segunda-feira, 5 de setembro de 2016

DESAFIOS MARCANTES

Texto (Isaías 54.2) Amplia o lugar da tua tenda, e as cortinas das tuas habitações se estendam; não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas.

INTRODUÇÃO

O profeta Isaías trouxe a Israel tanto mensagens de juízo vindas da parte de Deus, como palavras de consolo e promessas de restauração. O fato é que Deus não se agrada de ver pessoas sofrendo, muito menos aqueles que são o seu povo eleito. Deus exerce juízo porque é santo, mas tão logo o pecador se arrepende, vem a restauração. No texto que temos diante de nós encontramos uma destas promessas maravilhosas de restauração feitas a Israel. O povo de Deus, ainda que dizimado por causa do seu pecado, voltaria a crescer até as extremidades da terra. Hoje essas palavras abençoadas podem ser aplicadas à igreja, como promessa de Deus para aqueles que se voltaram a ele. Ela traz alguns desafios para a igreja de hoje. 

PRIMEIRO DESAFIO

ALARGA O ESPAÇO DE TUA TENDA

1) Isaías profetiza que sua nação voltaria a ter filhos, crescendo de volta à sua glória anterior; voltaria a ter uma missão gloriosa diante do mundo, como povo de sacerdotes;

2) A igreja, tal como Israel, é desafiada a aumentar o seu espaço, pois Deus lhe dará filhos que ocupem o lugar. A “TENDA” da igreja não pode se limitar a um pequeno ponto do mapa, pois o Senhor nos chamou para um ministério mundial: Deus amou o mundo (Jo 3.16); Cristo veio ao mundo (1Tm 1.15); Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo (2Co 5.19); a igreja foi enviada ao mundo (Mt 28.18-20; Mc 16.15);

3) A igreja tem uma missão: local (Jerusalém), regional (Judéia), nacional (Samaria) e mundial – até aos confins da terra.

SEGUNDO DESAFIO

ESTENDA-SE O TOLDO DA TUA HABITAÇÃO

1) O toldo é a tenda propriamente dita, que se estende por sobre as cabeças dos seus moradores, protegendo-os do frio, do calor do sol, dos ventos e das chuvas. O toldo é a proteção oferecida pelo dono da tenda a todos os que nela se abrigam. Quanto mais pessoas se abrigam dentro dela, tanto maior o toldo terá de ser;

2) Cristo é o dono da tenda, que é a igreja. A proteção que Cristo oferece através da sua eleita deve alcançar até aos confins da terra; a igreja tem este sentido de serviço, cuidado e proteção, enquanto traz a mensagem restauradora de Cristo; veja o exemplo da igreja antiga (At 2.42-47; 4.32-35);

3) Como corpo, como membros uns dos outros, devemos praticar o cuidado mútuo e cooperamos na propagação do evangelho (1Co 12.12-31). Em Lousanne, na Suíça, quando da realização do Congresso Mundial de Evangelismo em 1974, cerca de 150 países participaram através de seus representantes, num expressivo número que chagava a quase 5.000 pessoas, vindas de nações ricas e pobres, dos mais variados grupos denominacionais, de muitas raças diferentes. Todos sentaram-se juntos à mesa de comunhão e comungaram a mesma fé, confessando que Jesus Cristo, é Senhor. Assim como para Israel a profecia fala de uma tenda só, embora fossem várias tribos, é preciso que a igreja descubra novamente o seu verdadeiro sentido comunitário. “SOMOS UM SÓ CORPO”.

TERCEIRO DESAFIO

ALONGA AS TUAS CORDAS E FIRMA BEM AS TUAS ESTACAS

As cordas e as estacas são o esteio da tenda: São elas que dão firmeza ao todo da construção. As cordas e as estacas têm de estar bem firmes, sendo tanto mais longas as cordas e mais profundas as estacas quanto maior é atenda que seguram.

1) A fidelidade da igreja ao seu Senhor é a estaca que a fará permanecer firme mesmo em meio às piores tempestades. Vivemos numa época em que sopram muitos ventos fortes e tempestuosos, tais como: ateísmo, materialismo, agnosticismo, liberalismo. Filosofias perniciosas, falsos mestres e embusteiros surgem diariamente em cena. Muitos estão deixando-se levar pelos falsos ventos de doutrinas. Vivemos um hora de confusão religiosa, muitos incautos estão sendo iludidos pelo Diabo. Até filhos da igreja estão sendo envolvidos pelo engodo de Satanás. O diabo é astuto, ele está semeando o joio e muitos, por falta de discernimento espiritual, estão caindo em sua armadilha.

2) A igreja de Cristo vai entrar num período de tribulação (Mt 24.12; Lc 18.8; Jo 16.33; Ap 2.10) Nos países mulçumanos e em alguns antigos países comunistas nossos irmão já estão vivendo na sua própria carne esta terrível experiência (atualmente a China é o maior exemplo disso);
3) Um dos sinais é assombroso. Nesta hora de falsas doutrinas, falsos mestres, apostasia, somo chamados a fincarmos bem as nossos estacas. (Sl 125.1); Mt 7.24-25); 2Tm 1.12).

CONCLUSÃO


Alarguemos Nossa visão. O mundo é o campo branco, pronto para a colheita. Peçamos a Deus que ele desvende os nossos olhos. Olhemos para o mundo, saiamos de debaixo do nosso guarda-chuva. Deus não nos quer como individualistas usando guarda-chuvas (até para dar pancadas nos outros). Deus nos quer como irmãos numa só tenda, em comunhão, debaixo do mesmo teto, oferecendo proteção e abrigo a um mundo sedento por Jesus, a água da vida. Deixemos os nossos guarda-chuvas e estendamos o toldo da nossa habitação. Finquemos bem as nossas estacas, porque os ventos rijos vão soprar. Que guarda-chuva há que resista a ventos fortes? Haverá horas muito difíceis, mas ainda que todos os demônios do inferno se levantem contra nós, não vamos ceder se estivermos na tenda com estacas bem firmadas. Que o Senhor nos ajude a ser assim!

Autor. Pr. Messias Anacleto Rosa
Fonte de pesquisa: Do Púlpito 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário