quarta-feira, 14 de setembro de 2016

MOLHANDO OS PÉS PELA FÉ

TEXTO: (Josué 3) 

INTRODUÇÃO

Momento de expectativa: era chegado o momento do sonho se concretizar. Agora Israel ia entrar e possuir a “TERRA DA PROMESSA”. Que lições podemos tirar deste texto?

PRIMEIRA LIÇÃO

O TEMPO E O MODO DE DEUS

(V.2) E sucedeu, ao fim de três dias, que os oficiais passaram pelo meio do arraial,   

“Para todo propósito há tempo e modo” (Eclesiastes 8.6). Porque para todo propósito há tempo e juízo; porquanto a miséria do homem pesa sobre ele.    Josué fala em “AO FIM DE 3 DIAS”. A terra já estava à vista.
Mas era preciso esperar por mais alguns dias. Os apóstolos esperaram por 10 dias em Jerusalém, até que o Espírito Santo desceu sobre eles no cenáculo
(Atos 2). Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.   
2 De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.   
3 E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma.   
4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.   

Creio que a igreja vive em esperança; estamos vivendo a expectativa de coisas “GRANDES E FIRMES”.

SEGUNDA LIÇÃO

O PREPARO PARA DEUS AGIR

(V.5) Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.   

Josué, o grande líder, faz correr por todo o acampamento uma ordem: “SANTIFICAI-VOS...” Em todo arraial se ouvia.
Creio que é isto que Deus requer sempre que ele vai fazer uma coisa “GRANDE” (Gênesis 35.2). Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no meio de vós, e purificai-vos e mudai as vossas vestes. 

A santificação antecede os grandes feitos, os maravilhosos e ventos. Israel precisou se santificar para entrar na terra; assim é a igreja de Cristo, ela precisa estar preparada para esta hora. Deus irá manifestar sua glória através de um povo santificado.

TERCEIRA LIÇÃO

A PRESENÇA DE DEUS COM O SEU POVO

(Vs.4,6,10) (haja, contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados, e não vos chegueis a ela), para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir, porquanto por este caminho nunca dantes passastes.   
6 E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca do pacto, e passai adiante do povo. Levantaram, pois, a arca do pacto, e foram andando adiante do povo.   
10 E acrescentou: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós, e que certamente expulsará de diante de vós os cananeus, os heteus, os heveus, os perizeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus. 

A arca é o símbolo da presença de Deus. Algumas observações relacionadas com a arca:

1 – O povo ia distante da arca.
2 – A arca tinha que ser levantada, erguida.
3 – A arca ia à frente do povo.
4 – A presença de Deus expulsaria os inimigos.

O que alenta, conforta, anima e encoraja o coração da igreja é a presença do Senhor com ela (Apocalipse 1.12-13). E voltei-me para ver quem falava comigo. E, ao voltar-me, vi sete candeeiros de ouro,   
13 e no meio dos candeeiros um semelhante a filho de homem, vestido de uma roupa talar, e cingido à altura do peito com um cinto de ouro.
  
Jesus está com a sua igreja, com seus filhos (Mateus 28.20b) E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.    (Êxodos 33.34) Respondeu-lhe o Senhor: Eu mesmo irei contigo, e eu te darei descanso.   

QUARTA LIÇÃO

A AVENTURA DA FÉ

Era necessário que primeiro os sacerdotes tocassem as águas com as plantas de seus pés. “ESTE É O PASSO DA FÉ”. Deus faz a obra, mas é preciso tocar as águas. A leitura dos vs. 14-17 é fascinante. 14 Quando, pois, o povo partiu das suas tendas para atravessar o Jordão, levando os sacerdotes a arca do pacto adiante do povo,   
15 e quando os que levavam a arca chegaram ao Jordão, e os seus pés se mergulharam na beira das águas (porque o Jordão transbordava todas as suas ribanceiras durante todos os dias da sega),   
16 as águas que vinham de cima, parando, levantaram-se num montão, mui longe, à altura de Adã, cidade que está junto a Zaretã; e as que desciam ao mar da Arabá, que é o Mar Salgado, foram de todo cortadas. Então o povo passou bem em frente de Jericó.   
17 Os sacerdotes que levavam a arca do pacto do Senhor pararam firmes em seco no meio do Jordão, e todo o Israel foi passando a pé enxuto, até que todo o povo acabou de passar o Jordão. 

De acordo com o v. 16, as águas pararam “MUI LONGE”, cerca de 24 km acima do lugar da passagem.

Quem sabe na sua vida há um rio; molhe os seus pés, dê o primeiro passo, Deus abrirá caminho em meio às Águas, basta crer. “SE CRERES, VERÁS A GLÓRIA DE DEUS”.

CONCLUSÃO

O Espírito Santo está com a igreja; é esta presença bendita, este fogo que aquece, este vento que sopra, este poder que energiza, é o Espírito Santo que conduz a igreja em triunfo. Na hora que ele quiser, com a igreja preparada.

Que lições podemos tirar deste texto? As lições que tiramos desse texto são:

1 – Que há um tempo e um modo de Deus agir.
2 – Que devemos nos preparar para deus agir.
3 – Que a presença de Deus está com o seu povo.
4 -  Que temos que ser ousados na Fé.

“CONFIAR EM DEUS!” Confiar em suas Palavras, confiar em suas promessas, mesmo em tempos de crise, em momentos difíceis, e nos momentos impossíveis, devemos colocar a nossa fé em ação para vermos o milagre acontecer...

Autor. Pr. Messias Anacleto Rosa

Fonte de pesquisa: Do Púlpito 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário