segunda-feira, 29 de agosto de 2016

AS CARACTERÍSTICAS DE UM SOLDADO DE CRISTO

Texto (IITm.1:8) Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa comigo dos sofrimentos do evangelho segundo o poder de Deus.   

Introdução

O apóstolo Paulo, quando escreveu está carta, ele estava enfrentando o frio e a solidão em uma masmorra. Mesmos estando na prisão ele escreveu ao jovem Timóteo, seu filho na fé, dando-lhe instruções de como ser um soldado de Cristo Jesus. Quais são as características de um soldado de Cristo? Segundo o que escreveu Paulo, nesta passagem bíblica veremos algumas característica de um soldado de Cristo.

Primeira Característica

O SOLDADO DE CRISTO, ELE TEM QUE SER CORAJOSO

(IITm. 1:8-12) Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa comigo dos sofrimentos do evangelho segundo o poder de Deus,
   
9 que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos,
   
10 e que agora se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual destruiu a morte, e trouxe à luz a vida e a imortalidade pelo evangelho, 
  
11 do qual fui constituído pregador, apóstolo e mestre. 
  
12 Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.
   
O apóstolo Paulo, está dizendo nesta carta, que Deus ao escolher uma pessoa para o seu exército, ele nos chamou para termos coragem, e enfrentarmos o inimigo. Deus te escolheu, porque ele está te capacitando, para fazer de você um soldado de valor. Um soldado que não venha se envergonhar, do testemunho do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.

(IITm.1:8) "Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor". 

Quantos soldados de Jesus que tem vergonha de falar de Jesus, quantas pessoas que não dão um bom testemunho, são soldados rebeldes, soldados indisciplinados, soldados que não tem coragem de falar de Jesus.

Quando são indagados, até mentem e não dizem a verdade. As pessoas perguntam: Você é cristão? Você evangélico? E devido as rodas dos amigos, para não ficarem mau diante dos amigos, acabam dizendo: Ah! eu só vou à igreja, apenas para acompanhar os meus pais. Outros ao passarem por uma seleção em uma empresa, quando chega na hora da entrevista, e sabendo, que pessoas evangélicas não serão admitidos, quando o entrevistador pergunta: Você é evangélico? Acabam dizendo que não, pois se falarem a verdade, automaticamente não serão admitidos.

Mais o Senhor fala contigo e Ele te dizer, que você é um soldado, e custe o que custar, fale somente a verdade, porque, mesmo que a empresa só esteja admitindo pessoas que não são evangélicas, Deus é poderoso para te colocar lá dentro, pois a porta que ele abre, ninguém pode fechar. Mais não se envergonhe do testemunho de Jesus na sua vida, seja corajoso por onde quer que você passar, porque o Senhor é contigo.

Se você é um soldado de Cristo, você têm que estar preparado para enfrentar as situações difíceis da vida. Como soldado de Cristo você têm a marca de Jesus em sua vida, e está marcar a de fazer a diferença.
Quantos soldados já perderam está marca, e por isso não sabem mais o que fazer, estão desorientados no campo de batalhar e até mesmo sendo feridos, mais não é necessário ficar nesta situação, ainda que você foi ferido, Deus curará todas as suas feridas, ele restaurará as tuas força, e te colocará de pé novamente, e você vai vencer, porque você é um soldado de coragem.

Como soldado, você é capacitado para enfrentar a todo tipo de situações, não importa a quantidade de inimigos que se levantarem contra você, Deus é contigo, não temas... Seja forte e corajoso, ninguém poderá te resistir... Não te deixarei nem te desampararei, Tão-somente sê forte e mui corajoso, para que sejas bem sucedido por onde quer que andares. 
Aqui está o segredo de um grande soldado de Cristo. Ninguém poderá te resistir, Deus estará com você em todas as circunstância e momentos da sua vida, mais você têm que ter o cuidado de fazer conforme tudo o que o Senhor têm te ordenado, ou seja, obedecer a palavra do Senhor. Você é um soldado de valor. “Não temas! A vitória virá... Ela já é sua”.

Segunda Característica

O SOLDADO DE CRISTO, ELE É FIEL

(IITm.1:13-18) Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido na fé e no amor que há em Cristo Jesus;
   
14 guarda o bom depósito com o auxílio do Espírito Santo, que habita em nós.
  
15 Bem sabes isto, que me abandonaram todos os que estão na Ásia, entre eles Fígelo e Hermógenes.   
16 O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes ele me recreou, e não se envergonhou das minhas cadeias;   
17 antes quando veio a Roma, diligentemente me procurou e me achou. 
  
18 O Senhor lhe conceda que naquele dia ache misericórdia diante do Senhor. E quantos serviços prestou em Éfeso melhor o sabes tu.

Deus têm prazer na vida de um soldado fiel ao seu comandante. A fidelidade faz muita diferença. Hoje, dentro das igrejas, existem muitos soldados que não respeitam os seu lideres, não obedecem as ordens e nem o comando de seu pastor.

Paulo, ele se queixa nesta carta que alguns homens haviam lhe virado as costas, na hora que ele mais precisava de ajuda, na hora que ele precisava de um companheiro ele estava só, sozinha na masmorra, fria e gelada, mais o Senhor preparou um soldado fiel para estar ao seu lado.
Deus está à procura de homens e mulheres que sejam fiéis... Ajudem o seu pastor a carregar o peso da obra que está em seus ombros. Seja um soldado que esteja sempre pronto para o serviço, seja esforçado e dedicado a tudo quando o senhor colocar nas suas mãos, faça com zelo, com vontade e muita dedicação.

Não seja uma pedra de tropeço, não seja um soldado falso, seja um soldado fiel ao teu ministério, a tua igreja, a obra do Senhor. Guarda o bom depósito, e guardar o bom depósito é você obedecer a palavra de Deus, a final de conta você têm a unção do Espírito Santo na sua vida.

Terceira Característica

O SOLDADO DE CRISTO, ELE É FORTE

(IITm.2:1-2 Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus;
   
2 e o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. 
  
Deus através do apóstolo Paulo, está te dizendo nesta hora: Eu te fortaleço, eu te ajudo, eu sou a tua força, pare com está mania, digo mania, porque isto já se tornou um hábito em sua vida.

Você só fica reclamando, tentando procurar motivos para justificar os seus momentos de fraquezas. Você até já pensou em desistir, já pensou em parar, porque não está mais aquentando as lutas e as dificuldades. Não, não entra por este caminho, isto é tudo que o inimigo quer, ele quer te ver no chão, prostrado e sem força, mais o Senhor te diz: Meu filho fortifica-te na minha graça, você têm o Dom do poder de Deus. Encontra a sua força espiritual nesse Dom gracioso! Não se entrega, mais lute, e nunca se esqueça: O Senhor é a tua força.

Quarta Característica

O SOLDADO DE CRISTO, TÊM QUE TER PROPÓSITOS DEFINIDOS NA SUA VIDA

(IITm. 2:3-4) Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus.
   
4 Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.   

O que isto significa? significa que o soldado de Cristo, têm o direito e a necessidade de se envolver apenas com as coisas de Deus.

Você têm que ter propósitos definidos, as vezes o soldado de Cristo, está apenas preocupados com as coisas deste mundo. Ou seja, o soldado têm colocado o seu coração em carros, casas, conseguir um ótimo emprego, ter muitos bens, ser prósperos em todas as áreas e setores da sua vida, e o Senhor está falando que em primeiro lugar nós temos que buscar o seu reino e a sua justiça, e as demais coisas ele nos acrescentará. Ponha o seu coração no reino de Deus, faça a obra do Senhor com zelo, com gosto e com muita vontade. E você vai ver que Deus é fiel. Seja fiel no pouco, que no muito ele te colocará.

Quinta Característica

O SOLDADO DE CRISTO, ELE É DISCIPLINADO

(IITm. 2:5-10) E também se um atleta lutar nos jogos públicos, não será coroado se não lutar legitimamente.  

6 O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos.
   
7 Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo. 
  
8 Lembra-te de Jesus Cristo, ressurgido dentre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho,  

9 pelo qual sofro a ponto de ser preso como malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa.   

10 Por isso, tudo suporto por amor dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que há em Cristo Jesus com glória eterna.
   
Ser disciplinado é obedecer aos princípios de regras e condutas. Paulo, ele diz, que um atleta têm que manter a um critério de regras e ter algumas determinações e se esforçar muito para poder alcançar o seu objetivo, e o objetivo do atleta é vencer, chegar em primeiro lugar. Você têm que manter um padrão de obediência e ter muita disciplina para poder superar os obstáculos que estarão em seu caminho. Portanto, não tenha uma vida indisciplinada, desregrada, sem objetivos. Você têm que traças metas e regras para poder alcançar a sua vitória.

Sexta Característica

O SOLDADO DE CRISTO, ELE É SEGURO

(IITm. 2:11-13) Fiel é esta palavra: Se, pois, já morremos com ele, também com ele viveremos;
   
12 se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; 
  
13 se somos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo. 
  
Você têm que confiar no Senhor, e acreditar que a palavra de Deus têm poder para mudar a história da sua vida. Você têm que ser uma pessoa seguro e madura.

E o que é ter segurança? Ter segurança é você acreditar e confiar, que mesmo você estando em situação de risco, em situação de perigo, que o Senhor está com você e nada vai te acontecer, porque Deus vai te livrar. Você sabe que a qualquer momento o Senhor virá ao seu auxílio, e ao seu encontro para te socorrer.

Estar seguro é você sentir que a presença de Deus está com você. A pessoa que tem está segurança, ele coloca toda a sua ansiedade nas mão do Senhor e descansa o seu coração. Está é uma característica muito importante, porque diante dos acontecimentos de calamidade e de catástrofe, quem consegue permanecer calmo? Somente quem tem Jesus em sua vida.

Sétima Característica

O SOLDADO DE CRISTO, TEM QUE DAR BOM TESTEMUNHO

(IITm. 2:14-19) Lembra-lhes estas coisas, conjurando-os diante de Deus que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam, senão para subverter os ouvintes. 
  
15 Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.  

16 Mas evita as conversas vãs e profanas; porque os que delas usam passarão a impiedade ainda maior,
   
17 e as suas palavras alastrarão como gangrena; entre os quais estão Himeneu e Fileto,
   
18 que se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição é já passada, e assim pervertem a fé a alguns.
   
19 Todavia o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os seus, e: Aparte-se da injustiça todo aquele que profere o nome do Senhor.
   
Paulo, está recomendando e dizendo para Timóteo dar bom testemunho. Eu e você por onde quer que andarmos temos que dar bom testemunho de cristão. Porque, infelizmente, a muitas pessoas que são evangélicas que não dão um bom testemunho. Mentem, falam mal das pessoas, são mentirosas, fraudulentas, enganadoras, são falsas e para conseguir alguma coisa, se possível for passam por cima de outras pessoas.

De bom testemunho por onde você passar, fala bem da sua igreja, fala bem do seu pastor, fala bem da obra do Senhor e você será abençoado por Deus.

Oitava Característica

O SOLDADO DE CRISTO, ELE TÊM UM VIDA DE SANTIFICAÇÃO

(IITm. 2:20-23) Ora, numa grande casa, não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro; e uns, na verdade, para uso honroso, outros, porém, para uso desonroso.   
21 Se, pois, alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e útil ao Senhor, preparado para toda boa obra.   
22 Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.   
23 E rejeita as questões tolas e desassisadas, sabendo que geram contendas;   

Neste trecho Paulo está dizendo, que na igreja, tanto existem vasos para honra, com para desonra, ou seja, existem cristão sinceros e tementes a Deus, com existem pessoas que não são sinceras, que não temem a Deus, estão na igreja, mais ao mesmo tempo não estão. Ser santificado é ser separado. Deus te separou para fazer em você uma grande obra e através de você o nome do Senhor será cada vezes mais glorifica.

Nova Característica

O SOLDADO DE CRISTO, ELE FOI CHAMADO PARA SERVIR

(IITM. 2:24-26) E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente; 
  
25 corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, 
  
26 e que se desprendam dos laços do Diabo (por quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de Deus.   

Nós temos que estar aptos para servir e ensinar, ou seja, você têm que estar preparado, têm que ter conhecimento da palavra de Deus, têm que buscar em Deus recursos para poder ensinar a outros que carecem do amor de Jesus. Você foi chamado para estar pronto para dar testemunho do senhor por onde quer que você andar.

Conclusão

Quais foram as características de um soldado de Cristo? As características de um soldado de Cristo são:

1 - Ele é seguro
2 - Ele é fiel
3 - Ele é forte
4 - Ele tem propósitos
5 - Ele é disciplinado
6 - Ele é seguro
7 - Ele dá bom testemunho
8 - Ele santifica a sua vida
9 - Ele foi chamado para servir.

Autor: Pastor Josias Silva




Nenhum comentário:

Postar um comentário