quarta-feira, 24 de setembro de 2014

BÊNÇÃO ADVINDAS DA MORTE DE JESUS

Esboço de Pregação

Texto (Hb.2:14-18) “Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a sabes, o diabo, e livrasse a todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida. Pois ele, evidentemente, não socorre a anjos, mas socorre a descendência de Abraão. Por isso mesmo convinha que, em todas as cousas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas cousas referentes a Deus, e par afazer propiciação pelos pecados do povo. Pois naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados”.

Introdução

Milhares morrem todos os dias, Mas nenhuma morte pode se comparar à morte de Jesus Cristo, Por que? O estudo do texto de Hebreus 2.14-18 responde com muita leveza e riqueza a esta pergunta.

Primeira Bênção

JESUS DESTRUIU AQUELE QUE TINHA 
O PODER DA MORTE

1) O diabo tem trazido a morte desde o Éden (Gn.2.17;3.19) “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado: porque tu és pó e ao pó tornarás”. Segundo o ensino de Jesus, ele veio para matar (Jo.10:10) “O Ladrão vem somente para roubar, matar, e destruir”. Coisas como: drogas, violência; sequestros, crismes hediondos; são armas satânicas.
2) Milhões têm sido vítimas do diabo. Ele está matando o vigor, a alegria, o entusiasmo, a pureza, o respeito a esperança em muitas vidas.
3) A boa notícia que temos é esta: "JESUS CRISTO" ao morrer na cruz em nosso lugar, destruiu aquele que tem o poder da morte. (O diabo) 

  • (ICo.15:54-55,57) “Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”. 
  • (Ap.1:18) “E aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos, e tenho as chaves da morte e do inferno”. 
  • (Ap.21:4) ” E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras cousa passaram”. 
  • (Hb.2:14) “Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, par que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo”.
Segunda Bênção

JESUS LIVROU OS QUE TINHAM 
PAVOR DA MORTE E ESTAVAM SUJEITOS 
À ESCRAVIDÃO

(Hb.2:15) “E livrasse a todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida”.
1) Quantas pessoas são escravas do medo da morte, vivem debaixo do pavor? Há pessoas que perdem o entusiasmo, a alegria de viver; só pelo fato de pensarem na morte, são escravas.
2) Cristo morreu na cruz para nos livrar deste pavor e escravidão. Aleluia! (Hb.2:15) “E livrasse a todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida”.
3) O nosso socorro está no nome do Senhor (Sl.124) “Não fosse o Senhor, que esteve ao nosso lado, Israel que o diga; não fosse o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, e nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós; as águas nos teriam submergido, e sobre a nossa alma teria passado a torrente; águas impetuosas teriam passado sobre a nossa alma. Bendito o Senhor que não nos deu por presa aos dentes deles. Salvou-se a mossa alma, como um pássaro do laço dos passarinheiros; quebrou-se o laço, e nós nos vimos livres. O nosso socorro está em o nome do Senhor, criador do céu e da terra”.
Terceira Bênção
JESUS SE TORNOU O SUMO SACERDOTE
1) Arão foi o sumo sacerdote no período da lei.
2) Jesus Cristo é o nosso sumo sacerdote, na dispensação da graça. Quais são suas qualidades? É semelhante a nós, identificou-se conosco; é sem pecado; é misericordioso; é fiel.
3) Que maravilhoso sumo sacerdote temos nós os salvos e redimidos! (Hb.4:15) “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, antes foi ele tentado em todas as cousas, à nossa semelhança, mas sem pecado”. (Hb.7:25) “Por isso também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”.(Rm.8:34) “Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou antes quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós”.
Quarta Bênção
NAQUILO QUE SOFREU, ELE É PODEROSO PARA SOCORRER OS QUE ESTÃO SENDO TENTADOS
1) A tentação em si não é pecado.
2) A tentação não procede de Deus (Tg.1:13) “Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e ele mesmo a ninguém tenta”.
3) Pelo fato de Jesus ter sofrido a tentação é que ele é poderoso para nos socorrer quando somos tentados. Logo, ele é o nosso socorro (Sl.46.1) “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”. (Sl.124:8) “O nosso socorro está em o nome do Senhor, criador do céu e da terra”.
Conclusão
Temos tudo isso porque Jesus de Nazaré deu a sua vida por nós. Mais que isso, ele venceu a morte em nosso lugar. Sendo o nosso predecessor na ressurreição. Mas toda esta obra de Jesus só terá valor para você no momento em que, prostrado aos pés da cruz, você se entregar completamente a ele. Saber fatos a respeito de Jesus não é o suficiente. O que significa agora para você a morte e a vitória de Jesus? Ela pode ser ainda hoje a garantia de sua salvação, a certeza da vitória sobre a morte e o pecado, a alegria de uma vida nova e cheia de significado, a paz interior por estará na presença de Deus, o amor e a alegria de uma vida plena. Estas bênçãos são propriedade daquele que pertencem de corpo, alma e espírito ao Senhor Jesus Cristo.

Do Púlpito 2
Autor: Messias Anacleto Rosa
Editora Descoberta Ltda.
Londrina - Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário