quarta-feira, 17 de setembro de 2014

NÃO ABRA MÃO DOS SEUS SONHOS

            Esboço de Pregação


Texto (ISm 1:10,12,15,27,28) "10 - Levantou-se Ana e, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. 12 - Demorando-se ela no orar perante o Senhor, passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios. 15 - Porém Ana respondeu: Não senhor meu, eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o Senhor. 17 - Então lhe respondeu Eli: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. 27 - Por este menino orava eu; e o Senhor me concedeu a petição que eu lhe fizera.    28 - Pelo que também o trago como devolvido ao Senhor, por todos os dias que viver; pois do Senhor o pedi. E eles adoraram ali ao Senhor.

Introdução

A dor, sofrimento e o cansaço, muitas vezes, impedem uma pessoa de atingir os seus objetivos. Outros meios também são as próprias pessoas que estão ao nosso lado. Sejam: Pais, irmãos, amigos, esposo, esposa, filhos e filhas ou qualquer outra pessoa do meio da sociedade, ou do meio religioso com suas opiniões e com seus argumentos e com palavras que as vezes, nos encoraja e outras vezes são como verdadeira injeções que nos colocam para abaixo. Outra forma de nossos sonhos ser adiado, é quando o próprio Deus adia a realização dos nossos sonhos.Nesta mensagem, quero frisar este último ponto. Quais as razões de Deus adiar os nossos sonhos?

Primeira Razão

DEUS ADIA A REALIZAÇÃO DOS NOSSOS SONHOS, PARA QUE POSSAMOS BUSCAR 
A SUA FACE EM ORAÇÃO

Quando tudo está bem, não nos preocupamos em buscar ao Senhor, nos acomodamos, e levamos uma vida devocional superficial, ou seja, se não temos motivos"aparentemente", deixamos para depois, assim os dias vão se passando, e quando percebemos já se passaram vários dias e não buscamos a presença de Deus, e achamos que está tudo bem. Mas, o Senhor o nosso Deus, Ele nos conhece e Ele sabe, que precisamos busca-lo em todo tempo, pois os dia são maus e devemos estar preparados para enfrentar a todo tipo de situação. Quando acontece alguma coisa, ou as coisa não estão andando bem, os problemas surgem de todas as partes, a probabilidade de oramos é mais intensa, passamos várias horas clamado, rogando e suplicando ao nosso Deus para nos conceder a vitória. Neste texto bíblico está o exemplo de Ana. Está mulher era provocada por sua rival. Penina, humilhava e zombava de Ana, porque, Ana não podia gerar filhos. E isto, a incomodava muito e Ana sofria por causa das provocações. Elcana, esposo de Ana e Penina, subia para adorar ao Senhor em Silo. "(Silo. Era o lugar onde ficava o tabernáculo (Js 18:1) e foi o centro religioso da nação até a perda da arca (ISm 4). Silo ficava aproximadamente a 32 quilômetros ao norte de Jerusalém)". Por isso, por ser tão longe, Elcana subia de ano em ano para adorar ao Senhor. Penina e Ana acompanhava o seu esposo, mais na trajetória, na longa caminhada até chegar em Silo, e na convivência do dia a dia, Ana sofria com as provocações de Penina. Mas Ana tinha um sonho, só que Deus estava adiando a realização e concretização desse senho, mais ela, não desistiu do seu sonho. Os anos se passaram, e nada acontecia, mais Ana nunca desistiu. No versículo de número dez, Ana orou com amargura de alma e chorou abundantemente, e no versículo doze, o profeta homem de Deus vendo que ela demorava em orar, pois ela só movia os lábios, e ele achou que ela estava embriagada, porque só no coração Ana falava com Deus. No versículo quinze, ela responde para o profeta Eli que ela não fazia uso de vinho, ou de bebida, mais porque ela era uma mulher atribulada de espírito e ela estava derramando a sua alma perante o Senhor. No versículo dezessete, o profeta Eli, diz para ela: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. Ana, saiu dali e voltou para sua casa. Deus a visitou e concedeu com o desejo do seu coração. Já No versículo vinte e sete, Ana agora volta em Silo e ao encontrando com o profeta Eli ela disse: "Por este menino orava eu; e o Senhor me concedeu a petição, que eu lhe fizera". Ana não abriu mão do seu sonho.Eu quero falar pra você, que muitas são as aflições dos justos, mas o Senhor te livrará de todas.  Qual é o desejo do seu coração? Qual é a petição que você tem feito diante do teu Senhor? Seja qual for o teu problema a tua causa , não desista dos seus sonhos, lute e não se entregue, permaneça firme e crendo que a vitória virá, o Senhor, ele vai responder a tua oração, ele vai responder ao seu clamor, por isso não desista, insista, seja perseverante, espere o tempo que for necessário, não desista, não deixa o desânimo e o cansaço frustrar os seus sonhos, Deus vai responder com o desejo do do coração. Também, não de ouvidos para o que as pessoas falam, ou dizem a seu respeito, não de crédito as provocações, até mesmos homens e mulheres consagrados, podem fazer uma avaliação errada de você, não importa, está demorando, mais o Senhor te conhece, ele quer que você permaneça buscando, clamando, rogando, levantando um grande clamor em súplica ao seu nome. Portanto, abra o seu coração e chore diante do teu Deus, chore aos pés de Jesus, não desista dos seus sonhos. Em nome de Jesus, eu profetizo em sua vida: "Tira os seus projetos da gaveta neta hora, vai lá no fundo do baú e resgata, encontre todos os pedidos que ao longo destes anos você tem feito ao teu Senhor, e em nome de Jesus, eu profetizo que as portas vão se abrir, eu profetizo, um milagre na sua vida, seja qual for o seu problema a sua petição, Deus vai te visitar, olha o Anjo da vitória chegando, receba, receba nesta hora a tua vitória". Você tem pedido para o Senhor uma benção, você está orando por uma causa, ou por uma situação difícil ou até mesmo impossível, você que está pedindo para Deus salvar alguém e libertar dos viceis, e das drogas. Os anos se passaram e nada aconteceu, não se preocupe, pois o Senhor Jesus, Ele realizará a concretização dos seus sonhos. O milagre vai acontecer, continue orando, porque as suas orações não são em vão, Deus vai te visitar, e a resposta vai chegar. Portanto, não abra mão dos seus sonhos. o segredo é crer, confiar e orar, e não desistir. O inimigo, quer te ver vencido desacreditado, fraco, cheio de complexo e achando que Deus não está nem ai para os seus problemas, mais isto não é verdade, Deus se preocupa com você, Ele quer te abençoar, mais e necessário que você ore, e espere o tempo que for, Mais a vitória e a providência de Deus virá e você cantará o hino da vitória, dizendo que só o Senhor é Deus. (IS 40:31) "Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas força, subirão com asas como águia, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão)".

Segunda Razão 

DEUS ADIA A REALIZAÇÃO DOS NOSSOS SONHOS, PARA QUE POSSAMOS ENTENDER 
QUE A VITÓRIA NÃO É RESULTADO 
DO NOSSO ESFORÇO, MAS DA INTERVENÇÃO 
SOBERANA DA SUA MÃO

(ISm 1:17) "Então lhe respondeu Eli: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste". Por mais que Ana se esforçou, a vitória que ela recebeu, não foi por causa do seu esforço, isto ajudou, mais o profeta o homem de Deus disse: Que Deus conceda o desejo do seu coração. Desta forma, Deus a dia a realização dos nossos sonhos, para nos mostra que nada somos se Ele não estiver em nossa vida, e principalmente que possamos reconhecer que foi Ele quem interveio em nosso favor. Quando Deus reduziu o exército de Gideão,     ( Jz 7) Ele falou: Gideão é demais o povo que está contigo, para eu dar em suas mãos os midianitas; a fim de que Israel não se glorie contra mim, dizendo: A minha própria mão me livrou. Gideão tinha um exército de trinta e dois mil homens, deste número, apenas trezentos homens ficaram, e Deus colocou a vitória nas mãos de Gideão. Em (IICo 20) Deus falou para o rei Josafá, não temas nesta batalha não tereis que pelejar, ficai quietos e vede o livramento do senhor. Os inimigos eram tantos como a areia da praia, e a única coisa que o povo tiveram que fazer, foi louvar a Deus e o Senhor operou um grande milagre. O que Deus quer dizer com isto? É que, todo o controle está em suas mãos. Por isso, NÃO ABRA MÃO DOS SEUS SONHOSVocê tem um Deus, que abate os exaltados e exaltado os humildes. Sempre reconheça que não somos nada, se Deus não estiver em nossa vida. É o Senhor quem vai realizar com o desejo do seu coração, para te mostrar que o nosso esforço é em vão, mas a sua soberania não.


Terceira Razão

DEUS ADIA A REALIZAÇÃO DOS NOSSOS SONHOS, PARA DEPOIS DO SONHO REALIZADO, POSSAMOS CONSAGRAR A ELE 
O QUE ELE MESMO NOS DEUS 

(ISm 1:27-28) "Por este menino orava eu; e o Senhor me concedeu a petição que eu lhe fizera. Pelo que também o trago como devolvido ao Senhor, por todos os dias que viver; pois do Senhor o pedi. E eles adoraram ali ao Senhor". Quantas vezes o Senhor tem te abençoado e você nunca lembrou de agradecer a Deus? Quem sabe você tem feito promessas ao Senhor, e você tem falado, se o Senhor me abençoar e responder a minha petição, a minha oração, eu me comprometo em fazer algo ao Senhor. Mas passam-se os dias os anos e você se esqueceu da promessa que fez. Ana, não se esqueceu da promessa que ela tinha feito ao Senhor, e agora ela estava cumprindo com o voto. Ana se apresenta diante do profeta e ela fala ao homem de Deus: Por este menino orava eu, agoro eu trago ao Senhor para consagra-lo, estou cumprindo com o voto que eu fiz. NUNCA ABRA MÃO DOS SEUS SONHOS. Aqui, nós vemos a necessidade de reconhecer-mos a gratidão e a bondade do Senhor em nos ajudar. Percebemos que ele é soberano, e que possamos, compreender e entender que devemos honra-lo e reverenciarmos e agradecer a Ele, por todas as bênçãos recebidas. Portanto, nunca se esqueça de agradecer a Deus, por todas maravilhas que ele já realizou, e nunca se esqueça de consagrar a Deus tudo o que Ele te tem dado e por tudo que Ele tem colocado em suas mãos. 

Quarta Razão

DEUS ADIA A REALIZAÇÃO DOS NOSSOS SONHOS PARA QUE POSSAMOS ENTENDER O SEU SUPREMO PROPÓSITO

Na vida de Ana, qual era o propósito de Deus. o propósito de Deus era que no tempo certo ele derramaria uma benção sobre a vida dela e o fruto do seu ventre seria uns dos maiores profetas que Israel já teve. Nunca na história de Israel teve um profeta que esteve acima de Samuel. Na vida de José do Egito o propósito de Deus foi, conserva em vida a nação de Israel. (Gn 45:5b) "Porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós". José era para ser uma pessoa frustrada, e revoltada com Deus, porque, ele tinhas sonhos e os sonhos que José tinha era que ele seria importante, estaria acima de seus irmãs. Mas Deus tem os seus propósito e meios para abençoar os seus filhos. Na palavra de Deus, está registrado que os feixes de seus irmãos se inclinavam diante dele. No outro sonho que ele teve. o Sol e a Lua e onze estrelas se inclinavam diante dele. Deus falou com ele em sonhos, mais o que foi que aconteceu? Os seus irmãos com ciúmes o venderam para uma caravana de Ismaelitas, e José foi para na casa de Potifar, e depois foi parar na prisão. A história de José está registrada em ( Gn 37 em diante). Mas com tudo isto que lhe aconteceu, José permaneceu fiel ao Senhor. E Deus realizou e cumpriu em sua vida com os sonhos que ele teve. NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS. Motivos aparecerão de montão em sua frente, uns dos fatores mais intenso que geralmente leva uma pessoa a desistir de tudo e jogar tudo para cima é o fator TEMPO. Ou seja, você tem promessas mais os anos se passam e nada acontece, torno a lhe dizer, não se preocupe com o tempo. Calebe esperou (40 anos) para possuir a terra que Moisés tinha prometido para ele, quando eles foram espiar a terra. Quanto tempo faz que você está esperando? Quero te dizer, quem insiste alcança a benção, Deus a dia a realização dos nossos sonhos, para que possamos entender o seu propósito. "NÃO ABRA MÃO DOS SEUS SONHOS". Conclusão Quais as razões de Deus adiar os nossos sonhos? Deus adia a realização dos nossos sonhos, para que possamos buscar a sua face em oração, Deus dia a realização dos nossos sonhos, para que possamos entender que a vitória não é resultado do nosso esforço, mas da intervenção soberana da sua mão, Deus adia a realização dos nossos sonhos, para que depois do sonho realizado, possamos consagrar a Ele o que Ele mesmo nos deu, Deus adia a realização dos ossos sonhos para que possamos entender o seu supremo propósito. 

Autor: Pastor Josias Silva
        Todos os direitos reservados

Livros de Esboço de Pregação
        Pastor Josias Silva

 
 
 


      Em todas as Livrarias
                 "Amazon" 

12 comentários:

  1. Obrigada por esse conhecimento, foi muito bom pois obtive um pouco do conhecimento do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Muito obrigado Claudia Pereira por você ter acessando o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe! Que as mais ricas e selecionadas bênçãos dos céus sejam derramadas em todas as áreas da sua vida.

      A Paz do Senhor

      Pastor Josias Silva

      Excluir
  2. nossa muito profundo, recebi muito pastor que Deus ti abençoe grandiosamente graça e paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Deus te abençoe! Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      A Paz do Senhor JESUS

      Att. Pator Josias Silva

      Excluir
  3. AMEM!! continue sendo usado com palavras do trono de Deus pastor.
    Deus falou tremendamente comigo através dessa palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  4. pastor a paz como faço para adquirir o livro?
    meu zap é 73982158309 marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor! Clique neste link ou copie e cole na barra de pesquisa do navegador. https://goo.gl/4naRNe Ou basta você clicar na imagem do livro na página do blog na coluna a direita. Quando você clicar na imagem do livro, vai abrir o site onde você poderá escolher os livre que eu tenho la. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  5. Lindo estudo; bem elaborado, coerente com a palavra e vida cotidiana.
    Oramos ao Senhor por sua vida !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!Obrigado. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  6. Muito bom maravilhoso, que Deus te abençoe pastor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado por acessar o meu blog, e por deixar registrado seu comentário Deus te Abençoe.

      A Paz do Senhor

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir