sexta-feira, 9 de setembro de 2016

QUANDO TUDO FALHA

TEXTO (1Reis 22.49) Então Acazias, filho de Acabe, disse a Jeosafá: Vão os meus servos com os teus servos nos navios. Jeosafá, porém, não quis.   

INTRODUÇÃO

Quando falham os amigos, quando falha a fé, quando falha a saúde, quando falha a igreja, “O QUE FAZER?” Houve um momento assim na vida de Jesus. Falharam os amigos, falharam os próprios discípulos. Com o seu rosto esbofeteado, com a sua fronte ferida, com os seus pés e mãos transpassados, no calor do dia estava ele erguido numa rude cruz lá no alto de um monte. Naquela hora e em meio àquelas terríveis circunstâncias, parece que tudo havia falhado e foi por isso que ele, em grande agonia e tremenda dor, gritou: “DEUS MEU, DEUS MEU, POR QUE ME DESAMPARASTE?” O que foi que falhou em sua vida? Seus navios estão quebrados? Seus castelos caíram? Seus desejos foram frustrados? Tudo falhou? Há tristeza em seu coração? O QUE FAZER?

PRIMEIRO

ESPERARA EM DEUS

Veja estes testemunhos: (Salmos 42.5-11) Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença.
6 Ó Deus meu, dentro de mim a minha alma está abatida; porquanto me lembrarei de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermom, desde o monte Mizar.
7 Um abismo chama outro abismo ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim.   
8 Contudo, de dia o Senhor ordena a sua bondade, e de noite a sua canção está comigo, uma oração ao Deus da minha vida.
9 A Deus, a minha rocha, digo: Por que te esqueceste de mim? por que ando em pranto por causa da opressão do inimigo?
10 Como com ferida mortal nos meus ossos me afrontam os meus adversários, dizendo-me continuamente: Onde está o teu Deus?
11 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus. 

(Salmos 62.1-2; 56.1-13; 37.7) Somente em Deus espera silenciosa a minha alma; dele vem a minha salvação.
2 Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é ele a minha fortaleza; não serei grandemente abalado.

(Salmos 56) Compadece-te de mim, ó Deus, pois homens me calcam aos pés e, pelejando, me afligem o dia todo.   
2 Os meus inimigos me calcam aos pés o dia todo, pois são muitos os que insolentemente pelejam contra mim.
3 No dia em que eu temer, hei de confiar em ti.
4 Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus ponho a minha confiança e não terei medo;
5 Todos os dias torcem as minhas palavras; todos os seus pensamentos são contra mim para o mal.   
6 Ajuntam-se, escondem-se, espiam os meus passos, como que aguardando a minha morte.   
7 Escaparão eles por meio da sua iniquidade? Ó Deus, derruba os povos na tua ira!   
8 Tu contaste as minhas aflições; põe as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas no teu livro?
9 No dia em que eu te invocar retrocederão os meus inimigos; isto eu sei, que Deus está comigo.
10 Em Deus, cuja palavra eu louvo, no Senhor, cuja palavra eu louvo,
11 em Deus ponho a minha confiança, e não terei medo; que me pode fazer o homem?
12 Sobre mim estão os votos que te fiz, ó Deus; eu te oferecerei ações de graças;
13 pois tu livraste a minha alma da morte. Não livraste também os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz da vida? 

(Salmos 37.7) Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios.

Ilustrando o pensamento: Quando Moisés tirava o povo do Egito, ele viveu um momento muito difícil. À beira do mar Vermelho, ele podei dizer: “TUDO FALHOU” Foi exatamente ali que Deus surgiu em cena e operou uma grande maravilhas.

O ilustre presbítero Belmiro Dutra, de saudosa memória, estava internado no Hospital de Clínica em São Paulo, muito enfermo. O câncer já havia dominado seu organismo. Naquela hora quando tudo falhou, ele fez um concerto com Deus. Os resultados foram gloriosos.

Levante sua fronte, erga seus olhos, espere em Deus. Ele é a sua rocha, seu esconderijo, sua luz, sua salvação; espere nele!

SEGUNDO

TRANSFORMAR A DERROTA EM VITÓRIA

Alguns testemunhos: Paulo, o apóstolo: as cartas, epístolas mais preciosas que temos foram escritas estando ele preso. Onésimo foi ganho para Cristo por Paulo na prisão, bem como o carcereiro em Filipos e toda a sua família. Alguém disse que Paulo passava mais tempo preso do que em liberdade. Nas cidades ele não se dava ao conforto de hospedar-se em hotéis, ficava nas prisões.

João Bunian: Depois da Bíblia Sagrada, o livro mais traduzido, mais lido e mais amado é o “Peregrino”, escrito numa prisão.

João Calvino: Era um homem cuja saúde física era muito deficiente, seus familiares foram dizimados pela enfermidade. Em meio a essas circunstâncias, ele foi chamado de “o codificador da reforma protestante”.

Osvald Smith: Por causa de seus problemas de saúde, não pode ir aos campos missionários. Transformou este impedimento este empecilho num instrumento de bênçãos. Como pastor da “Igreja dos Povos” em Toronto, No Canadá, chegou a sustentar 350 missionários em 40 países.

Dra. Lucy Portugues Cortês: Que inspiração ela tem sido para milhares e milhares de pessoas.

Qual é o segredo? Não existe uma fórmula mágica. Muitos livros têm sido escritos a respeito do assunto, apresentando métodos e princípios. Só existe um segredo e para ele peço muita atenção. O segredo está em (Filipenses 4.13) Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Esta frase é muito significativa: “Naquele que me fortalece.”  É só em Cristo. Foi este o testemunho de Darlene Glória. Quando tudo falhou, sua vida estava um verdadeiro farrapo, ela experimentou Jesus e um novo dia raiou para ela.

Qual é o seu problema? Desajuste com a família? Problemas financeiros? Falta de saúde física? Desilusão? Ousa esta palavra de Cristo: (Mateus 11.28) Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 

TERCEIRO

LEMBRAR-SE QUE DEUS ESTÁ COM VOCÊ

O Deus da Bíblia é o Deus que se fez carne. Ele se fez homem, ele é o Deus presente. Considere estas promessas bíblica:

(Isaías 41.10,13,14) não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. 
13 Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mão direita, e te digo: Não temas; eu te ajudarei.   
14 Não temas, ó bichinho de Jacó, nem vós, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel.   


(Josué 1.9) Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares. 

(Jeremias 1.19; 20.11) E eles pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar. 20.11 Mas o Senhor está comigo como um guerreiro valente; por isso tropeçarão os meus perseguidores, e não prevalecerão; ficarão muito confundidos, porque não alcançarão êxito, sim, terão uma confusão perpétua que nunca será esquecida.  

(Salmos 23.4) Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. 

(Mateus 28.20) ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.   

(Atos 18.9-10) E de noite disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales;   
10 porque eu estou contigo e ninguém te acometerá para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade. 

CONCLUSÃO

Tudo falhou para você? Seus planos foram frustrados? Seus castelos ruíram? Você está aflito? Está desanimado? Sente-se fracassado? “Há um poder acima de todos os poderes humanos; há um nome acima de todos os nomes poderosos; há um socorro quando todos os socorros dos homens falham; há uma salvação quando toda a ciência terrena se licencia; há algo que o segura quando a tentação procura fazê-lo cair; há uma felicidade que nenhum mortal, com todos os seus prazeres, lhe pode proporcionar; há uma luz quando as trevas te rodeiam; há um amor quando todos o odeiam; tudo isso encontraremos em Jesus”. (Rodolfo Bolz)

Jesus é o melhor amigo, o companheiro certo, a nossa luz, a nossa rocha inamovível. Se tudo falhou em sua vida, entregue-se agora, incondicionalmente ao Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Autor. Messias Anacleto Rosa
Fonte de pesquisa: Do Púlpito 2






Nenhum comentário:

Postar um comentário