segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Como Alcançar As Promessas De Deus

         Esboço de Pregação

0


Texto (Filipenses 4:19) "O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus". 


Introdução

Deus Ele é um Deus de promessas, e segundo os estudiosos, na bíblia existem mais de trinta mil promessas de Deus feita ao homem. Qual o significa da palavra promessa? Promessa significa: Comprometimento, é o ato de quem promete alguma coisa, que vai fazer e realizar algo, prometer é dar garantia de pagamento é obrigar-se a alguma coisa. Quando falamos de promessas devemos entender:

1 - Que Deus faz a promessa
2 - Jesus concorda com a promessa
3 - Você recebe a promessa de Deus em sua vida
4 – Para que a glória de Deus seja manifestada


COMO ALCANÇAR AS PROMESSAS DE DEUS

Primeiro

VOCÊ PRECISA CRER 
QUE TÊM DIREITO AS PROMESSAS

Mas de que maneira você têm direito as promessas? Você tem direito ATRAVÉS DE JESUS CRISTO (IICo. 1.20) "Porque quantas são as promessas de Deus tantas têm nele o sim; porquanto também por Ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio". Você precisa crer que têm direito as promessas através de Jesus, pois, a passagem bíblica diz que através de Jesus você recebe as promessas de Deus. ( Jo 1:12) "Mas a todo quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome". Deus prometeu que todos que aceitassem à Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador seriam feitos seus filhos, deixariam de ser servo e passaríamos a ser filhos de Deus e herdeiros. (Gl 4:7) "Assim que já não és mais servo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo Jesus. As promessas de Deus vão se cumprir em sua vida... Creia e tome posse da vitória.

Segundo

COMO ALCANÇAR AS PROMESSAS?

VOCÊ PRECISA OUVIR 
A VOZ DE DEUS E CRER NELE

(Ex 14:15-16) "Disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Diz aos filhos de Israel que marchem. E tu levanta a tua vara, estende a tua mão sobre o mar e divide-o para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco". Moisés creu, quando Deus falou para ele levantar a vara sobre o mar e estender a mão para dividir o mar. Quantas vez Deus tem falado que está com você, e que ele vai repreender a adversidade, então creia tão somente e não duvides, mas acredite, porque quem te fez a promessa é fiel pra cumprir. (Js 6) As muralhas de Jerico foram ao chão. Por que as muralhas de Jerico caíram? Porque Josué ouvi a voz do Senhor e creu nele. Assim, se você quer ter vitórias... De ouvidos a voz do Espirito Santo. Você precisa ouvir, mais... Não somente ouvir e sim, crer que aquele que te fez a promessa é fiel e justo para cumpri-lá no tempo que Ele já tem determinado que cumprirá com as promessas em sua vida... e "não no seu tempo".

Terceiro 

COMO ALCANÇAR AS PROMESSAS?

VOCÊ PRECISA CRER QUE AQUELE QUE TE FEZ A PROMESSA É FIEL PARA CUMPRIR 
COM A PROMESSA NA SUA VIDA.

(Hb 10:23) "Guardemos firme a confissão da esperança sem vacilar, pois, quem fez a promessa é fiel". Guardar firme a confissão sem vacilar é você permanecer firme, inabalável, pois, vacilar é fraquejar é não estar firme. Sendo assim, você deve acreditar que tudo vai dá certo, você precisa confiar em Jesus, pois ele é a garantia, se ele te prometeu, não importa o que esta acontecendo na sua vida, ele vai endireitar todos os seus caminhos. (Gn 15: 1-6) Deus disse a Abraão: "Não temas, Eu sou o teu galardão: Abraão respondeu: O que me darás, se continuo sem filhos, e o herdeiro da minha casa é o Damasceno Eliézer? Disse mais Abraão: A mim não me tens dado filhos; de modo que um nascido em minha casa será o meu herdeiro. Nesta hora Deus respondeu a Abraão: Este não será o teu herdeiro, mas aquele que de tuas entranhas sair será o teu herdeiro. Abraão venha, saia pra fora, contes as estrelas, se as poder contar. Então o Senhor lhe disse: Assim será a tua descendência. Creu Abraão no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça".

Quarto 

COMO ALCANÇAR AS PROMESSAS?

A TRAVÉS DO CONHECIMENTO

(Os 6:3) "Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor".

1 – Você precisa conhecer o AUTOR DA PROMESSA

2 – Você precisa conhecer a voz de quem te fez a promessa, ou de quem falou com você. (ISm 3:1-10) Entretanto, o menino Samuel servia ao Senhor perante Eli. E a palavra de Senhor era muito rara naqueles dias; as visões não eram frequentes.
2 - Sucedeu naquele tempo que, estando Eli deitado no seu lugar (ora, os seus olhos começavam já a escurecer, de modo que não podia ver), 
3 - e ainda não se havendo apagado a lâmpada de Deus, e estando Samuel também deitado no templo do Senhor, onde estava a arca de Deus, 
4 - o Senhor chamou: Samuel! Samuel! Ele respondeu: Eis-me aqui. 
5 - E correndo a Eli, disse-lhe: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei; torna a deitar-te. E ele foi e se deitou. 
6 - Tornou o Senhor a chamar: Samuel! E Samuel se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei, filho meu; torna a deitar-te. 
7 - Ora, Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e a palavra de Senhor ainda não lhe tinha sido revelada. 
8 - O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel pela terceira vez. E ele, levantando-se, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o menino. 
9 - Pelo que Eli disse a Samuel: Vai deitar-te, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Foi, pois, Samuel e deitou-se no seu lugar. 
10 - Depois veio o Senhor, parou e chamou como das outras vezes: Samuel! Samuel! Ao que respondeu Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.   "Fala Senhor porque o teu servo ouvi" 
3 – Você precisa conhecer o tempo de Deus para realizar a promessa. (Ec. 3:1) "Tudo temo seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu". O tempo de Deus é diferente do nosso tempo, o tempo do homem é o "CRONOS" que é o tempo cronológico, e o tempo de Deus é o "KAIRÓS"! Ou seja, um dia para o Senhor é como MIL ANOS E MIL ANOS É COMO UM DIA.

Quinto

COMO ALCANÇAR AS PROMESSAS?

VOCÊ PRECISA CONHECER 
O PROPÓSITO E O MODO DE DEUS AGIR 
PARA CUMPRIR A PROMESSA.

(Ec 8:6) "Porque para todo propósito há tempo e modo". (Ism 16:7) "Porém o Senhor disse a Samuel não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei, porque o Senhor não vê como o homem, o homem vê o exterior, porém o Senhor vê o coração". A Deus, ninguém engana... Não tem como fingir ser o que não é... Deus vai muito além das aparências... Ele vê o que está oculto no profundo do coração do homem. Olha o que está escrito neste versículo. (IS. 55:8-9) "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra assim são os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos". Oh glória!!! Éste é o nosso Deus.

Sexto

COMO ALCANÇAR AS PROMESSAS?

VOCÊ PRECISA OUVIR E OBEDECER 
AQUILO QUE DEUS DETERMINOU 
PARA A SUA VIDA

(Gn 12:1-2) "Disse o Senhor a Abraão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei e te engrandecerei o nome, Se tu uma benção" Abraão foi abençoado porque ele ouviu e obedeceu o que Deus tinha determinado para a sua vida. Se você ouvir e obedecer a voz de Deus, tenha certeza... o Senhor vai cumprir com tudo que Ele tem determinado pra sua vida.

Sétimo

COMO ALCANÇAR AS PROMESSAS?

ESPERE O TEMPO QUE FOR NECESSÁRIO 
E NÃO DESISTA NUNCA

A história de José do Egito. Tinha José, 17 anos quando foi vendido com escravo para Potifar. Na casa de Potifar José trabalhou 10 anos, ficou 2 anos na prisão. Aos 30 anos de idade Deus cumpre com a promessa na vida de José.

Não importa o que está acontecendo com você, nada tem o direito de a trabalhar os teus sonhos, com os teus projetos. "A VITÓRIA está demorando"... não importa, fica tranquilo Deus vai cumprir com as promessas que Ele te fez, com todas que Ele te prometeu.

Em todo este tempo José nunca deixou de acreditar nas promessas que Deus havia prometido que faria na vida dele através dos sonhos que ele tinha. Deus prometeu para José que um dia ele seria muito grande e poderoso. 

Calebe foi outro que soube esperar com o cumprimento das promessa de Deus em sua vida.(Js 14:6) "Calebe disse a Josué, tu sabes o que o Senhor falou a Moisés a respeito de mim. Tinha eu quarenta anos quando Moisés me enviou para espiar a terra. Naquele dia Moisés jurou que a terra que eu puseste o pé certamente seria minha e estou agora com 85 anos, dai a parte da minha herança que Moisés me prometeu". Pode passar o tempo que for... O que Deus te prometeu, Ele vai cumprir em sua vida, pode acontecer o que for... Se prepara para desfrutar das melhores bênçãos que o Senhor vai colocar em suas mãos e você terá vigor e disposição para desfrutar da promessas.

Oitavo

COMO ALCANÇAR AS PROMESSAS?

VOCÊ VAI TER QUE LUTAR PARA 
RECEBER AS PROMESSAS

Em (Gn 12:1-2)Deus fez uma promessa a Abraão.  "Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 
2 - Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção".
Em (EX 3:8) Deus repete a promessa á Moisés."e desci para o livrar da mão dos egípcios, e para o fazer subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel; para o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do Jebuseu".
Em (Ex 33:1-3) Deus ratifica a promessa a Moisés. "Disse mais o Senhor a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, para a terra a respeito da qual jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: ë tua descendência a darei.   
2 E enviarei um anjo adiante de ti (e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus),   
3 para uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti".
Em (Js 14:6) Calebe disse a Josué que ele já estava com 85 anos de idade e ainda ele estava com o mesmo vigor e força para combater e para desapossar os inimigos da terra da promessa. "Calebe disse a Josué, tu sabes o que o Senhor falou a Moisés a respeito de mim. Tinha eu quarenta anos quando Moisés me enviou para espiar a terra. Naquele dia Moisés jurou que a terra que eu puseste o pé certamente seria minha e estou agora com 85 anos, dai a parte da minha herança que Moisés me prometeu".

Na bíblia está escrito que ouvi guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi, mas em todo o tempo, o Senhor deu livramento a casa de Davi, e a casa de Davi prevaleceu sobre a casa de Saul.
(II  Sm. 3:1) "Ora, houve uma longa guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi; porém Davi se fortalecia cada vez mais, enquanto a casa de Saul cada vez mais se enfraquecia". Você vai prevalecer sobre o inimigo, está luta não vai te destruir, não vai acabar com você, mais você vai ter que lutar muito para se apropriar das promessas de Deus.

Conclusão

Para receber as promessas de Deus em sua vida, para que elas se cumpram você precisa:

  1. Crer que tem direito as promessas.
  2. Você precisa ouvir a voz de Deus e crer Nele.
  3. Você precisa crer que aquele que te fez a promessa é fiel para cumprir. 
  4. Você precisa ter conhecimento.
  5. Você precisa conhecer o propósito e o modo de Deus agir, para cumprir com as promessas.
  6. Você precisa obedecer o que Deus tem determinado para a sua vida.
  7. Você precisa esperar o tempo que for necessário e nunca desistir para alcançar a promessa.
  8. Você vai ter que lutar muito! Para receber a promessa.             

40 comentários:

  1. boa mensagem pastor! muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Amém! Obrigado Leandro por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. DEUS TE ABENÇOE!

    Tenha uma semana abençoada de grandes vitórias e conquistas.

    A Paz do Senhor

    Att. Pastor Josias Silva

    ResponderExcluir
  3. Ótima mensagem. Que Deus continue abençoando seu ministério e que o Espirito Santo lhe enriqueça mais e mais com mensagens edificantes como esta.

    ResponderExcluir
  4. Amém! Robson muito obrigado por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe!

    Tenha uma semana abençoada de grandes vitórias e conquistas.

    A Paz do Senhor

    Att. Pastor Josias Silva

    ResponderExcluir
  5. Muito lindo o que escreveste. Era o que eu precisava ler nesse exato momento. Não aprendi ainda lidar com o tempo certo do Senhor, quero sempre apressar as coisas. Creio muito no que Ele me prometeu, mas as quando vejo as coisas contraria acontecendo desanimo um pouco. Mas sei que as promessas irão de cumprir.
    Que Deus o abençõe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus não se esqueceu você! Ele esta trabalhando no seu projeto, na sua causa, na sua vida... Quando você menos esperar, o seu milagre vai chegar, a sua bênção vai chegar! Todas as promessas que Ele te faz, uma a uma irão se cumprir... Que as mais ricas e selecionadas bênçãos dos céus sejam derramadas em todas as áreas da sua vida.

      A Paz do Senhor

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  6. Respostas
    1. Amém! Obrigado Elismar Rocha, por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  7. Que palavra abençoada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  8. Paz do Senhor.... Exatamente tdo que eu precisava ler... tive promessas Maravilhosas de Deus, comecei a buscar com mais foco, estou buscando, clamando, louvandobe ja agradecendo pq creio que qdo Deus fala ta falado... mas o inimigo se levantou mais uma vez e esta lançando seta pra me desanimar e me fazer perder minha bençao, mas Deus é comigo e eu sou com Ele !!
    Obrigada pelas palavras pastor... Deus Abençoe !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Deus te abençoe!. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  9. pastor Josias o senhor e um homem muito usado por DEUS continue assim
    ore por mim, Adenilda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado Adenilda, por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe.

      A Paz do Senhor

      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  10. Palavra abençoada edificando nossos corações..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Deus te abençoe! Obrigado Priscila Oliveira, por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  11. Respostas
    1. Amém! Obrigado Ana Maria, por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe.

      A Paz do Senhor

      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  12. Palavra abençoada.Deus continue te usando tremendamente e assim como essa palavra, cumpra também todas as promessas do Senhor na sua vida.A paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado Marcos, por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe.

      A Paz do Senhor

      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  13. Palavra abençoada.
    Deus possa cumprir na sua vida todas as promessas e te abençoar ainda mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado Marcos, por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe.

      A Paz do Senhor

      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  14. Respostas
    1. Amém! Obrigado Josivaldo Carneiro, por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe.

      A Paz do Senhor

      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  15. mensagem muito abençoada.GLORIA DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado Josivaldo, por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe.

      A Paz do Senhor

      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  16. GLÓRIAS A DEUS POR TE LHE USADO PARA TODOS NÓS E OS DEMAIS QUE IRAM VER ESSE MARAVILHOSO ESBOÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado Dc. Rafael Costa , por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe.

      A Paz do Senhor

      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  17. Agradeço ao Senhor por esta maravilhosa mensagem! Estou aguardando o cumprimento da promessa. E esta palavra vai me ajudar a caminhar mais uma milha!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pela mensagem Pastor se me permite gostaria de ministra-la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te Abençoe!

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  19. Baita mensagem está de parabéns ótima sabedoria tinha dúvida de coisas da minha vida lendo este post e publicação acabei mudando minha visão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te Abençoe!

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
    2. Ótimo estudo. Deus abençoe

      Excluir
  20. esse esboço, foi uma aula de pregação pra mim ..! parabéns..! Pastor.

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigado por este esboço está uma benção

    ResponderExcluir
  22. A paz do Senhor aprendi muito com essa ministração Deus abençoe

    ResponderExcluir
  23. Paz do Senhor aprendi muito com essa ministração Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado, por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir