domingo, 23 de agosto de 2015

QUATRO PASSOS PARA ENFRENTAR O INIMIGO E CONQUISTAR TUDO QUE ELE TIROU DE VOCÊ

Texto: (ISm. 30:1-20) Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens ao terceiro dia a Ziclague, já os amalequitas tinham invadido o sul, e Ziclague, e tinham ferido a Ziclague e a tinham queimado a fogo.
2 - E tinham levado cativas as mulheres, e todos os que estavam nela, tanto pequenos como grandes; a ninguém, porém, mataram, tão-somente os levaram consigo, e foram o seu caminho.
3 - E Davi e os seus homens chegaram à cidade e eis que estava queimada a fogo, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados cativos.
4 - Então Davi e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz, e choraram, até que neles não houve mais forças para chorar.
5 - Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas; Ainoã, a jizreelita, e Abigail, a mulher de Nabal, o carmelita.
6 - E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus.
7 - E disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me, peço-te, aqui o éfode. E Abiatar trouxe o éfode a Davi.
8 - Então consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei? E lhe disse: Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás.
9 - Partiu, pois, Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam, e chegaram ao ribeiro de Besor, onde pararam os que ficaram atrás.
10 - E perseguiu-os Davi, ele e os quatrocentos homens, pois que duzentos homens ficaram, por não poderem, de cansados que estavam, passar o ribeiro de Besor.
11 - E acharam no campo um homem egípcio, e o trouxeram a Davi; deram-lhe pão, e comeu, e deram-lhe a beber água.
12 - Deram-lhe também um pedaço de massa de figos secos e dois cachos de passas, e comeu, e voltou-lhe o seu espírito, porque havia três dias e três noites que não tinha comido pão nem bebido água.
13 - Então Davi lhe disse: De quem és tu, e de onde és? E disse o moço egípcio: Sou servo de um homem amalequita, e meu senhor me deixou, porque adoeci há três dias.
14 - Nós invadimos o lado do sul dos queretitas, e o lado de Judá, e o lado do sul de Calebe, e pusemos fogo a Ziclague.
15 - E disse-lhe Davi: Poderias, descendo, guiar-me a essa tropa? E disse-lhe: Por Deus jura-me que não me matarás, nem me entregarás na mão de meu senhor, e, descendo, te guiarei a essa tropa.
16 - E, descendo, o guiou e eis que estavam espalhados sobre a face de toda a terra, comendo, e bebendo, e dançando, por todo aquele grande despojo que tomaram da terra dos filisteus e da terra de Judá.
17 - E feriu-os Davi, desde o crepúsculo até à tarde do dia seguinte; nenhum deles escapou, senão só quatrocentos moços que, montados sobre camelos, fugiram.
18 - Assim salvou Davi tudo quanto tomaram os amalequitas; também as suas duas mulheres salvou Davi.
19 - E ninguém lhes faltou, desde o menor até ao maior, e até os filhos e as filhas; e também desde o despojo até tudo quanto lhes tinham tomado, tudo Davi tornou a trazer.
20 - Também tomou Davi todas as ovelhas e vacas, e levavam-nas adiante do outro gado, e diziam: Este é o despojo de Davi. 

INTRODUÇÃO

Nesta mensagem eu quero chamar a sua atenção para um ponto crucial e importante. O que você tinha que o inimigo roubou de você? O que você tinha que o inimigo tirou de você? Se foi os teus sonhos, os teus projetos, o seu emprego, a sua família, ou qualquer outra coisa, não importa o que tenha sido, existe um Deus, Ele tem em suas mãos o poder absoluta para reverter com qualquer situação por mais difícil que possa ser, por mais complicado que pareça "Jesus" pode reverter a situação, porque em suas mãos a força e poder.

Diante do nome "Jesus" você vai colocar em prática os quatro passos para enfrentar o inimigo e certamente a vitória será sua. Quais são estes quatro passos? E o que você pode fazer para vencer o inimigo? Os quatro passos são:
 
Primeiro Passo
IDENTIFIQUE O PROBLEMA E
ENFRENTA A SITUAÇÃO

(ISm. 30:6) E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus.

Davi identificou o problema, ele analisou a situação daquele momento de sua vida. Ele se angustiou em ver o estrago que o inimigo havia feito para ele e para o seu povo. Todos eles se lamentaram e choraram até se esvaziarem, até que sua força ficassem esgotadas, mais Davi não deixou que isto viesse intimidá-lo diante do povo, ao contrário disse, ele encontrou diante da adversidade uma oportunidade para reverter com toda a situação que ele e todo e seu povo estava passando naquele momento. Davi analisou toda a situação, ele identificou o problema e foi buscar ajuda da única pessoa que poderia lhe ajudar. Davi buscou o auxílio e a ajuda do Deus Todo Poderoso, ele se fortaleceu na força do Senhor o seu Deus. "Diante do seu Deus o inimigo nada pode fazer".
 
Se você conseguir identificar: o seu problema, os seus inimigos, e planejar como você deve fazer para vencê-los e buscar principalmente a ajuda do Senhor, certamente, você irá vencer e estará preparado para enfrentar os obstáculos que o inimigo colocar em seu caminho. Não faça nada sem antes consultar ao Senhor!
Davi consultou ao Senhor, ele falou com Deus, ele pergunto ao Senhor se ele deveria perseguir os seus inimigo e trazer de volta com tudo que o inimigo havia tirado dele e de seu povo. (ISm. 30:8) Então consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei? E lhe disse: Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás. 
 
Identifique o problema, e busque no Senhor a solução, a orientação e a estratégia que Ele irá te dar, e depois, saia ao campo de batalha, persiga os seus inimigo, enfrenta os gigantes e resgata, e tira das mãos deles tudo o que eles lhes havia roubado no poder do nome de Jesus. Na força do Senhor você vai vencer, e no nome de JESUS você vai conquistar. "A vitória já é sua! Creia e receba em o nome de Jesus".
 
Segundo Passo
SE PREPARA PARA ENFRENTAR O INIMIGO, NÃO VÁ ENFRENTÁ-LO DE QUALQUER JEITO

(ISm. 30:6b) todavia Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus.

Davi não enfrentou o inimigo de qualquer jeito. Davi não deixou que a frustração lhe impedisse e bloqueasse a sua mente deixando-o completamente sem ação. Ele estava fragilizado naquele momento, e ainda sofria com as acusações de seu povo. Se não bastasse tudo que o inimigo havia feito o seu próprio povo queria lhe apedrejar. Tudo isso poderia ser um obstáculo para Davi, mais ele não deixou se abater, ainda que naquele momento ele havia ficado angustiado por causa do problema e por causa do seu povo que queria lhe apedrejar. Tudo isto não foi um obstáculo para ele, diante de situações difíceis e impossíveis, nós temos um Deus a quem recorer. Foi isso que Davi fez, depois do momento de angústia ele foi se fortalecer no Senhor.

Se a sua vida desabou, se você perdeu tudo, se os seus "AMIGOS" lhes viraram as costas, e se tudo está dando errado em sua vida, e você está vivendo um complexo caos de desolação, dor, angústias e sofrimentos, não pare, não fique paralisado, perplexo sem entender e sem saber o que fazer... Olhe para o alto você tem um Deus que está no controle de tudo! Busque a ajuda do Senhor... Ele reanimará toda a estrutura do seu corpo e te dará condições para você enfrentar a situação. Confia no Senhor e na força do seu Poder... Não Pare de Lutar, você vai vencer.
 
Terceiro Passo
PERGUNTE AO SENHOR O QUE VOCÊ TEM QUE FAZER PARA VENCER O PROBLEMA

(ISm. 30.8) Então consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei? E lhe disse: Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás.

Quando não sabemos o que fazer, existe alguém, um Deus que tem em suas mãos a chave que abrirá com qualquer porta... Não importa o tipo de fechadura, e nem tão pouco o que está por de trás dessa porta, o seu Deus, o teu Senhor, tem poder! Creia, confia no Senhor e você vai ver o grande milagre que o Senhor irá fazer em sua vida.
 
Deus tem poder para destruir com as obras do mal... Não a barreira, não haverá muralhe que ficaram de pé diante da autoridade e da Palavra de poder e de vitória que o Senhor Jesus já liberou sobre a sua vida. Tome posse agora em o nome de Jesus! Este problema que você está passando, que você está enfrentando, Deus já destruiu com o seu poder e nada poderá deter e impedir que o Senhor Jesus libere a sua bênção, e a sua vitória e a restitua em sua vida, tudo que o inimigo tirou e roubou de você, hoje o teu Senhor está lutando e pelejando pelas suas causas... Prepare-se para receber a sua vitória! O seu dia chegou!Grande será as maravilhas que o Senhor já está fazendo a teu favor.
 
Quarto Passo
NO CAMPO DE BATALHA VOCÊ NÃO SERÁ DERROTADO PELO INIMIGO... LUTE! O SENHOR JÁ TE DEU A VITÓRIA

(ISm. 30:18-19) Assim salvou Davi tudo quanto tomaram os amalequitas; também as suas duas mulheres salvou Davi. 19 - E ninguém lhes faltou, desde o menor até ao maior, e até os filhos e as filhas; e também desde o despojo até tudo quanto lhes tinham tomado, tudo Davi tornou a trazer. 
 
O que foi que Davi conquistou no campo de batalha? Tudo o que o inimigo havia roubado e tirado de Davi e de seu povo. Tudo, tudo ele trouxe de volta, tudo ele conquistou, porque o Senhor era com ele.
 
Tudo o que o inimigo quer: É ver que você está com medo, que você está desanimado, que você está desorientado, que você está completamente perdido e sem direção. O inimigo quer te ver por baixo, se lamentando, triste e principalmente, murmurando do seu Deus. Ele quer te oprimir, te sufocar e ver que você não tem nenhuma chance para escapar do cerco que ele te cercou, da situação que ele trouxe sobre a sua vida. Ele quer te ver socado dentro de uma caverna, completamente paralisado e com muito medo. Mais para aqueles que confiam no Senhor sempre poderá contar com a ajuda do seus Deus para enfrentar o inimigo e sair vencedor desse campo de batalha.

Não se dobre, não se renda, não fique paralisado diante do problema! Encara o inimigo de frente... Estuda a situação, tente observar os pontos fraco do seu inimigo e monte uma estratégia de guerra, persiga o inimigo, cercando ele de todos os lados, e lute contra ele até vencê-lo na força do Senhor.

Você tem um Deus que te dá: "Estratégia, força, sabedoria e poder, e no nome de Jesus você vai vencer". Não importa o tamanho do gigante, nem o tipo de problema e adversidade que por ventura o inimigo venha colocar e seu caminho, se você estiver firmado na rocha que é Deus nada poderá te ter, nada poderá te parar, nado poderá te vencer. Com Deus você pode tudo! Com Deus a vitória já é sua! Em o nome de Jesus.
 
CONCLUSÃO

Diante do nome "JESUS" você vai colocar em prática os quatro passos para enfrentar o inimigo e certamente, a vitória será sua.
 
1 - Identifica o problema e enfrenta a situação.
2 - Se prepara para enfrentar o inimigo, não vá enfrentá-lo de qualquer jeito.
3 - Pergunte ao Senhor o que você tem que fazer para vencer o problema.
4 - No campo de batalha você não será derrotado pelo inimigo... Lute! O Senhor já te deu a vitória.

Autor. Pastor Josias Silva
  Todos os direitos reservados


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário