terça-feira, 17 de janeiro de 2017

"KAIRÓS!" TEMPO DE DEUS!...É PRECISO SABER ESPERAR!...

Janeth Camargo Garajau

SE VOCÊ ACHA QUE A VISÃO (PROMESSA, VITÓRIA), QUE DEUS TE PROMETEU ESTÁ DEMORANDO MUITO PARA SE CUMPRIR, ESSA PALAVRA É PARA VOCÊ!

"DEUS NÃO ATRASA E NEM SE ADIANTA!"
ELE FAZ TUDO LINDO, EM SEU TEMPO! (KAIRÓS = TEMPO CERTO- COMPLETO).

"O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que ALGUNS a têm por tardia;...". (2 Pedro 3:9a). 

Tenho que confessar que já estive incluída nesse "ALGUNS", aí desse texto, muitas vezes. E de conflito em conflito interior, tive que aprender, a duras penas, a esperar e confiar em Deus.
Nós temos a tendência natural da carne de não querer esperar. E quando temos que esperar por alguém ou alguma coisa, logo ficamos muito irritados! Quem já não se irritou na fila do banco, ou do consultório médico, do dentista, no restaurante, Etc.?

Maridos se irritam esperando suas esposas se arrumarem para sair. Namorados se irritam esperando suas namoradas em um encontro. 
Já vi até mesmo, uma grávida dizer (antes de completar nove meses): Não aguento mais essa barriga! Estou gorda, inchada, desconfortável, ah! porque esse bebe não nasce logo? ... Então eu disse para ela: Tenha calma. Não nasce porque ainda não esta na hora. Vai nascer quando quando estiver pronta, na hora certa. E não na hora que você quer. Tenha paciência!

Na vida também é assim. As vezes queremos as coisas prematuramente, porque não temos paciência para esperar o tempo certo (o Kairós- Tempo de Deus). E corremos o risco de colocar tudo a perder, por causa da nossa ansiedade, afobação, impaciência, precipitação... A verdade é que não gostamos, não queremos e não sabemos esperar. 

É difícil para nossa alma entender que Deus realmente NÃO RETARDA (atrasa), a sua promessa. Ainda que pareça aos olhos naturais que está demorando, que estamos tendo que esperar demais; Deus sempre é pontual! Não se atrasa e não se adianta.
Aprendi que, quem atrasa o cumprimento das promessas não é Deus; e sim, nós. Isso mesmo. Eu e você é que estamos fazendo Deus esperar e "atrasando" o cumprimento do seu propósito para nossas vidas. E não o contrário. Veja o que diz o texto citado acima, na íntegra:


"O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se" .(2 Pedro 3:9)

(Longânimo significa: Longo-ânimo, que não desanima facilmente. Bondade longamente sem fim , bondade eterna, sem tamanho).

Ou seja, esse texto diz que; ainda que ALGUNS pensem que Deus está demorando, ele NÃO está demorando, e sim, por causa da sua longanimidade ELE está esperando que ALGUNS (os mesmos que acham que estão esperando demais...), se arrependam e não se percam. (Arrependimento (metanoia - no Grego), Significa: MUDANÇA DE MENTE E ATITUDE).

Vemos então, que, enquanto "esperamos", Deus está trabalhando na nossa mente pelo seu Espírito Santo, visando nos transformar completamente, por meio da renovação da nossa mentalidade, e consequentemente, nossas atitudes (maneira de agir). Levando-nos a produzir obras de fé, sem as quais ninguém pode herdar nada. E nem se quer experimentar o que Deus planejou.

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". (Romanos 12:2)

Lembre-se que o povo de Israel quando saiu do Egito, poderiam ter entrado na terra prometida com quarenta dias, mas levaram quarenta anos, por causa da incredulidade e murmuração.

"Segundo o número dos dias em que espiastes esta terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniquidades quarenta anos, e conhecereis o meu afastamento". (Números 14:34)

Não é que Deus não estava pronto para cumprir o que lhes havia prometido. Pois Deus está sempre pronto. Mas eles, o povo de Israel, não estava pronto para herdar a terra prometida. Deus poderia tê-los destruído a todos ali mesmo naquela hora; por causa da quebra de aliança. Mas não o fez, porque é LONGÂNIMO! Esperou por quarenta anos uma nova geração ser estabelecida para que se cumprisse a visão, o sonho, a promessa. Restituiu aos remanescentes, Josué e Calebe, no lugar dos murmuradores, uma nova geração que, como eles (Josué e Calebe), tiveram OUTRO ESPÍRITO (Coração, mentalidade). Por isso entraram na terra prometida.

"Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança.
(Números 14:24)

TEMOS QUE APRENDER A ESPERAR, EM DEUS, PELO TEMPO DE DEUS! (KAIRÓS= Tempo oportuno- hora certa- tempo completo). (Esperar EM DEUS é: Esperar com paciência, (sem murmuração), cumprindo o propósito, servindo-o a cada dia com ação de graças).

ENTENDENDO O "FATOR TEMPO" EM TODAS AS ÁREAS DA VIDA
A bíblia diz que há tempo para todas as coisas:

"Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra". (Eclesiastes 3:17)


Por exemplo: Na agricultura, há um tempo certo para plantar e um tempo certo para colher cada tipo de alimento. E isso deve ser respeitado rigorosamente. Para não por em risco (perder) a colheita.
O problema é que, todos querem que chegue logo o tempo de colher aquilo que desejam. Mas, nem todos respeitam o tempo de PLANTAR aquilo que querem colher. Ou seja, se Deus prometeu algo para você, primeiro ele te dará sementes; e ele espera que você observe o TEMPO OPORTUNO (oportunidade, hora certa), de semear a semente daquilo que você quer colher em Deus. Se você não discernir o tempo certo (oportunidade), de plantar, não terá nada para colher no tempo da colheita.
LEMBRE-SE: 
*O tipo de semente define O QUE você vai colher. Semear uma coisa e querer colher outra é TENTAR zombar de Deus. E isso NÃO é possível!
Por exemplo: Muitos querem colher sucesso no trabalho, no ministério, Etc. Mas não semeiam as sementes do sucesso, que são: excelência, esforço, esmero, competência, comprometimento, dedicação, ... E sabemos que, sem semear essas sementes não colherá sucesso, por mais talento e potencial que tenha.


"Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá". (Gálatas 6:7)


O Criador determinou que TUDO reproduza conforme a sua espécie: (Gênesis 1:12),(Gênesis 1:25).
Tudo que você plantar, de bom ou de ruim, retornará a você na mesma espécie e com maior intensidade:

"Eles semeiam vento e colhem tempestade..."(Oséias 8:7a).

* A quantidade que você semeia, definirá o volume da sua colheita.

"E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará". (2 Coríntios 9:6)

* A qualidade da sua semente definirá a aceitação ou não, da mesma.

"Porque, quando ofereceis animal cego para o sacrifício, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou enfermo, isso não é mau? Ora apresenta-o ao teu governador; porventura terá ele agrado em ti? ou aceitará ele a tua pessoa? diz o SENHOR dos Exércitos". (Malaquias 1:8)

Quem quer colher o melhor, deve semear o melhor! O primeiro! As primícias!

"As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à casa do SENHOR teu Deus;..." . (Êxodo 34:26)

AÍ SIM VOCÊ PODERÁ CANTAR!: "O melhor de Deus ainda está por vir!...". "...Deus tem o melhor pra mim!". Poderá cantar, declarar que receberá o melhor de Deus porque observou o princípio da semeadura, semeando a melhor semente no TEMPO certo, na quantidade certa.

SOMENTE O SÁBIO DISCERNIRÁ O TEMPO DE DEUS. (KAIRÓS-Tempo certo):

"Quem obedece às suas ordens não sofrerá mal algum, pois o coração sábio saberá a hora e a maneira certa de agir". (Eclesiastes 8:5)

Quando falamos de entender, discernir TEMPO CERTO para cada coisa, temos que levar em conta e tomar cuidado com duas coisas: A PROCRASTINAÇÃO e a PRECIPITAÇÃO.

* A PROCRASTINAÇÃO:
Muitos me dizem: Pastora, não aguento mais! Está demorando muito! Eu já não sei mais o que fazer!... E eu digo sempre: ...Hum; O que você acha de fazer o que a bíblia manda fazer nesses casos? E sempre me dizem: O que pastora? E eu digo:... CONTINUAR ESPERANDO.

"Pois a visão espera UM TEMPO DETERMINADO (para se cumprir); ela fala do fim, e não falhará. AINDA QUE SE DEMORE, ESPERE-A; porque ela certamente virá e não se atrasará". (Habacuque 2:3)

É isso mesmo! CONTINUAR ESPERANDO! E COM HUMILDADE. Sem se exaltar, se estressar ou murmurar...

"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a SEU TEMPO (KAIRÓS), vos exalte;" (1 Pedro 5:6).

E muitos me dizem: Ah, pastora, eu não tenho mais forças... E eu digo: Não tem problema meu filho(a), isso aí também Deus resolve... "Ele dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que já não tem nenhum vigor". (Isaías 40:29). 

PORTANTO: Continue ESPERANDO NO SENHOR! Essa é a resposta. Essa é a estratégia de Deus para nós a cada dia! 

"Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão". (Isaías 40:31).

Como eu digo sempre: "QUEM ESPERA, AS VEZES CANSA, É VERDADE. MAS SEMPRE ALCANÇA! Aleluia! CONTINUE ESPERANDO COM PACIÊNCIA! E DEUS TE SURPREENDERÁ!!!

"Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor". (Salmos 40:1). 

"Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera," (Efésios 3:20). 

ENTÃO, CREIA! NÃO DESANIME, NÃO DESFALEÇA PELO CAMINHO. NÃO PARE DE FAZER O BEM. E NO TEMPO CERTO (KAIRÓS DE DEUS), ELE FARÁ TUDO MUITO MAIS ABUNDANTEMENTE ALÉM, DO QUE VOCÊ JAMAIS IMAGINOU! 

"E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos". (Gálatas 6:9).

"Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes. (Salmos 126:6).

"Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera. (Tiago 5:7).

"Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possas alcançar a promessa". (Hebreus 10:36).

PORTANTO, AMADOS. PERSEVERE EM FAZER A VONTADE DE DEUS. E DEPOIS DE TÊ-LA FEITO, SÓ PRECISARÁ DE PACIÊNCIA PARA ESPERAR! POIS A SUA VITÓRIA VIRÁ COM CERTEZA, NO KAIRÓS DE DEUS! ALELUIA!!!

Janeth Camargo Garajau

15 comentários:

  1. Louvo a Deus por tua vida Pastor ....sempre venho a esta pagina abençoada para meditar e aprender da santa palavra de Deus ...que ele continue abençoando sua vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor
      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  2. Louvo a Deus por tua vida Pastor ....sempre venho a esta pagina abençoada para meditar e aprender da santa palavra de Deus ...que ele continue abençoando sua vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor
      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  3. Louvo a Deus por tua vida Pastor ....sempre venho a esta pagina abençoada para meditar e aprender da santa palavra de Deus ...que ele continue abençoando sua vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado Sueli Santiago, por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor
      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  4. Deus esteja sempre com o senhor estou maravilhado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado seu comentário. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor

      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  5. Deus esteja sempre com o senhor estou maravilhado.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente Pastor Josias Silva

      Excluir
  7. Estudo e esboço de excelente qualidade e bem elaborado parabéns 🔥📖🔥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente Pastor Josias Silva

      Excluir
  8. Glória a Deus gostei muito desse esboço fico muito feliz por sua dedicação e seriedade que Deus continue lhe dano sabedoria um forte a braço a paz do Senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente Pastor Josias Silva

      Excluir