terça-feira, 23 de setembro de 2014

CINCO CONSELHOS PARA TER UMA VIDA DE VITÓRIA


Esboço de Pregação


Texto (Ne.1:2-11) Palavras de Neemias, filho de Hacalias. Ora, sucedeu no mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a capital,

2 que veio Hanâni, um de meus irmãos, com alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que tinham escapado e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém.   
3 Eles me responderam: Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo.   
4 Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu,    
5 e disse: Ó Senhor, Deus do céu, Deus grande e temível, que guardas o pacto e usas de misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos:   
6 Estejam atentos os teus ouvidos e abertos os teus olhos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos, confessando eu os pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; sim, eu e a casa de meu pai pecamos;    
7 na verdade temos procedido perversamente contra ti, e não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a teu servo Moisés.    
8 Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a teu servo Moisés, dizendo: Se vós transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos;    
9 mas se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos e os cumprirdes, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome.    
10 Eles são os teus servos e o teu povo, que resgataste com o teu grande poder e com a tua mão poderosa.    
11 Ó Senhor, que estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que se deleitam em temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. (Era eu então copeiro do rei.)  

Introdução
Deus, ele está sempre disposto e pronto para nos ajudar. Neemias, soube aproveitar muito bem esta disposição do Senhor. Neste texto iremos aprender, cinco conselhos para termos uma vida de vitória.
Primeiro Conselho
A ORAÇÃO É O MAIOR SEGREDO ESTRATÉGICO, PARA TERMOS UMA VIDA DE VITÓRIA
Quando Hanani, irmão de Neemias, chegou com alguns de Judá, Neemias pergunto como estavam vivendo os Judeus que haviam escapados e não foram levados para o exílio, e também qual era a situação de Jerusalém. Hanani, enformou que os Judeus estavam vivendo em grande miséria e desprezo e que os muros de Jerusalém estavam derrubados e as portas, ainda estavam queimados. Quando soube desta notícia, Neemias ficou triste e chorou muito, passou dias se lamentando. Mais Neemias não ficou apenas se lamentando, ele tomou uma decisão e foi buscar em Deus a resposta e a solução do seu problema. Não sei que notícia chegou ao seu conhecimento, que tirou a sua paz, você não sabe, o que é ter noite de sono bem dormida, as notícias que chegaram ao seu conhecimento, mexeram muito com você e tiraram a sua tranquilidade, mais uma coisa eu quero te dizer: “Use a estratégia da oração, pois Deus, te revelará segredos que te farão vencer”. Neemias orou pedindo a misericórdia do Senhor Deus, para Deus lhe ajudar diante do rei. (Ne.2:4) “Disse-me o rei: Que pedes agora? Então orei ao Deus dos céus”. Veja que Neemias, orou a Deus pedindo pela misericórdia de Deus. E o que é ter misericórdia? Qual o significado da palavra misericórdiaMisericórdia significa: Amor leal, firme e fiel e enfatiza a posse mútua de duas pessoas envolvidas num relacionamento de amor. Quando Neemias pede pela misericórdia do Senhor, ele está dizendo para Deus olhar para a sua causa, para o seu problema, e para a situação do povo de Deus, paro o Senhor agir com amor, com lealdade, firmeza e fidelidade, enfatizando os dois lados, de um lado está Deus e do outra lado estava Neemias e o povo de Deus. Diante do mar bravio, você deve clamar pela misericórdia do Senhor, assim como fez Neemias, porque Deus agirá sobre a sua vida, sobre a sua causa, sobre as suas necessidades com amor, firmeza e ele mostrará para você que ele é fiel em sua vida. Se você quiser ter uma vida vitoriosa, passe a ter uma vida de oração, use esta estratégia, pois o Senhor revelará segredos para a tua vida, para você colocar e prática e usar contra o inimigo e você sairá vitorioso desta batalha, pois contra o poder da oração, não a barreiras e nem muralhas de problemas, de lutas que poderão resistir.
Segundo Conselho
A UNIÃO PRODUZ RESULTADOS 
INESPERADOS EM NOSSA VIDA, PARA ALCANÇARMOS A VITÓRIA

Neemias, reuniu vários homens para reconstruir os muros. Todo tipo de gente participou da reconstrução.
Sacerdotes (Ne.3:1)Então se levantou Eliasibe, o sumo sacerdote, juntamente com os seus irmãos, os sacerdotes, e edificaram a porta das ovelhas, a qual consagraram, e lhe assentaram os batentes. Consagraram-na até a torre dos cem, até a torre de Henanel.
Ourives     e perfumistas (Ne.3:8) ao seu lado Uziel, filho de Haraías, um dos ourives; ao lado dele Hananias, um dos perfumistas; e fortificaram Jerusalém até o muro largo.
Líderes e mulheres (Ne.3:12)e ao seu lado Salum, filho de Haloés, governador da outra metade do distrito de Jerusalém, ele e as suas filhas.
Levitas (3:17)Depois dele fizeram os reparos os levitas: Reum, filho de Bani, e ao seu lado, Hasabias, governador da metade do distrito de Queila, por seu distrito;
E mercadores (3:32)E entre a câmara da esquina e a porta das ovelhas repararam os ourives e os mercadores.
E tiveram um resultado inesperado, com apenas 52 dias de trabalho os muros já estavam erguidos. (Ne.6:15). Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de elul, em cinqüenta e dois dias.     Completar a construção das muralhas em 52 dias foi um tremendo feito, algo reconhecido como prova do poder de Deus. Fica uma lição maravilhoso para todos nós. O povo de Deus tem que se unir, as vezes você não quer se misturar, não quer se envolver com a obra de Deus, quer fazer tudo sozinho, mais a momento que a união é necessária, pois: “Uma andorinha sozinha não faz verão”. Isto significa, se você se isolar ficará fácil , para o inimigo te destruir, mas quando você se reunir com outras pessoas e juntas buscarem em Deus a solução, esta união produzirá resultados inesperados, pois o poder de Deus será derramado, e a unção sobrenatural do Senhor, destruirá com os planos do inimigo e o Senhor te concederá a vitoria.
Terceiro Conselho
A VIGILÂNCIA IMPEDI A AÇÃO DE INVASÃO DO INIMIGO, E TE APROXIMA DA VITÓRIA
Quando Sambalá, ouviu que Neemias, juntamente com o povo estava edificando o muro, ardeu em ira e se indignou, escarneceu e zombou do povo de Deus. Tobias, que estava junto com Sambalá, disse:“Ainda que edifiquem, vindo uma raposa derrubará o seu muro de pedra”. (Ne.4:3) Neemias orou, apresentou o problemas e continuaram o trabalho, assim edificaram o muro até se fechar pela metade. Sambalá , Tobias e os arábios, e os amonitas e os asdoditas, quando ouviram que as reparações do muro de Jerusalém ia avante e que já se começavam a fechar-lhe as brechas, ficaram sobremodo irados e se ajuntaram para atacar Jerusalém. Porém o povo orou a Deus, e como proteção puseram guardas para vigiar os muros de dia e de noite. Também nos lugares baixos e abertos e por detrás do muro foram colocados homens com espadas, lanças e arcos. Os carregadores com uma das mãos fazia a obra, e com a outra segurava a arma. Os edificadores, trabalhavam com a sua espadas na cintura. Neemias, também colocou um homem para tocar uma trombeta, assim se os inimigos tentassem invadir e atacar a cidade, a trombeta era tocada e todo o povo corriam par o local da invasão para guerrear contra o inimigo. Agindo assim, com prudência e vigilância, Neemias frustou com os planos de seus adversário. O inimigo tem feito planos para acabar com a sua vida, para impedir que as bênçãos do Senhor te alcance, mas faça como Neemias, não tenha medo, seja um(a) servo(a) vigilante, ore a Deus, que o Senhor te capacitará e te dará estratégia para você enfrentar e vencer o inimigo. Vigia em sua ações, vigia em suas palavras, vigia em suas obras, fechando todas as brechas, todas as áreas e setores que estão vulneráveis da sua vida, para impedir que Satanás venha se infiltrar. Agindo assim, você estará vigiando e impedindo com a ação de invasão do inimigo. Tomando estas medidas, e sendo cauteloso, você estará mais próximo para alcançar a sua vitória, porque o Senhor, estará pelejando por você.
Quarto Conselho
SEDE CORAJOSO, ENFRENTA O INIMIGO E NÃO ACEITA A SUA PROPOSTA 
E VOCÊ ALCANÇARÁ A VITÓRIA

Quando Sambalá, Tobias, Gesém e o arábio, e o resto dos inimigo de Neemias, souberam que o muro já tinha sido edificado e que não havia mais brechas no muro, Sambála e Gesém, tramaram para matar Neemias, e lhes fizeram uma proposta, para que Neemias fosse encontra-los no vale de Ono. Neemias quanto soube e teve conhecimento ele mandou dizer a Sambalá e a Gesém que ele estava fazendo uma grande obra e não poderia parar”. (Ne.6:3) E enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer. Por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?    A obra que Deus colocou em suas mãos ela é urgente, e você não tem tempo para dar ouvidos as propostas do inimigo, você não tem tempo para dar ouvidos as afrontas do inimigo, você não tem tempo para perder, porque você está fazendo uma grande obra, e Satanás sabendo disto lançará várias propostas diante de você, e muitas delas serão indecentes e outras sem malícia nenhuma, parecendo ser inofensivas. Mas nos não temos tempo de nos envolver com coisas dessa terra. Neemias enfrentou os seus inimigo e não se rendeu, não se prostrou, não aceitou as afrontas, as zombarias, as calúnias, com a conspiração e muito menos a traição, mais Neemias orou pedindo a proteção do Senhor e se preparou para enfrentar o inimigo. Seja corajoso, não de ouvidos as afrontas do inimigo, enfrenta o problema, não se prostra diante da dificuldade, mais erga a cabeça e confia no livramento do Senhor. Agindo assim, você alcançará a sua vitória.
Quinto Conselho
TER PROPÓSITO DEFINIDO É FUNDAMENTAL PARA ALCANÇAR A VITÓRIA
Neemias tinha uma propósito definido, era de voltar a cidade onde estava o sepulcro de seus pais, ou seja, de voltar a Jerusalém e edifica-la e construir o muro da cidade e colocar as portas no lugar. Outro propósito, foi que ele pediu cartas ao rei, para se apresentadas aos governadores da região do Eufrates, para que permitissem a sua entrada em Judá. Como também cartas para Asafe, guarda das matas do rei, para que desse madeiras para as vigas das porta da cidade, para os muros e para a casa em que ele deviria morar. Ou seja, não bastava apenas o rei ter liberado a volta de Neemias. Se ele não tivesse o propósito de pedir as cartas, provavelmente ele teria problemas para seguir enfrente. Você tem que ter propósitos definidos em sua vida, se você quiser teu uma vida de vitória e de sucesso. Não basta apenas desejar, mais você tem que lutar, se esforçar e seguir enfrente. Seja qual for os seus sonhos, os seus projetos o inimigo não terá o poder de impedir, Deus derramará a unção da providência e você verá a glória de Deus e as mãos do Senhor agindo e operando milagres e sua vida. Tenha propósitos diante de Deus, pois isto será fundamental para você alcançar a vitória.
Conclusão
Neemias teve uma vida de vitória, porque ele soube buscar e confiar no Deus da providência. Ele nos deixou um grande exemplo de como superar os obstáculos e as dificuldades que o inimigo nos impõem e coloca em nosso caminho. As lições que Neemias nos deixou foram: A oração é o maior segredo estratégico, para termos uma vida de vitória, a união produz resultados inesperados em nossa vida, para alcançarmos a vitória, a vigilância impedi a ação de invasão do inimigo, e te aproxima da vitória, sede corajoso, enfrenta o inimigo, não aceita a sua proposta, e você alcançara a vitória, ter propósitos definido é fundamental para alcançar a vitória.

Autor: Pastor Josia Silva
      Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário