quarta-feira, 31 de agosto de 2016

COMO ATRAIR A ATENÇÃO DE DEUS?

INTRODUÇÃO

Todos nós queremos ter a atenção de Deus e ser abençoados por Ele. Mas será que há algum modo especial de atrairmos Sua atenção para nós? É exatamente esse o tema de nossa mensagem.
Dar atenção é: Ouvir; estar atento. A Bíblia diz que: As mãos do Senhor não estão encolhidas para que não possam abençoar, nem os Seus ouvidos agravados, para que não possam ouvir (Is 59.1)

O QUE ATRAI A ATENÇÃO DE DEUS?

Primeiro - A fidelidade e a integridade

Fidelidade é a característica de quem tem bom caráter, é pura e simplesmente ser fiel e demonstrar respeito por alguém e pelo compromisso assumido com outrem. Portanto, é sinônimo de lealdade. 
Se queremos atrair a atenção de Deus, devemos escrever a fidelidade na tábua de nosso coração (Pv 3.3-4).  Não se afastem de ti a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço, escreve-as na tábua do teu coração;   
4 assim acharás favor e bom entendimento à vista de Deus e dos homens. 

Segundo -  A Retidão

Noé chamou a atenção do Senhor por sua retidão (Gn 6.9). Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus.   Essa é a característica de quem segue sem desvios na direção indicada pelo senso de justiça, a qual é a qualidade de quem age em conformidade com o que é certo.

Terceiro - A Obediência

Noé agiu conforme tudo o que Deus lhe mandou; (Gn 6.22) Assim fez Noé; segundo tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.    O Senhor tem mais prazer na obediência à Sua Palavra do que no oferecimento de algo em holocausto (1 Sm 15.22) Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros.  A retidão, o temor ao Senhor e nosso esforço por obedecer a Ele lhe agradam.

Quarto - A Santidade

Noé atraiu a atenção do Senhor porque andava com Deus (Gn 6.9b). Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus.    Uma das consequências de caminharmos com o nosso Criador diariamente é a santidade, a qual implica distância do pecado e consagração a Deus.

Quinto - A Fé

Outro atrativo para o olhar de Deus em relação a Noé é mencionado em (Hebreus 11.7) Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, sendo temente a Deus, preparou uma arca para o salvamento da sua família; e por esta fé condenou o mundo, e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.    Em decorrência de sua fé, Noé e toda a sua família foram salvos do dilúvio.

A fé pressupõe confiança absoluta em algo ou alguém — a melhor definição está em (Hebreus 11.1) Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem. 

QUE ATITUDES NOSSAS ATRAEM A ATENÇÃO DE DEUS?

Se quisermos atrair a atenção de Deus, deveremos:

Primeira Atitude - Cultivar O Habito De Orar

Façamos como Daniel, que orava três vezes ao dia (Dn 6.10) Quando Daniel soube que o edital estava assinado, entrou em sua casa, no seu quarto em cima, onde estavam abertas as janelas que davam para o lado de Jerusalém; e três vezes no dia se punha de joelhos e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.  

Enquanto ele orava, o anjo Gabriel veio entregar-lhe a resposta divina (Dn 9.21) sim enquanto estava eu ainda falando na oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente, e tocou-me à hora da oblação da tarde. 
  
O mesmo aconteceu com Cornélio (At 10.3,4) cerca da hora nona do dia, viu claramente em visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e lhe dizia: Cornélio!   
4 Este, fitando nele os olhos e atemorizado, perguntou: Que é, Senhor? O anjo respondeu-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus; 
  
E lembremos que Paulo nos exortou a “ORAR SEM CESSAR” 
(1 Ts 5.17) Leia também: Daniel CAPÍTULO 6 - Daniel na cova dos leões.

Segunda Atitude - Ser Generoso

Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre (Sl 41.1a) Nossa doação não pode ser algo mecânico e leviano, e dar o dízimo também não (Ml 3.10-12) Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.   
11 Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos.   
12 E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos exércitos.   

Davi, homem segundo o coração de Deus, propôs-se a não ofertar coisas que não custassem nada (1 Cr 21.24) Mas o rei Davi disse a Ornã: Não, antes quero comprá-lo pelo seu valor; pois não tomarei para o Senhor o que é teu, nem oferecerei holocausto que não me custe nada. 
  
Terceira Atitude - Quebrantar-nos Diante De Deus

Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado. (Sl 51.17a) Jesus ensinou que “aquele que se exalta será humilhado” (Mt 23.12); Deus resiste aos soberbos (Tg 4.6). E Pedro recomendou que “nos humilhemos sob as potentes mãos de Deus” (1 Pe 5.5-7).

Quarta Atitude -  Adorar Ao Senhor

Davi adorou ao Senhor, pois sabia que só Ele é maravilhoso, tudo provém dele, e o homem é totalmente dependente dele.
(1 Cr 29.11-14). Tua é, ó Senhor, a grandeza, e o poder, e a glória, e a vitória, e a majestade, porque teu é tudo quanto há no céu e na terra; teu é, ó Senhor, o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos.   
12 Tanto riquezas como honra vêm de ti, tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.   
13 Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos, e louvamos o teu glorioso nome.   
14 Mas quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos fazer ofertas tão voluntariamente? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.   

Adorar é reconhecer quem é Deus, e prestar-lhe nossa reverência e admiração.

O QUE A ATENÇÃO DE DEUS NOS PROPORCIONA?

Primeiro -  Nos Proporciona A Salvação

Meditemos na forma como o Senhor olhou para Noé (Gn 6.5-9) Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente.   
6 Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração   
7 E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito.   
8 Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.   
9 Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus. 

Devemos atentar para uma grande salvação (Hb 2.2-4) Pois se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu justa retribuição,   
3 como escaparemos nós, se descuidarmos de tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi- nos depois confirmada pelos que a ouviram:   
4 testificando Deus juntamente com eles, por sinais e prodígios, e por múltiplos milagres e dons do Espírito Santo, distribuídos segundo a sua vontade.   

Segundo - Nos Proporciona A Remissão Dos Pecados E A Reconciliação Com Ele
Abel ofereceu a Deus melhor sacrifício que Caim (Gn 4.4-5) Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta,   
5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.   

Porém, o melhor dentre todos os sacrifícios foi Jesus, oferta imaculada para remissão de nossos pecados. O plano da salvação aponta para Cristo, a imagem de Deus (Cl 1.15-20) o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;   
16 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.   
17 Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas;   
18 também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,   
19 porque aprouve a Deus que nele habitasse toda a plenitude,   
20 e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.

Terceiro – Nos Proporciona A Libertação Do Jugo De Satanás
Deus está atento aos sofrimentos de Seu povo e pronto a libertá-lo da opressão do inimigo, como fez com Israel no Egito.
(Ex 2.23-25) No decorrer de muitos dias, morreu o rei do Egito; e os filhos de Israel gemiam debaixo da servidão; pelo que clamaram, e subiu a Deus o seu clamor por causa dessa servidão.   
24 Então Deus, ouvindo-lhes os gemidos, lembrou-se do seu pacto com Abraão, com Isaque e com Jacó.   
25 E atentou Deus para os filhos de Israel; e Deus os conheceu.

CONCLUSÃO

Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. Mas lembre-se do que Ele disse no (Salmo 101.6) Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá. Sejamos fiéis a Deus, sirvamos-lhe com zelo e sinceridade, a fim de que possamos desfrutar da Sua maravilhosa presença por toda a eternidade! 


Pr. Silas Malafaia

7 comentários:

  1. Palavra Abençoada. Obrigada pastor,por se deixar ser usado por Deus nessa geração !!! Você é uma benção!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente Pastor Josias Silva

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente Pastor Josias Silva

      Excluir
  3. Mensagem muito abençoada.Deus seja Louvado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Att: Pr. Josias Silva

      Excluir