sábado, 27 de setembro de 2014

OLHE PARA O QUE É MAIS IMPORTANTE

Texto (At.3:1-10) Pedro e João subiam ao templo à hora da oração, a nona. 
2 - E, era carregado um homem, coxo de nascença, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmolas aos que entravam. 
3 - Ora, vendo ele a Pedro e João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. 
4 - E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. 
5 - E ele os olhava atentamente, esperando receber deles alguma coisa.
6 - Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda.
7 - Nisso, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente os seus pés e artelhos se firmaram 
8 - e, dando ele um salto, pôs-se em pé. Começou a andar e entrou com eles no templo, andando, saltando e louvando a Deus. 
9 - Todo o povo, ao vê-lo andar e louvar a Deus, 
10 - Reconhecia-o como o mesmo que estivera sentado a pedir esmola à Porta Formosa do templo; e todos ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera.
Introdução
O texto narrado pela  Bíblia conta a bonita história de um coxo curado pelo poder de Jesus Cristo. O texto também nos mostrará quais as lições que podemos extrair deste encontro dos apóstolos com o coxo. Em nossos dias não temos vistos muitos milagres acontecerem da mesma forma como é retratada na passagem de livro de atos. Imaginem então como ficaram as pessoas que estavam em derredor poder assistir tal cena. Poder olhar para tudo aquilo, a ação dos apóstolos, o levantar do coxo. Um olhar de muita expectativa. Como você tem enxergado a sua vida cristã; será que estamos contentes com o que estamos vendo e fazendo? Temos tido tempo de olhar para tantas coisas e perdido tempo de nos preocupar com algumas delas. Vamos olhar para o que é mais importante.
Primeiro
O QUE ENXERGAVA O COXO
1- Ele precisava ser carregado até a porta da igreja; nunca iria sozinho.
2- É uma pessoa bem limitada, é por certo uma pessoa infeliz; depende do que os outros vão lhe dar. O coxo sabia o que ia fazer na igreja: (ELE IA PEDIR, PEDIR, PEDIR)
3- Estava à frente da porta da igreja para pedir esmolas, buscava restos, sobras, migalhas. O COXO NÃO TINHA MUITA EXPECTATIVA NA VIDA. Sua vida se resumia a ser carregado todos os dias e esperar alguém com coração benevolente para lhe dar.
4- Tem gente que só vem para igreja carregada também, você convida, e parece que está fazendo um favor em vir à igreja; precisa ser empurrado, forçado por vezes.
5- Tem pessoas que vão à igreja somente para pedir. Tem uma vida toda torta, mas tenta sensibilizar o coração de Deus como se fosse um coxo ou aleijado espiritual.
6-Tem pessoas que estão atrás de migalhas, não entendem a dimensão do amor de Deus e de seu poder, não tem ideia do que seja a Igreja e muito menos da graça de Deus que envolve a igreja.
7- Existem pessoas que estão “coxas” diante de Deus. A vida não melhora em nada, estão sempre olhando a felicidade dos outros. O coxo espera ouvir na igreja a seguinte afirmação: “então hoje prosperarás e serás bem sucedido” Esta frase é complemento de uma outra que está em.
(Js. 1.8) “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido” Então saiba que está frase nunca será dita sem o seu complemento pelo Senhor Jesus.
8- A vida do coxo começa a mudar quando ele tem seu olhar voltado para o lugar certo: “OS APÓSTOLOS” Eles estavam ali para lhe mostrar Jesus. (veja o verso 12 e 13) Pedro, vendo isto, disse ao povo: Varões israelitas, por que vos admirais deste homem? Ou, por que fitais os olhos em nós, como se por nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar?   
13 O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Servo Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, quando este havia resolvido soltá-lo. 
  
9- É PARA JESUS CRISTO QUE O OLHAR DO COXO SE DIRIGIU. É para Jesus Cristo que estamos olhando? Se a resposta for sim, então devemos imitá-lo. Porque o dia em que os nossos olhos aprenderem a não perder Jesus de vista, a nossa vida será muito melhor. A igreja ganhará, a sociedade ganhará e eu serei o maior premiado com isso.
Segundo
O QUE ENXERGAVAM OS APÓSTOLOS
1- Nunca deixe de ir à igreja, a igreja tem o evangelho e o evangelho faz bem a vida da família. Os apóstolos tinham zelo com a obra, tinham fervor com as coisas de Deus.
2- A igreja não é lugar de esmolas, mas é o lugar onde a Glória de Deus assiste.
Ilustração 
Certa vez conta à história que o papa Urbano IV disse a Tomáz de Aquino, olhando para uma mesa cheia de prata e de ouro; não precisamos dizer como Pedro disse: Não tenho nem prata e nem ouro. E Tomas de Aquino respondeu; nem tão pouco “levanta e anda”
3- A igreja é o vetor que ensina o caminho.
4- Quando Pedro e João se deparam com o coxo o que se segue é impressionante. Vejam o verso
5 – Ele é completamente oposto ao que pensa o mundo moderno. è Não tenho nem prata nem ouro, mas o que tenho te dou. O QUE ELES TINHAM? È Como poderia ele dizer algo assim, dinheiro é tudo nos dias de hoje, assim pensa o mundo, a igreja não deve pensar assim. È A vida destes homens era diferente, veja o que está retratado em 
(At.2.42-47) E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 
43 - Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos. 
44 - Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. 
45 – E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um.
46 - E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, 
47 - Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos.
1- Eles tinham uma conduta moral a ser seguida
2- Eles precisavam uns dos outros
3- Eles tinham zelo para com a obra de Deus
4-Eles sabiam o valor de permanecer unidos
5- Não havia necessitados entre eles, ninguém passava fome
6- Temos que nos encontrar todos os dias com Deus
7- Mostravam a sua alegria e todos percebiam isto
8- Muitos vinham para igreja através disso.
Terceiro
O QUE EU E VOCÊ PODEMOS ENXERGAR
1- Eu e minha família precisamos de uma igreja
2- Dinheiro não é tudo na vida; O Material não é o mais importante. Não devemos correr atrás do sucesso, o sucesso passa. A VIDA COM JESUS É MAIS IMPORTANTE.
3- Temos em Jesus Cristo todos os recursos deste mundo e do mundo vindouro para que tenhamos vida. A nossa vida cristã é mais do que estamos vivendo.
4- Não devemos agir como “coxos” espirituais.
5- Eu e você dependemos de Jesus;
6- Deus nos colocará pessoas (coxas) espiritualmente que precisarão de nós.
7- Jesus tem prometido para quem o buscar a riqueza da sua glória, riqueza que dinheiro nenhum no mundo todo junto poderia comprar.
8- Você precisa da glória de Deus sobre na tua vida?
9- Olhe para Jesus Cristo nesta noite.
Conclusão
Primeiro: O que enxergava o coxo, Segundo O que enxergavam os apóstolos O QUE ENXERGAVAM OS APÓSTOLOS. Terceiro O que eu e você devemos enxergar.
Autor. Rev. Marcos A. de Castilho http://3ipbcg.org.br/site/?p=2206

8 comentários:

  1. Amém! Obrigado Josué Alves, por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Tenha um Ano abençoado de grandes vitórias e conquistas.

    A Paz do Senhor Jesus

    Att. Pastor Josias Silva

    ResponderExcluir
  2. amem que Deus continue te usando com muita sabedoria em nome de Jesus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado Caroline Souza, por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te Abençoe!!! Tenha um ótimo final de semana abençoado de grandes vitórias e conquistas.

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  3. Respostas
    1. Amém! Obrigado Caroline Souza.

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  4. Respostas
    1. Amém! Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe! Tenha um ótimo final de semana.

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir