segunda-feira, 29 de setembro de 2014

NEUTRALIZANDO OS ATAQUES DO INIMIGO

Esboço de Pregação

Texto. (2 Crônicas 32.1-8) Depois destas coisas e desta fidelidade, veio Senaqueribe, rei da Assíria, entrou em Judá, acampou-se contra as cidades fortificadas e intentou apoderar-se delas.
2 - Vendo, pois, Ezequias que Senaqueribe vinha e que estava resolvido a pelejar contra Jerusalém,
3 - resolveu, de acordo com os seus príncipes e os seus homens valentes, tapar as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram.
4 - Assim, muito povo se ajuntou, e taparam todas as fontes, como também o ribeiro que corria pelo meio da terra, pois diziam: Por que viriam os reis da Assíria e achariam tantas águas?
5 - Ele cobrou ânimo, restaurou todo o muro quebrado e sobre ele ergueu torres; levantou também o outro muro por fora, fortificou a Milo na Cidade de Davi e fez armas e escudos em abundância.
6 - Pôs oficiais de guerra sobre o povo, reuniu-os na praça da porta da cidade e lhes falou ao coração, dizendo:
7 - Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele; porque um há conosco maior do que o que está com ele.
8 - Com ele está o braço de carne, mas conosco, o SENHOR, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras. O povo cobrou ânimo com as palavras de Ezequias, rei de Judá.
Introdução
Todos os dias estamos diante da batalha por uma vida feliz e abençoada. Agora, nesta tentativa de se obter uma vida feliz, teremos sempre o nosso adversário que tentará impedir o nosso sucesso, cabe a nós neutralizarmos os seus ataques que por certo virão sempre sobre nós. Este texto mostra como Ezequias agiu para impedir que o seu inimigo Senaqueribe rei da Assíria, destruísse o povo de Israel.
Primeiro – O que Ezequias Fez Para Vencer o Inimigo?
EZEQUIAS MANDOU TAPAR AS FONTES DAS ÁGUAS QUE HAVIA FORA DA CIDADE
(v.3) Resolveu, de acordo com os seus príncipes e os seus homens valentes, tapar as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram. 
Olha que estratégia brilhante! Com esta iniciativa o rei conseguiu impedir que os seus inimigos tivessem acesso às fontes das águas. Nenhum exército inimigo sobrevive sem água
O que alimenta o nosso inimigo Satanás? A nossa desconfiança (falta de fé) no livramento de Deus.
Como satanás se torna forte contra nós? Quando negligenciamos as coisas espirituais. Quando começamos a acreditar na providência de Deus mesmo diante de uma luta aparentemente impossível de ser vencida começamos a enfraquecer a força do inimigo, tirando assim a fonte de sobrevivência do inimigo que é a nossa falta de fé. Senaqueribe já tinha destruído muitas nações e zombava do Deus de Israel V.17, fisicamente a batalha já estava perdida e somente um ato divino poderia garantir a vitória.
Segundo – O Que Ezequias Fez Para Vencer o Inimigo?
EZEQUIAS RESTAUROU TODO O MURO QUEBRADO
(V.5a) Ele cobrou ânimo, restaurou todo o muro quebrado. 
Todas as brechas foram tapadas, o muro foi restaurado. Só neutralizaremos o inimigo se não deixarmos nenhuma brecha. Talvez em sua vida tenha brechas que o inimigo tem entrado por elas e lhe causado sérios problemas. É necessário restaurá-las. O que é que produz brechas na nossa vida? O Pecado, o erro etc…
Terceiro – O Que Ezequias Fez Para Vencer o Inimigo?
EZEQUIAS ERGUEU TORRES
(V.5b) e sobre os muros ele ergueu torres;
Erga torres de proteção em sua vida. Como?
1- No Casamento: Viva a vida comum do lar, mais com muito amor, carinho, sabedoria e na direção do Espírito Santo.
2- Sobre Filhos: Traga seus filhos à igreja, é sua responsabilidade.
3- Trabalho: Seja o melhor funcionário.
4- No Colégio: Leve a sério os seus estudos.
5- Vida espiritual: Tenha zelo com sua vida espiritual.
Conclusão
Deus enviou seu anjo e Senaqueribe foi envergonhado e derrotado. 
(V.21) Então, o SENHOR enviou um anjo que destruiu todos os homens valentes, os chefes e os príncipes no arraial do rei da Assíria; e este, com o rosto coberto de vergonha, voltou para a sua terra. Tendo ele entrado na casa de seu deus, os seus próprios filhos ali o mataram a espada.  
Assim também Deus enviará a nossa vitória e os nossos inimigos serão envergonhados e derrotados.
Autor: Lourival Pereira
Fonte de PESQUISA Blog Estudo Gospel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário