segunda-feira, 12 de setembro de 2016

O QUE A IGREJA NÃO PODE DEIXAR DE SER

INTRODUÇÃO

O que você entende por Igreja? Um templo, uma denominação ou o Corpo de Cristo? Todos estes significados estão corretos. No entanto, desejo analisar o significado da Igreja como o Corpo de Cristo, como um organismo vivo, espiritual, formado por aqueles que são lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro, Cristo Jesus.
O Filho De Deus não morreu para comprar terras ou edifícios, nem para fundar uma nova denominação ou um império. Ele foi crucificado para resgatar a vida de homens e de mulheres que estavam mortos em seus delitos e pecados, dando-lhes salvação e vida eterna.
Então, qual é o principal objetivos da Igreja de Cristo neste mundo? O principal objetivo da Igreja de Cristo neste mundo é:

PRIMEIRO

SER UM ORGANISMO VIVO E DINÂMICO

Para entendermos melhor a Igreja de Jesus como um corpo espiritual, vivo e dinâmico, que atua com diversas funções sob o comando de Cristo, que é o Cabaça dela, precisamos recorrer à realidade do corpo humano, com fez o apóstolo Paulo, que afirmou: Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular (1Coríntios 12.27).

Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. De maneira que, se um membro padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura, são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos? Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente. 1Coríntios 12.12-14,26-31)

Em 1 Coríntios 12, vemos que a Igreja, assim como o organismo humano, é constituída de membros que receberam dons para exercer funções essenciais e distintas neste corpo místico, sob comando do Cabeça, Cristo. Também vemos alguns ministérios delegados à Igreja. O apostólico, o profético e o de ensino, e certos dons manifestos pela ação direta do Espíritos Santo, com dom de curar, o de socorro, o de governo e o de línguas. O apóstolo também esclarece a razão desses ministérios e dons: a edificação e o aperfeiçoamento dos santos.

Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedades de línguas; e a outro, a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. (1 Coríntios 12.4-13)

E ele mesmo [JESUS] deus uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeitos, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. (Efésios 4.11-16)

Sendo a Igreja um corpo, um organismo vivo que atua em nome de Jesus e sob a orientação do Seu Espírito, o que ela não pode deixar de ser?

SEGUNDO

A IGREJA NÃO PODE DEIXAR DE SER: A AGÊNCIA DO CÉU NA TERRA

A igreja de Cristo Jesus não pode deixar de ser a agência do céu na terra. “Mas o que é uma agência?” É uma instituição que trata de assuntos específicos ou prioritários. Há agências de carros, de moda, de notícias etc. E qual é o seu assunto prioritário da Igreja? É o Reino de Deus; um reino governado por Deus e que jamais terá fim (Lucas 1.33); um reino não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo (Romanos 14.17); um reino que não consiste em palavras, mas em virtudes (1Coríntios 4.20)

A Igreja de Jesus está na terra para promover e implantar o Reino de DEUS. Este É o assunto prioritário da Igreja. Por isso, Jesus falou em Mateus 6.33: Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. QUE COISAS SÃO ACRESCENTADAS? A resposta está me Mateus 6.25-34: O alimento, as vestimentas a moradia.

Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber, nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas: Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mateus 6.25-34)

A prioridade da Igreja é evangelizar, anunciar que Jesus Cristo veio libertar e salvar o homem. Mas se ela inverter essa prioridade deve preparar-se para perder valor e objetivo. É muito bom a Igreja realizar trabalhos assistenciais em colégios, orfanatos, hospitais e nas ruas, com mendigos. Fazer caridade é bíblico; as boas obras demonstram a fé que abraçamos; é consequência dela! Nas qual foi a ordem que Jesus deu a Seus discípulos? Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura (Marcos 16.15).

Há uma pergunta feita por sociólogos e por líderes de várias religiões: por que a Igreja Católica tem perdido fiéis ao longo dos anos? É simples: ela deixou de ser igreja para ser estado, e como tal passou a cuidar de seus próprios interesses. No entanto, Jesus Cristo não esteve neste mundo para fundar um estado. Ele veio fundar e alicerçar a Sua Igreja. Logo, esta deve pensar em primeiro lugar no Reino de Deus, que é eterno, e não cuidar de coisas temporais.

A Igreja, Como Corpo de Cristo, revestida de poder e autoridade espiritual dada por Ele, pode e deve influenciar todos os aspectos da vida nesta terra. Mas há uma diferença gigantesca entre influenciar e manobrar. A igreja deve estar em todos os segmentos da sociedade, porém ela está neste mundo para estabelecer o Reino de Deus na terra. Se a Igreja perder o foco, perderá o valor e o objetivo.

Como Igreja, você deve estabelecer o Reino de Senhor primeiro em seu próprio coração, depois em sua casa, em seu trabalho, em sua vizinhança, entre os seus amigos. Você é a agência do Senhor na terra. Somos embaixadores da parte de Cristo (2Coríntios 5.20). Você e eu o representa neste mundo e devemos tratar dos assuntos dEle nesta terra, pregando o evangelho e cooperando com o Espírito Santo para a salvação de todos aqueles que crerem.

TERCEIRO

A IGREJA NÃO PODE DEIXAR DE SER: A PROMOTORA DA PAZ E DA COMUNHÃO

Como Corpo de Cristo e agência do céu na terra, a Igreja em hipótese alguma pode deixar de viver em comunhão com Deus e como os irmãos (ver Atos 2; Romanos 12.18; 1 Coríntios 1.9; 2 Coríntios 13.13; 1 João 1.3) e de promover a paz e a reconciliação entre os homens e Deus (ver Mateus 5.9; 2Coríntios 5+18-19; Colossenses 3.15; 1Pedro 3.9).

Quer conhecer Deus e ter íntima comunhão com Ele? Aceite Jesus como seu Salvador e Senhor e faça parte do Corpo de Cristo, e você estará unido a Ele em amor, terá vida espiritual, comunhão com Deus e com ou outros irmãos há fé. Também será um agente do Reino nesta terra, um proclamador do evangelho, e ajudará a promover a paz, a reconciliação entre os homens e o Senhor, e terá um galardão no céu.

A comunhão da Igreja com Deus e com os irmãos é indispensável à vida espiritual. Essa comunhão não é algo superficial, produzida por conveniências pessoais, sociais, políticas ou econômicas; é produzida pela ação do Espírito de Deus; é algo profundo, enraizado no mais profundo do coração. Daí a recomendação de apóstolo Paulo à Igreja: Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim com Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração. E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. (Colossenses 3.12-17)

A Igreja de Cristo não pode viver em guerra, contenda ou divisão. O povo de Senhor deve estar sempre em profunda comunhão com Deus e com os irmãos em Cristo. Pode haver guerra entre as pessoas no mundo, mas na Igreja de Deus vivo deve imperar a comunhão, a paz, o amor de Cristo. Ele nos faz tolerar, suportar, perdoar, bendizer o outro, ainda que este não nos seja tão amável. Medite sobre o que o apóstolo Paulo disse a respeito do amor ágape.

O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo suporta. O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará. (1Coríntios 13.4-8)

Para que a Igreja viva em profunda comunhão, é fundamental que o verdadeiro amor esteja arraigado no coração de cada cristão. Contudo, muitos tomam caia sem falar com o irmão há dois, três anos. Isto é um absurdo! Estes não aprenderam o que significa amar. Eles amargam ofensa e rancor pelo o que o outro fez e esperam ser perdoados por Deus e morar no céu! Atente para as palavras de Jesus registradas no Evangelho de Mateus: Pai nosso, que estás no céus, santificado seja o teu nome. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. (Mateus 6.9,12,14-15)

Quando Pedro se aproximou do Mestre e perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe respondeu: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete (Mateus 18.21-22). Isso significa que devemos perdoar sempre, infinitamente, se quisermos ter paz, comunhão com Deus e com nossos irmãos, saúde espiritual e emocional, unção e autoridade para falar do amor do Criador pelo pecador e de Seu plano de salvação.

Não deixe o diabo plantar a semente de amargura em seu coração! Não importa se você foi o ofendido e se considera certo, procure o seu próximo e faça as pazes. Coloque em prática o que Pedro aprendeu com Jesus. Ame e perdoe, não tornando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, sabendo que para isto fostes chamados, para que, por herança, alcanceis a bênção (1Pedro 3.9). E, agora, medite nas palavras do Senhor Jesus: Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. (Mateus 5.23-25)

Jesus não deixou dúvidas quanto à importância da perfeita comunhão entre os cristãos. Ele disse: SE TE LEMBRARES DE QUE TEU IRMÃO TEM ALGUMA COISA CONTRA TI, DEIXA ALI DIANTE DO ALTAR A TUA OFERTA, E VAI RECONCILIAR-TE PRIMEIRO COM TEU IRMÃO... Ou seja, ainda que seja o seu próximo que esteja com rancor no coração contra você, procure-o e tente a reconciliação. Dessa forma, não será aberta um brecha na sua vida, e Satanás não conseguirá ataca-lo. Além disso, o Senhor se alegra com aqueles que sabem liberar o perdão e promover a paz, o amor.

CONCLUSÃO

Quais são os principais objetivos da Igreja de Cristo neste mundo? Os principais objetivos da Igreja de Cristo neste mundo são:

1 – Ser um organismo vivo e dinâmico.
2 – A agência do céu na terra.
3 – A promotora da paz e da comunhão.

O Senhor deseja fazer grandes coisas em nosso tempo! Ele quer usar cada cristão como um instrumento poderoso alicerçados, fundamentados, arraigados em Seu Amor. Revista-se do caráter de CRISTO e proclame ao boas novas com fé e autoridade, e verá milagres acontecerem para a glória de Deus! Essa é a nossa missão como Igreja.

Autor: Pr. Silas Malafaia
Fonte de pesquisa: Mensagem tirada de uma parte do Livro: O que a Igreja não pode deixar de ser.

Quer ter acesso a todo conteúdo dessa mensagem? Compre este livro. Editora Central Gospel





Nenhum comentário:

Postar um comentário