sábado, 27 de setembro de 2014

AINDA HÁ ESPERANÇA!


Esboço de Pregação
Na cultura brasileira existe um dito popular, que diz que:"A esperança é a última que morre". Na verdade este dito contraria o princípio bíblico de (I Corintios 13:13) que nos diz que a esperança não morre, mas permanece para sempre. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.  

É bem verdade que muitas vezes passamos por situações para as quais parece não haver mais esperança... situações onde nos encontramos num beco sem saída. Nessas horas de tribulação, de provação e até mesmo de angústia e desespero, as circunstâncias parecem ser maiores que nós, e sentimo-nos derrotados, fracassados, impotentes e sem esperança. Foi assim com Jairo, quando recebeu a notícia de que era tarde demais, sua única filha havia morrido, e já não valia à pena Jesus ir até ela (Marcos 5:35)Enquanto ele ainda falava, chegaram pessoas da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: A tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre? 
Foi assim com Marta, quando seu irmão Lázaro adoeceu e morreu quatro dias antes de Jesus chegar a Betânia (João 11:17)Chegando pois Jesus, encontrou-o já com quatro dias de sepultura.   
Foi assim com Jó, quando ele perdeu tudo o que tinha - bens, filhos e filhas, saúde, reputação, numa sucessão de perdas quando até mesmo sua esposa e seus amigos se voltaram contra ele.(Jó.1,2)Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal.   
2 Nasceram-lhe sete filhos e três filhas.   
3 Possuía ele sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas, tendo também muitíssima gente ao seu serviço; de modo que este homem era o maior de todos os do Oriente.   
4 Iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs para comerem e beberem com eles.   
5 E sucedia que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó e os santificava; e, levantando-se de madrugada, oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; pois dizia Jó: Talvez meus filhos tenham pecado, e blasfemado de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.   
6 Ora, chegado o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.   
7 O Senhor perguntou a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, dizendo: De rodear a terra, e de passear por ela.   
8 Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal?   
9 Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura Jó teme a Deus debalde?   
10 Não o tens protegido de todo lado a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? Tens abençoado a obra de suas mãos, e os seus bens se multiplicam na terra.   
11 Mas estende agora a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e ele blasfemará de ti na tua face!   
12 Ao que disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo o que ele tem está no teu poder; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.   
13 Certo dia, quando seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho em casa do irmão mais velho,   
14 veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles;   
15 e deram sobre eles os sabeus, e os tomaram; mataram os moços ao fio da espada, e só eu escapei para trazer-te a nova.   
16 Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu e queimou as ovelhas e os moços, e os consumiu; e so eu escapei para trazer-te a nova.   
17 Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Os caldeus, dividindo-se em três bandos, deram sobre os camelos e os tomaram; e mataram os moços ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.   
18 Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinho em casa do irmão mais velho;   
19 e eis que sobrevindo um grande vento de além do deserto, deu nos quatro cantos da casa, e ela caiu sobre os mancebos, de sorte que morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.   
20 Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a sua cabeça e, lançando-se em terra, adorou;   
21 e disse: Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor.   
22 Em tudo isso Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

Mas até mesmo nessas situações tão extremas, a guerra não esta perdida. Talvez ao longo da nossa caminhada com Deus, nós percamos algumas batalhas, mas nunca a guerra! O nosso general é Cristo... É Ele quem peleja por nós e nos dá a vitória. Jesus Cristo - a esperança da glória! É n'Ele que devemos colocar a nossa esperança e a nossa fé! Assim como Jairo, Marta e Jó, devemos colocar nossa fé no Senhor e crer que nem tudo está perdido, e que apesar da adversidade das circunstâncias, "Ainda há esperança"  (Jó 14: 7 - 9) Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda torne a brotar, e que não cessem os seus renovos.   
8 Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,   
9 contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.   

Sim, devemos crer que ao cheiro das águas, viverá e dará frutos! Uma pequena fé num Deus Grande... firmados na promessa de que (Salmo 1:3)  "seremos como árvore plantada junto a corrente de águas que, no devido tempo dá o seu fruto, cuja folhagem não murcha, e tudo quanto fizermos será bem sucedido"
O Senhor está no controle. Ele tem um plano, e assim como Ele disse a Jairo, hoje Ele diz a você e a mim: "Não tenhas medo, confia em mim".Crer e confiar. E Jesus ordenou à filha de Jairo que se levantasse, e a menina logo saltou e começou a andar. "Ainda há esperança!" Marta sabia disso quando disse: "Senhor, se cá estivesses, o meu irmão não teria morrido” "Mas eu sei que mesmo agora não é tarde demais, pois tudo o que pedirdes a Deus, Ele te dará" (João 11:20)
Há um propósito para todas as coisas, inclusive para as nossas provações. Portanto, "Aquietai-vos e sabeis que Eu sou Deus" (Salmo 46:10) O Senhor quer reverter às adversidades em bênçãos, para nós e para outros. Quando Jesus soube que Lázaro havia adoecido, Ele disse que sua doença não era para morte, mas para a glória de Deus. Que Ele, o Filho de Deus, receberia glória em resultado daquela enfermidade. Jesus ressuscitou Lázaro e muitos judeus que presenciaram este milagre creram n'Ele. Da mesma forma, hoje o Senhor nos convida a declarar que a adversidade pela qual estamos passando, não é para a morte, mas para a Glória de Deus! Quando Jó analisa sua vida, ele conclui que tudo o que aconteceu com ele contribuiu para que ele tivesse uma maior intimidade com Deus: antes "Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem" (Jó 42:5) E o Senhor restaurou a sorte de Jó e deu-lhe o dobro de tudo o que ele possuía. Portanto, não se dê por vencido, "Ainda há esperança"... logo você entenderá o propósito de Deus para esta hora.
 Para Meditação:
 "Agora pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor". (I Cor. 13:13)

16 comentários:

  1. pastor josias silva está de parabens pelo os esbosos elaborados continui assim que Deus lhe abencoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado Ademar Oliveira por acessar o meu blog e por deixar registro do seu comentário. Deus te Abençoe!

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  2. Muito boa a mensagem!!! Jesus continue abençoando o irmão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Tenha um ótimo final de semana abençoado de grandes vitórias e conquistas.

      A Paz do Senhor

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  3. Pr. esta mensagem falou profundamente ao meu coração, que Deus continue abençoando você e seu ministério e te dê toda sorte de benças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe! Que as mais ricas e selecionadas bênçãos dos céus sejam derramadas em todas as áreas da sua vida e de sua família.

      A Paz do Senhor

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  4. Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe! Que as mais ricas e selecionadas bênçãos dos céus sejam derramadas em todas as áreas da sua vida.

      A Paz do Senhor

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  5. Pastor a paz seja com o Senhor e sua família,gostei tanto dessa mensagem que estou lhe pedindo permissão para pregar em minha igreja, desde meu muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Fique à vontade... Permissão concedida! Que o Senhor Jesus te use poderosamente. Muito obrigado Nilton, por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Tenha um Ano abençoado de grandes vitórias e conquistas.

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir

      Excluir
  6. Paz pastor Josias, que o Senhor Jesus continue te usando grandemente.
    Gostaria da sua autorização para usar este esboço na minha pregação de domingo.
    Abraços fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Fique à vontade... Permissão concedida! Que o Senhor Jesus te use poderosamente. Muito obrigado Laercio Samuel, por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Tenha um ótimo final de semana abençoado de grandes vitórias e conquistas.

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  7. grandemente abençoada esta mensagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado Pr. Josué Gomes, pelo pastor ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Que as mais ricas bênçãos dos céus sejam derramadas sobre todas as áreas da sua vida, família e ministério. Deus te Abençoe!

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  8. Excelente mensagem, que o Senhor continue a te usar, eu também gostaria muito da sua permissão para ministra-la em minha igreja, fique na Paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aném! Obrigado Arlindo, por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir