segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O DEUS DE MARAVILHAS

Esboço de Pregação


Texto (Josué 3.1-5) Levantou-se, pois, Josué de madrugada e, partindo de Sitim ele e todos os filhos de Israel, vieram ao Jordão; e pousaram ali, antes de atravessá-lo.   
2 E sucedeu, ao fim de três dias, que os oficiais passaram pelo meio do arraial,   
3 e ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da pacto do Senhor vosso Deus sendo levada pelos levitas sacerdotes, partireis vós também do vosso lugar, e a seguireis   
4 (haja, contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados, e não vos chegueis a ela), para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir, porquanto por este caminho nunca dantes passastes.   
5 Disse Josué também ap povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.   

Propósito Geral: Exortativo.
Tema Específico: Como acontecem os milagres
Idéia Central do Sermão:


O SENHOR NOSSO DEUS DESEJA FAZER
MARAVILHAS EM NOSSO MEIO.
- Mas, para que isto aconteça, devemos observar Suas RECOMENDAÇÕES:
Primeiro Recomendação
MANTER-SE NA DIREÇÃO INDICADA POR DEUS
A Arca da Aliança, símbolo da presença de Deus, iria à frente e o povo deveria segui-la.Para vermos Deus fazendo maravilhas em nosso meio, devemos nos manter no centro da vontade de Deus, sem nos desviarmos nem para a direita nem para a esquerda.

Segundo Recomendação
MANTER-SE NO TEMOR A DEUS
A Arca iria à frente, mas o povo deveria manter uma distância de cerca de 900 metros: em sinal de respeito, reverência, temor. Para vermos Deus fazendo maravilhas em nosso meio, devemos manter o devido respeito à sua presença em nosso meio. Intimidade com Deus não é sinônimo de licensiosidade ou de atrevimento. Jamais devemos nos esquecer que estar na presença de Jesus é muitíssimo mais solene e exige muitíssimo mais respeito que estar diante de um delegado, juiz, desembargador ou presidente de república. Muitas pessoas se lançam ao pecado porque perderam o temor a Deus. Perderam o respeito.

Terceiro Recomendação
MANTER-SE EM SANTIDADE
Os rituais de santificação dos judeus exigiam que eles tomassem banho, lavassem todas as suas roupas, fizessem uma busca para verificar se em suas tendas não havia comida estragada, objetos de idolatria ou qualquer outra coisa que desagradasse a Deus. Tudo isso é bastante significativo para nós, pois, para vermos Deus fazendo maravilhas em nosso meio, devemos nos santificar, nos limpar, fazer um inventário da nossa vida toda, exterior e interior.

CONCLUSÃO 
O Senhor nosso Deus deseja fazer maravilhas em nosso meio, para, para que isto aconteça, devemos nos manter no centro da vontade de Deus, manter o temor de Deus e a santidade.

Autoria: Pr Ronaldo Alves Franco
Inspirado num sermão do Pr. Pascoal Piragine Jr, que foi ao ar em Maio de 2006 na BBN.

2 comentários:

  1. graças a DEUS POIS ENCONTREI O QUE ESTAVA PROCURANDO .OBRIGADO MEU DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir