segunda-feira, 29 de setembro de 2014

VENCENDO A ANGÚSTIA

Esboço de Pregação

Texto (Sl.137) Às margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião.
2 - Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas harpas,
3 - pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções, e os nossos opressores, que fôssemos alegres, dizendo: Entoai-nos algum dos cânticos de Sião.
4 - Como, porém, haveríamos de entoar o canto do SENHOR em terra estranha?
5 - Se eu de ti me esquecer, ó Jerusalém, que se resseque a minha mão direita.
6 - Apegue-se-me a língua ao paladar, se me não lembrar de ti, se não preferir eu Jerusalém à minha maior alegria.
7 - Contra os filhos de Edom, lembra-te, SENHOR, do dia de Jerusalém, pois diziam: Arrasai, arrasai-a, até aos fundamentos.
8 - Filha da Babilônia, que hás de ser destruída, feliz aquele que te der o pago do mal que nos fizeste.
9 - Feliz aquele que pegar teus filhos e esmagá-los contra a pedra.
Introdução
Angústia é um sentimento de tristeza profunda contínua. Uma estranha dor intensa é um dos principais sintomas de uma pessoa angustiada. O grande perigo é se tornar uma doença conhecida como depressão. O povo de Israel foi cativo na Babilônia por setenta anos. E por isso estavam angustiados como descrevem as palavras do Salmo 137. Como vencer a angústia? Com as palavras deste texto aprendemos o que fazer para a angústia pode ser vencida.
Primeiro - Como Vencer a Angústia?
DEVEMOS CHORAR
(v.1) “Às margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião”.
O povo de Deus chorava ao se lembrar de que estavam longe de Sião. Sentiam-se tão desmotivados que sentavam a beira de um rio para lamentar. A angústia faz chorar. Esta é a melhor forma de desabafo. Quando a pessoa passa por uma perda ou sofrimento agudo e não chora é pior porque a dor fica presa dentro de seu coração. Se você estiver angustiado, não reprima seu choro. Desabafe porque: 
“Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão”. (Salmos 126.5)
Não tenha vergonha de expressar seu sentimento. Abra o peito e deixe toda tristeza sair. Até “Jesus chorou” (João 11.35)"Jesus Chorou" para mostrar que não é pecado chorar.  Ele mesmo prometeu que “Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (Apocalipse 1.7). Você sem forças para chorar? Derrame suas lágrimas diante do Senhor.
Segundo
DEVEMOS CANTAR
(v.2-4) “Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas harpas, pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções, e os nossos opressores, que fôssemos alegres, dizendo: Entoai-nos algum dos cânticos de Sião. Como, porém, haveríamos de entoar o canto do SENHOR em terra estranha?” O Salgueiro é uma árvore que tem suas folhas caindo, por isso é apelidado de ‘chorão’. Até nisto percebemos o contexto de tristeza dos judeus. Penduraram suas harpas porque não tinham mais motivação para tocar e cantar. O louvor tem um poder imenso de curar e libertar vidas angustiadas (Atos 16.25,26) 25 - Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.
26 - De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão;  Por isso a primeira coisa que o inimigo coloca na vida da pessoa é o desânimo para distanciar sua vida do louvor. Se você estiver angustiado, procure ouvir louvores. Cante para Deus mesmo que seja com lágrimas, mas não pare de louvar.  Suas forças serão renovadas e a angústia terá que sair quando Deus te der alegria e força (Neemias 8.10) Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força. Está sem ânimo para cantar? Cante ao Senhor de todo seu coração.
Terceiro
DEVEMOS SONHAR
(V.6) “Apegue-se-me a língua ao paladar, se me não lembrar de ti, se não preferir eu Jerusalém à minha maior alegria”. 
Uma secura na boca era a conseqüência de não cantar. Suas mentes estavam tão cansadas e cheias de tristeza que não conseguiam pensar em mais nada. A única coisa que conseguiam lembrar é de Jerusalém. Por isso ficavam imaginando quando voltariam para a cidade santa. Certa vez ouvi que ‘um homem sem sonho é um homem morto’. O sonho é um motivo de viver. Quando você sonha, consegue visualizar o impossível. Por um ideal a pessoa é capaz de fazer os maiores sacrifícios e realizar as maiores conquistas. Se você estiver angustiado, procure sonhar. Crie expectativas de uma nova realidade e lute pelo seu objetivo. Não pense que tudo acabou, mas que tudo pode ser recomeçado. Mesmo que não possa fazer nada, mas se puderem fechar os seus olhos para contemplar o invisível pela fé.
(Hebreus 11.1) Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. 
Assim você poderá dizer “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13). Um grande problema para a pessoa angustiada é não conseguir visualizar o futuro. Por isso somente pensa que tudo acabou. Sua vontade é desistir. Por isso é importante sonhar, fazer projetos e planos para o futuro, programe algo para a próxima semana, mês e ano. Assim você sempre vai ter um motivo para viver o amanhã. Isso gera esperança no coração. Você não consegue mais sonhar? Deus tem um grande sonho para você! Você Pode Vencer a Angústia!
CONCLUSÃO
(v.7) “lembra-te, SENHOR, do dia de Jerusalém”. 
O povo de Israel estava angustiado porque não via saída para seu cativeiro. Pediam a Deus para se lembrar deles constantemente. O tempo passou e o grande dia de saírem da Babilônia chegou. Talvez você pense que Deus se esqueceu de você, mas ele nunca esquecerá. O Senhor nem pisca os olhos para ficar cuidando de você o tempo todo até quando você dorme. 
(Salmos 121.4) É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. 
Se você estiver angustiado, não deixe de chorar, para desabafar toda tristeza, de cantar para buscar alegria em Deus e de sonhar em busca de esperança. Estas três ações vão fortalecer sua vida. Está lutando contra a angústia? Deus quer te ajudar a vencer a angústia!
Autor: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues
Fonte de Pesquisa Blog ESBOÇOS DE PREGAÇÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário