sábado, 12 de setembro de 2015

O TRIBUNAL DE CRISTO


Texto (Romanos 14:10) “Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo”.

INTRODUÇÃO

Deus é o soberano de todo o universo, e o juiz de tudo e todos os que destoam do seu padrão de santidade. Estamos diante do tribunal de Cristo.

Primeiro

Como Será O Tribunal De Cristo?

SERÁ UM TRIBUNAL INEVITÁVEL

Todos compareceremos a este tribunal. Somos criatura de Deus, é normal que ele nos peça conta de nossos atos.

1)         O que diz Paulo? - (Fp 2:10-11) Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,

11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Nesta passagem Paulo estava dizendo que: Todo joelho – Todos! Um dia, adorarão a Jesus Cristo como Senhor e soberano de nossas vidas, e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor.

Confesse significa: “Concorde” Mas... somente aqueles que depositaram a sua fé no Senhor nesta vida, terão uma relação eterna com Ele após a morte.


2)         O que diz Davi? - (Sl 22:29; 86:9) Todos os que na terra são gordos comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele; e nenhum poderá reter viva a sua alma.

 - Prostrarão perante ele. O Senhor Jesus considera sua honra como a de um rei dos pobres.

(Sl 72: 12) Porque ele livrará ao necessitado quando clamar, como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude.

Compreendendo que não podemos manter vivas as nossas almas, é nossa sabedoria e nossa obediente fé dedica-las a Jesus Cristo, que pode salvá-las e mantê-las em vida eternamente. (Comentário: Bíblia de Estudo Matthew Henry)

(Sl 86:9) Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a tua face, Senhor, e glorificarão o teu nome.

Todas as nações derivam sua existência de ti e têm uma dependência constante em ti. Isso deveria ter sua inteira realização nos dias do Messias, portanto todas as nações devem adorar frente a ti, porque, como Rei das nações, tu és grande, tua soberania é absoluta, e, como prova, tu fazes coisas prodigiosas. Só tu és Deus e não apenas não há nenhum como tu; não há nenhum ao teu lado. (Comentário: Bíblia de Estudo Matthew Henry)

Todos os povos, línguas e nações ao de se prostrarem diante do Rei Jesus.

3)         O que diz João? - (Ap 15:4) Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos”.

4)         O que diz Jesus? - (Mt 25:32) E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas.

5)         Não haverá possibilidade de fuga.

(Am 9:1-3) Vi o Senhor, que estava em pé sobre o altar; e me disse: Fere o capitel, e estremeçam os umbrais, e faze tudo em pedaços sobre a cabeça de todos eles; e eu matarei à espada até ao último deles; nenhum deles conseguirá fugir, nenhum deles escapará.

O povo esperava que a visão de Deus sobre o altar fosse um bom sinal para eles, abençoando-os com sua presença. Mas, na verdade, Deus estava lá para começar a destruir a nação partir do altar. Todos eles... o último deles. Aqui, refere-se aos israelitas sem fé.

(Vs 2) Ainda que cavem até ao inferno, a minha mão os tirará dali; e, se subirem ao céu, dali os farei descer.

Inferno... céu. Segundo essa metáfora, os israelitas fugitivos do juízo de Deus não poderiam escapar nem para cima, nem para baixo; Deus os encontraria, não obstante para onde fugissem.

(Vs 3) E, se se esconderem no cume do Carmelo, buscá-los-ei, e dali os tirarei; e, se dos meus olhos se ocultarem no fundo do mar, ali darei ordem à serpente, e ela os picará.

Se nem o universo poderia esconder os fugitivos, tampouco a terra o conseguiria. O cume do Carmelo representava o ponto mais alto da terra. Estivessem eles nessa altura, ou no fundo do mar, a terra não os esconderia. (Comentário: O Novo comentário Bíblico Antigo Testamento) - Editora Central Gospel

O julgamento começa no centro da idolatria. Nem o abismo (Seol) nem o céu nem qualquer outro lugar poderia esconder o povo de modo a escaparem do juízo de Deus. “(Não terá como escapar do tribunal de Cristo. Todos, mais todos mesmo... sem exceções, haverão de comparecer diante desse tribunal”).

Segundo

Como Será O Tribunal De Cristo?

SERÁ UM TRIBUNAL IMUTÁVEL

Os tribunais terrenos são mutáveis: mudam-se os homens, mudam-se as leis, mudam-se os critérios; vivemos num mundo de mudanças! Por que o tribunal de Cristo é imutável? “Porque é divino. Assim sendo, não pode haver nele mudança”.

(Ml 3:6) Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
(Tg 1:17) Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.

Por que Jesus não muda? (Hb 13:8) Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre. Jesus não muda porque esta é a sua essência e natureza. Sendo assim, todos haverão de ser julgados pelo filho de Deus.
(Jo 5: 22,26-27) E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento,
26 Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.
27 E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem.

Terceiro

Como Será O Julgamento No Tribunal De Cristo?

OS MEIOS DE JULGAMENTO

1)         Através da lei perfeita
(Sl 19:7) A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.

“A lei do Senhor é perfeita”. A lei do Senhor não tem falhas e, bem por isso, o padrão de julgamento será perfeito, porque se fundamenta em leis divinas e perfeitas.

A lei é a Torá, que significa instrução ou orientação. A lei dá o segredo da sabedoria, da alegria e, o mais importante, da vida eterna. (Comentário: O Novo comentário Bíblico Antigo Testamento) - Editora Central Gospel

A lei, ela é inteiramente livre de toda corrupção. Inteiramente constituída de tudo o que é bom e inteiramente apropriada ao fim para o qual foi designada.

A lei de Deus é fundação segura para o conforto dos vivos e também para a esperança final. Aqueles que são humildes e simples, sensíveis às próprias limitações e dispostos a aprender irão tornar-se sábios pela Palavra de Deus. (Comentário: Bíblia de Estudo Matthew Henry)

2)         Através dos livros do Senhor: Os livros das ações.

Primeiro Livro

Os livros das ações. (Ap 20:12) Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.

Mortos, grandes e pequenos. Novos e velhos, baixos e altos, pobres e ricos. Ninguém é tão grandioso para evitar a jurisdição desse tribunal; não somente os que forem achados vivos na vinda de Cristo, mas todos os que morreram antes.

Abriram-se os livros. Que livros? Os livros da onisciência de Deus, que é maior do que a nossa consciência e sabe de todas as coisas (existe um livro da lembrança com Ele, tanto do bem quanto do mal); o livro da consciência dos pecadores, que, embora anteriormente fosse secreto, agora é aberto.

Livro da Vida; Outro livro será aberto – o livro das Escrituras o livro do estatuto do céu, a regra da vida. Este livro é aberto e contém os critérios pelos quais os corações e vidas serão julgados. Pelas suas obras, os homens serão justificados ou condenados. Deus julgará seus princípios e suas práticas. (Comentário: Bíblia de Estudo Matthew Henry)

Segundo Livro

O livro das memórias do Senhor. (Ml 3:16) Então, os que temiam ao SENHOR falavam uns aos outros; o SENHOR atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome.

Um memorial. Deus nunca se esquece de suas promessas. Ele nos ensina a lembrar e valorizar tudo de bom que as pessoas façam. Aqueles que temem ao Senhor da máxima importância dele em sua vida. (Comentário: O Novo comentário Bíblico Antigo Testamento) - Editora Central Gospel

Deus se lembra do serviço do seu povo e tem um memorial de suspiros e lágrimas dos seus pranteadores. (Sl 56:8) Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?

Nunca ouve uma boa palavra falada por Deus, ou para Deus, que tenha sido registrada, que não fosse recompensada. (Comentário: Bíblia de Estudo Matthew Henry)

Terceiro Livro

O livro da consciência. (Rm 2:15) Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se.

Não é a Lei que está inscrita em nosso coração, mas a obra da lei. A Lei de Moisés foi gravada em pedras, porém há também uma lei moral, semelhante a ela, escrita no interior de todas as pessoas. (Comentário: O Novo comentário Bíblico Novo Testamento) - Editora Central Gospel

Quarto Livro

O livro da vida. (Ap 20: 12-15) Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.
13 Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras.
14 Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.
15 E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.

O livro da vida, o registro de Deus do nome daqueles que foram salvos, também será aberto. Então, embora ninguém seja jugado aceitável com base em suas próprias obras, muitos serão salvos pela graça de Deus recebida pela fé em Jesus Cristo. (Comentário: O Novo comentário Bíblico Novo Testamento) - Editora Central Gospel

Aquele que vencer será vestido de umas vestiduras brancas, e o Senhor não apagará o seu nome do Livro da Vida, mais ele confessará o seu nome diante do Pai e diante doas anjos. Vale apena ser fiel!”

Os Tipos de Julgamentos

1)         O Julgamento das Obras dos Crentes.

Tempo: Depois do arrebatamento da Igreja. Lugar: No céu. Juiz: Cristo. Participantes: Todos os membros do corpo de Cristo. Base. Obras posteriores à salvação. Resultado: Galardão ou perda de galardões. (Bíblia de Estudo – A Bíblia Anotada “Editora Mundo Cristão)

(ICo 3: 11-15) Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.
12 Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
13 manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.
14 Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão;
15 se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.

(IICo 5:10) Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.

2)         O julgamento das Nações (ou dos Gentios)

Tempo: na segunda vida de Cristo. Lugar: Vale de Josafá. Juiz: Cristo. Participantes. Os gentios vivos na época da volta de Cristo. Base: Tratamento dos irmãos de Cristo, i.e.; Israel. Resultado: Os salvos entram no reino; os perdidos são lançados no lago de fogo. (Bíblia de Estudo – A Bíblia Anotada “Editora Mundo Cristão)

(Joel 3:2) congregarei todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá; e ali entrarei em juízo contra elas por causa do meu povo e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam por entre os povos, repartindo a minha terra entre si.

3)         O julgamento de Israel.

Tempo. Na segunda vinda de Cristo. Lugar: Na terra, no deserto dos povos. (Ez 20:35) Levar-vos-ei ao deserto dos povos e ali entrarei em juízo convosco, face a face. Juiz: Cristo. Participantes: Judeus vivos ao tempo da segunda vinda de Cristo. Base: Aceitação do Messias. Resultado: Os salvos entrarão no reino; os perdidos serão lançados no lago de fogo. (Bíblia de Estudo – A Bíblia Anotada “Editora Mundo Cristão)

(Ez 20: 33-38) Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, com mão poderosa, com braço estendido e derramado furor, hei de reinar sobre vós;
34 tirar-vos-ei dentre os povos e vos congregarei das terras nas quais andais espalhados, com mão forte, com braço estendido e derramado furor.
35 Levar-vos-ei ao deserto dos povos e ali entrarei em juízo convosco, face a face.
36 Como entrei em juízo com vossos pais, no deserto da terra do Egito, assim entrarei em juízo convosco, diz o SENHOR Deus.
37 Far-vos-ei passar debaixo do meu cajado e vos sujeitarei à disciplina da aliança;
38 separarei dentre vós os rebeldes e os que transgrediram contra mim; da terra das suas moradas eu os farei sair, mas não entrarão na terra de Israel; e sabereis que eu sou o SENHOR.

4)         O Julgamentos dos Anjos Caídos.

Tempo: Provavelmente depois do Milênio. Lugar Não especificado. Juiz: Cristo e os crentes. Participantes. Anjos caídos. Base: Desobediência Deus ao seguirem Satanás em sua revolta. Resultado. Lançados no lago de fogo. (Bíblia de Estudo – A Bíblia Anotada “Editora Mundo Cristão)

(Judas 1:6) e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia.

(ICo 6:3a) Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos?

5)         O Julgamento dos Mortos Não-Redimidos.

Tempo. Depois do Milênio. Lugar. Perante o Grande Trono Branco. Juiz: Cristo. Participantes: Todos os não-salvos desde o princípio da humanidade. Base: O que os faz serem julgados é a rejeição da salvação em Cristo, mas o fogo do juízo é a demonstração de que pelas próprias más obras merecem a punição eterna. Resultado: O lago de fogo. (Bíblia de Estudo – A Bíblia Anotada “Editora Mundo Cristão)

(Ap 20: 11-15) Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles.
12 Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.
13 Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras.
14 Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.
15 E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.

Quarto

SERÁ UM TRIBUNAL INFALÍVEL

Nós humanos somo falíveis. Somos contra a pena de morte porque temos medo de falhar: “Temos juízes iníquos; temos advogados sagazes; temo testemunhas falsas”.

O juiz desse tribunal é perfeito: será o próprio Senhor Jesus Cristo. (Jo 5:22) E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento.

Seu julgamento também será perfeito. (IICo 5:10) Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.

CONCLUSÃO

A Bíblia nos aponta dois caminhos e dois destinos. Compete ao homem escolher o caminho da vida.

(Mt 25:31-46) Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória;
32 e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas;
33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda;
34 então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.
35 Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes;
36 estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me.
37 Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber?
38 E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos?
39 E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar?
40 O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
41 Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.
42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43 sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me.
44 E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos?
45 Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer.
46 E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.

Se recebermos Cristo como o Salvador, não sofreremos a condenação, mas o gozo da vida. (Jo 5:24) Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.

Fonte de pesquisa: Livro do Púlpito 2
Autor. Messias Anacleto Rosa

Auxílios complementares. “Bíblia de Estudo Matthew Henry); O Novo comentário Bíblico Antigo Testamento - Editora Central Gospel; O Novo comentário Bíblico Novo Testamento – Editora Central Gospel; e Bíblia de Estudo – A Bíblia Anotada - Editora Mundo Cristão.















Nenhum comentário:

Postar um comentário