quarta-feira, 31 de agosto de 2016

DESFRUTANDO DA CASA DO REI

Texto: (2 Cr 9. 1-12) Tendo a rainha de Sabá ouvido da fama de Salomão, veio a Jerusalém para prová-lo por enigmas; trazia consigo uma grande comitiva, e camelos carregados de especiarias, e ouro em abundância, e pedras preciosas; e vindo ter com Salomão, falou com ele de tudo o que tinha no seu coração.   
2 E Salomão lhe respondeu a todas as perguntas; não houve nada que Salomão não lhe soubesse explicar.   
3 Vendo, pois, a rainha de Sabá a sabedoria de Salomão, e a casa que ele edificara,   
4 e as iguarias da sua mesa, e o assentar dos seus oficiais, e as funções e os trajes dos seus servos, e os seus copeiros e os trajes deles, e os holocaustos que ele oferecia na casa do Senhor, ficou estupefata.   
5 Então disse ao rei: Era verdade o que ouvi na minha terra acerca dos teus feitos e da tua sabedoria.   
6 Todavia eu não o acreditava, até que vim e os meus olhos o viram; e eis que não me contaram metade da grandeza da tua sabedoria; sobrepujaste a fama que ouvi.   
7 Bem-aventurados os teus homens! Bem-aventurados estes teus servos, que estão sempre diante de ti, e ouvem a tua sabedoria!   
8 Bendito seja o Senhor teu Deus, que se agradou de ti, colocando-te sobre o seu trono, para ser rei pelo Senhor teu Deus! Porque teu Deus amou a Israel, para o estabelecer perpetuamente, por isso te constituiu rei sobre eles, para executares juízo e justiça.   
9 Então ela deu ao rei cento e vinte talentos de ouro, e especiarias em grande abundância, e pedras preciosas; e nunca houve tais especiarias quais a rainha de Sabá deu ao rei Salomão.   
10 Também os servos de Hurão, e os servos de Salomão, que de Ofir trouxeram ouro, trouxeram madeira de algumins, e pedras preciosas.   
11 E o rei fez, da madeira de algumins, degraus para a casa do Senhor e para a casa do rei, como também harpas e alaúdes para os cantores, quais nunca dantes se viram na terra de Judá.   
12 E o rei Salomão deu à rainha de Sabá tudo quanto ela desejou, tudo quanto lhe pediu, excedendo mesmo o que ela trouxera ao rei. Assim voltou e foi para a sua terra, ela e os seus servos. 

INTRODUÇÃO

Vemos em uma passagem da bíblia a história de uma rainha que saiu de terras distantes para conhecer o palácio de Salomão.
Esta rainha foi muito sábia, pois não se intimidou ao desfrutar de toda a hospitalidade do rei.

Ela comeu, bebeu, tirou as suas dúvidas e ainda recebeu diversos presentes do rei. Se você fosse convidado por um rei para visitar o seu palácio, O que você faria?

Em todo culto que vamos o Rei Jesus sempre está presente, mas muitos cristãos tem deixado isto passar por desapercebido, e ficam tão preocupados com o fim do culto que mal aproveitam a presença do Rei.

Nós que somos a noiva de Cristo, temos que desfrutar de tudo aquilo que Jesus nos proporciona mediante a sua graça.
Devemos ser como a rainha de Sabá.

Entendendo O Contexto Da História

Em todo palácio da antiguidade havia três grandes salas que eram de suma importância em um reinado. E quando analisamos o contexto vemos que a rainha de Sabá, visitou cada uma destas salas.

Quando vamos à casa do Senhor não podemos deixar de visitar nenhuma destas três grandes salas.

OS TRÊS COMADOS DA CASA DE DEUS

PRIMEIRO COMADO - A SALA DO BANQUETE

Era o lugar onde o rei banqueteava e festejava com seus convidados. Lá ele comia, bebia alegrava-se. Vamos ver no livro de Daniel, Belsazar dando uma grande festa na sala do banquete.

"O REI Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus senhores, e bebeu vinho na presença dos mil. " (Dn 5.1)

O rei Salomão recebeu a Rainha de Sabá na sala do banquete.
(1 Re 10:5) as iguarias da sua mesa, o assentar dos seus oficiais, as funções e os trajes dos seus servos, e os seus copeiros, e os holocaustos que ele oferecia na casa do Senhor, ficou estupefata,   

Aplicação Pessoal

Quando estamos na casa do Senhor, louvando e exaltando o seu santo Nome, Deus traz a sala do banquete diante de nós, se alegra conosco e quer saciar a nossa fome espiritual.
Não podemos deixar de desfrutar da mesa do Rei.
“Coma beba e se alegre, o Rei te ama”.

SEGUNDO COMADO – A SALA DA TESOURARIA

A sala da tesouraria é semelhante ao Banco Central que temos em nosso país. Um reinado sem a sala da tesouraria era um reinado falido. Era nesta sala que se concentrava todos os tesouros, como: “Ouro, prata, bronze e diversos outros títulos”, lá se concentrava a força econômica do reino.

A rainha de Sabá entrou na sala da tesouraria e recebeu tudo quanto queria (2 Cr 9: 12-13)
12 E o rei Salomão deu à rainha de Sabá tudo quanto ela desejou, tudo quanto lhe pediu, excedendo mesmo o que ela trouxera ao rei. Assim voltou e foi para a sua terra, ela e os seus servos
13 Ora, o peso do ouro que se trazia cada ano a Salomão era de seiscentos e sessenta e seis talentos.

Aplicação Pessoal

Jesus é aquele que tem a chave de Davi. (Ap 3:7) Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: Ele é o que abre e ninguém fecha e fecha e ninguém abre. Ele é aquele que tem todo poder e toda autoridade (Mt 28:18) E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Tudo depende Dele, e nada acontece se não for por sua vontade, se você está precisando de alguma coisa não se desespere, entre na sala da tesouraria, e lance sobre Jesus as suas necessidades espirituais e materiais.

TERCEIRO COMADO A SALA DO TRONO

Neste lugar o rei exercia o seu poder executivo, era justamente nesta sala que eles tratavam dos mais diversos assuntos em relação ao governo do reino. Lá eles exerciam o seu cetro, tomavam decisões e criavam leis.

A rainha de Sabá, entrou na sala do trono e falou tudo quanto tinha no seu coração.

(2Cr 9:1) Tendo a rainha de Sabá ouvido da fama de Salomão, veio a Jerusalém para prová-lo por enigmas; trazia consigo uma grande comitiva, e camelos carregados de especiarias, e ouro em abundância, e pedras preciosas; e vindo ter com Salomão, falou com ele de tudo o que tinha no seu coração.   
Quando Hamã tinha um plano para destruir os judeus, a rainha Ester entrou na sala do trono e intercedeu pelo seu povo.

(Ester 5:1-2) No terceiro dia de jejum, Ester se vestiu com as suas roupas de rainha, foi e ficou esperando no pátio de dentro do palácio, em frente do salão nobre do rei. Ele estava lá dentro, sentado no trono, que ficava em frente da porta do pátio.
2 E, quando ele viu a rainha Ester esperando lá fora no pátio, teve boa vontade para com ela e estendeu-lhe o seu cetro de ouro. Ester entrou, chegou perto dele e tocou na ponta do cetro.

O apostolo João viu e entrou na sala do trono de Deus (Ap 4: 1-11)

Aplicação Pessoal

O nosso rei está nos esperando na sala do trono, Ele quer que estejamos diante dele derramando o nosso coração, assim como, a rainha de Sabá, fez com Salomão.

O cetro de equidade e justiça está nas mãos dele, mas para que venhamos desfrutar desta intimidade com o rei, precisamos ser ousados e entrar pela porta que nos foi aberta.
O véu foi rasgado e agora já não existem mais barreiras entre nós e Deus.

As vezes o nosso coração está cheio de amarguras e tristezas, vamos até a casa de Deus mas voltamos com o coração do mesmo jeito.

CONCLUSÃO

Não tenha medo e nem perca a oportunidade, o palácio do rei está de portas abertas pra você.


7 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente Pastor Josias Silva

      Excluir
  2. palavra abençoada demais,fui muito edificado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente Pastor Josias Silva

      Excluir