitam como Senhor e Salvador.
  • Na segunda: A dor e aflição tomam conta de suas almas, e então se prostram diante de Jesus assim"Jesus, olhe o meu desespero. Veja este alvoroço em minha vida… ó Jesus, veja a minha dor… minha aflição… misericórdia, Jesus!" Mas não importa muito se você vem a Jesus pelo amor ou pela dor, o que importa é o toque de Deus. Ele sabe os temores do seu coração e do alvoroço que se encontra a sua alma, e quanto isto o tem sufocado.Por isso que, para ter o seu alvoroço transformado em paz, faça isto hoje: Coloque a sua fé no lugar certo... E o lugar certo: "É Jesus!" Amém?

Segundo: Para Transformar O Alvoroço Em Paz
DEIXAR JESUS CONDUZIR AS COISAS
(v.24)"Jesus foi com Ele". A decisão de seguir a Jesus tem que ser nossa, mas a partir do momento que resolvemos andar com Jesus, Ele nos acompanha em todos os momentos. Naquele momento Jairo precisava que Jesus o seguisse até sua casa que estava em alvoroço por causa da morte da sua filha. A maior necessidade das pessoas no mundo hoje é de PAZ! MAS ONDE HÁ ALVOROÇO, SÓ O SENHOR PODE RESTAURAR A ORDEM e RESTABELECER A PAZ.Hoje, Deus quer que você faça como Jairo; quer que você se dobre diante de Jesus, pois Jesus quer ir com você até sua casa, até o quarto das crianças e abençoá-las… Jesus quer entrar até ao lugar onde está o alvoroço e pôr em ordem todas as coisas, estabelecendo a Paz de Deus para você. Aleluia!Hoje, você deve começar a seguir a Jesus e deixar que Ele dê direção e organização à sua vida.Visualize Jairo, lado a lado com Jesus."uma menina de 12 anos" estava à morte… e eles caminham juntos – quanta paz de espírito Jairo pôde experimentar!…não importava a dor daquela hora, uma paz proveniente da presença de Jesus, enchia o coração de Jairo.Vale à pena deixar Jesus conduzir a nossa vida!
Terceiro: Para Transformar O Alvoroço Em Paz
RESISTA AOS INIMIGOS DA SUA FÉ
(v.35) Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre?” Teve aqui dois inimigos à fé de Jairo:
1 - O inimigo da fé de Jairo eram seus amigos: Jairo era muito bem sucedido, bem relacionado com a sociedade, conseqüentemente tinha muitos amigos. Mas naquele início de caminhada seus amigos eram os maiores inimigos de sua fé. Eram pessoas sem esperanças… (quando Jesus entrou na casa de Jairo, o que eles estavam fazendo?… diz o (v.38) “… Choravam e pranteavam muito").… faziam alvoroço!“Não há mais nada o que fazer” essa era a conversa deles! É muito bom ter amigos, mas é tão ruim quando a ótica deles é diferente da nossa: é lamentável quando alguém está em apuros e alguém lhe aconselha assim: "não adianta você lutar por isso. Desista logo, prá quê ficar orando, jejuando… não vai resolver mais nada… conforme-se… desista… chute o balde". No (v.40) até está escrito, que quando Jesus falou: “A criança não está morta, mas dorme”, eles (os amigos de Jairo) "Riam-se" de Jesus… esses amigos começaram a caçoar de Jesus! …Eram amigos incrédulos. Riam de Jesus. Zombavam. Nas horas de alvoroço, nas situações difíceis, muitos são os que gracejam e desdenham de qualquer investimento de fé.
2 - O inimigo da fé de Jairo foi a incredulidade. Neste momento de crise era preciso que Jairo aprendesse a ter fé, a confiar e esperar no Senhor. E Jesus não revida as palavras contrárias, mas apenas diz: (v.36) "Jairo, NÃO TEMAS, CRË SOMENTE" Jesus estava interessado em Jairo. Deus quer estender os limites da sua fé. Até onde ela vai? Satanás trabalha com a incredulidade. Deus trabalha com a Fé.Quais são os limites da sua fé? Sua fé tem fronteiras? Há pessoas cujo limite é tão curto que logo desistem de Jesus, da igreja, das orações, da fé… Tal como Jesus disse a Jairo, Ele diz agora para você: “Não temas, Crê somente!" Isto nos basta! Não importa o tamanho do seu alvoroço, coloque a sua fé no Senhor Jesus, deixa Ele tomar a direção de sua vida e resista a todo inimigo da fé. Esta é uma noite para você se levantar como vitorioso e proclamar bem alto: "NÃO TEMO, SOMENTE CREIO". "NÃO TEMO, SOMENTE CREIO". "NÃO TEMO, SOMENTE CREIO".
Quarto: Para Transformar O Alvoroço Em Paz
PERSEVERE NA FÉ, JESUS ESTÁ NO COMANDO
(v.38) “Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito”. Muitos pranteavam mesmo, choros e gritos diz o (v.39) que Jesus, Ao entrar lhes disse: “Por que estais em alvoroço e chorais?” Ele já sabia de tudo o que havia acontecido naquela casa - Ele perguntou, porque faria em seguida uma declaração, demonstrando sua onisciência e domínio da situação: “A criança não está morta, mas dorme”. Normalmente quando estamos vivendo um alvoroço, a gente fica na superfície, sem ter uma clareza de toda situação.Mas com Jesus não é assim. Ele está no comando, no Trono… Ele conhece profundamente todas as coisas. No (v.40) Ele mandou os zombadores, os incrédulos, os curiosos saírem do quarto. Ele queria que ficassem somente aqueles que pudessem afirmar: "NÃO TEMO, SOMENTE CREIO". ficaram três discípulos e os pais da menina. Será que Jesus deixaria você permanecer naquele quarto? Lemos nos (V.41,42) que o milagre acontece…Ali estava à filhinha de Jairo, deitada sobre sua cama, completamente fria, sem vida, morta. Jesus diz: “… Menina, eu te mando, levanta-te! Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados”. Naquela casa onde havia alvoroço, agora só há alegria e admiração; só alegria e louvor! só alegria e louvor! Só alegria e louvor!
Conclusão
Você pode estar vivendo um alvoroço em sua casa, porém, deixe agora que Jesus acabe com seu alvoroço. Talvez, você é membro aqui da igreja, um líder de grupo, um líder de louvor, mas se sua casa, estiver em alvoroço, deixe também agora que Jesus poderosamente acabe com este alvoroço, operando o milagre da paz na sua vida e em seu lar. Prostre-se diante dele agora… e permita a Jesus andar ao seu lado em direção à ordem, a paz , ao milagre. A Bíblia diz (IPe. 5.7) “Lançarmos sobre Ele toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós”. Jesus ama você. Você é a menina dos olhos de Deus.Resista a todo deboche, crítica,Incredulidade… NÃO TEMAS CRÊ SOMENTE, e que a PAZ DE DEUS QUE EXCEDE A TODO ENTENDIMENTO HUMANO GUARDE A SUA MENTE E A SUA VIDA EM CRISTO JESUS. Amém.
Pr. Walter Pacheco da Silveira - Domingo, 15 de Agosto de 2004

4 comentários:

  1. Ótimo meu irmão, que Deus lhe abençoe. http://calvariovida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Muito obrigado Ministro Euler Souza, por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  2. PARABÉNS PR DEUS ABENÇOE PREGAÇÃO IMPACTANTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te Abençoe!

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir