terça-feira, 6 de setembro de 2016

TEMOR OU CONFIANÇA?

Texto (Marcos 5.36) “Não temas, crê somente”.

INTRODUÇÃO

O temor talvez seja um dos maiores inimigos da sociedade moderna. Tememos muita coisa: doenças, a crise financeira, as guerras, a nós próprios, a morte.

A Bíblia nos ensina que, ao invés de temer, devemos confiar, devemos crer, sabendo que Deus é a nossa força e o nosso ajudador. “O QUE DEVEMOS ENTENDER POR CRER?”

PRIMEIRO

CRER É SINÔNIMO DE ENTREGA

1) Entrega espontânea e voluntária: Deus não nos força a nos entregarmos, mas nos convida: o apelo amoroso de (Mateus 11.28) é exemplo de um convite amoroso.  “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”

2) Entrega incondicional e total. Enquanto não fizermos a entrega real, Deus não poderá agir livremente em nossa vida;

3) Entrega permanente e definitiva: não podemos entregar hoje e exigir amanhã; o que a Deus foi entregue já não nos pertence mais.

4) Entregar a Deus algo é descobrir perante Ele aquele problema, enquanto não descobrimos a Deus o problema, ele não pode agir. Veja o eloquente exemplo do rei Ezequias ao receber a carta provocante do rei da Síria. 

(Isaías 37.14-20) Recebendo pois Ezequias as cartas das mãos dos mensageiros, e lendo-as, subiu à casa do Senhor; e Ezequias as estendeu perante o Senhor.   
15 E orou Ezequias ao Senhor, dizendo:   
16 O Senhor dos exércitos, Deus de Israel, tu que estás sentado sobre os querubins; tu, só tu, és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste o céu e a terra.   
17 Inclina, ó Senhor, o teu ouvido, e ouve; abre, Senhor, os teus olhos, e vê; e ouve todas as palavras de Senaqueribe, as quais ele mandou para afrontar o Deus vivo.   
18 Verdade é, Senhor, que os reis da Assíria têm assolado todos os países, e suas terras,   
19 e lançado no fogo os seus deuses; porque deuses não eram, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram.   
20 Agora, pois, ó Senhor nosso Deus, livra-nos da sua mão, para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o Senhor. 

SEGUNDO 

CRER É SINÔNIMO DE CONFIAR

1) Grande parte de cristãos não confia em Deus. A Bíblia nos apresenta vários heróis da confiança: Abraão: “Creu e isso lhe foi imputado como justiça”; Moisés: desde o momento do seu chamado ele confiou em Deus para realização da obra; Davi: Na derrota dos filisteus ele confiou na promessa de que as amoreiras balançariam como sina da ação de Deus em favor de Israel.

(2Samuel 5.23-25) Mais uma vez Davi consultou o SENHOR, e ele respondeu: – Não os ataque daqui. Dê a volta, vá até as amoreiras e ataque por trás.
24 Quando você ouvir o barulho de passos por cima das amoreiras, fique pronto para atacar porque isso quer dizer que eu fui na sua frente para derrotar o exército dos filisteus.
25 Davi fez o que o SENHOR havia mandado e obrigou os filisteus a recuarem desde Geba até Gezer.

2) Testemunhas de confiança: a mulher do fluxo de sangue (Marcos 5.28) pois pensava assim: “Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada.”

Confiarei e não tremerei” (Isaías 12.2) Deus é o meu Salvador; eu confiarei nele e não terei medo. Pois o SENHOR me dá força e poder, ele é o meu Salvador.

A confiança tem seu galardão (Hebreus 10.35) Vocês precisam ter paciência para poder fazer a vontade de Deus e receber o que ele promete.

TERCEIRO

CRER É SINÔNIMO DE DESCANSAR

1) Há muitos que se dizem já cansados desta vida; o Salmista nos convida a descansarmos no Senhor (Salmos 37.7) Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios.

2) O poeta sentiu esta realidade quando alegremente contou: Oh! Que descanso encontrei em JESUS! 

3) Cristo nos prometeu descanso para as nossas almas (Mateus 11.29) Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.

CONCLUSÃO

“O QUE DEVEMOS ENTENDER POR CRER?” 

Crer é sinônimo de “ENTREGA”, Crer é sinônimo de “CONFIAR”, Crer é sinônimo de “DESCANSAR”. 

“Não temas, crê somente”. Ao invés de temer, confiemos no Senhor e ele nos ajudará.

Autor: Pr. Messias Anacleto Rosa.
Fonte de pesquisa. Do Púlpito 2







6 comentários:

  1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te Abençoe!

    A Paz do Senhor Jesus

    Att. Pastor Josias Silva

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar o seu comentário. Dueus te abençoe!

    a Paz do Senhor Jesus

    Att. Pastor Josias Silva

    ResponderExcluir
  3. Quero conhecer mais sobre a bíblia

    ResponderExcluir
  4. Louvado seja Deus por ser nosso Senhor de confiança

    ResponderExcluir